A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATITUDES II. PERSUASÃO E MUDANÇA DE ATITUDES - Modelo da comunicação persuasiva (Abordagem de Yale) Fonte Mensagem Receptor Canal Variáveis independentesProcessos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATITUDES II. PERSUASÃO E MUDANÇA DE ATITUDES - Modelo da comunicação persuasiva (Abordagem de Yale) Fonte Mensagem Receptor Canal Variáveis independentesProcessos."— Transcrição da apresentação:

1 ATITUDES II

2 PERSUASÃO E MUDANÇA DE ATITUDES - Modelo da comunicação persuasiva (Abordagem de Yale) Fonte Mensagem Receptor Canal Variáveis independentesProcessos internosEfeitos da comunicação Atenção Compreensão Aceitação Retenção Mudança de crenças Mudança afectiva Mudança comportamental Quem disse o quê, a quem e com que efeito (Lasswell)

3

4

5 PERSUASÃO E MUDANÇA DE ATITUDES - Modelos de processamento dual -Modelo Heurístico-Sistemático (Chaiken & Eagly) -Modelo da Probabilidade da Elaboração (Petty & Cacioppo)

6 COMUNICAÇÃO PERSUASIVA ESTÁ MOTIVADO PARA PROCESSAR A INFORMAÇÃO? -Relevância pessoal -Necessidade de cognição - Responsabilidade pessoal TEM CAPACIDADE PARA PROCESSAR A INFORMAÇÃO? -Distracção, repetição - Conhecimento prévio - Compreensibilidade da mensagem NATUREZA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO - Atitude inicial em relação ao tema - Qualidade dos argumentos Predominam pensam. favoráveis Predominam pensam. desfavoráveis Predominam pensam. neutros MUDANÇA NA ESTRUTURA COGNITIVA - Adoptam-se novas cognições e são armazenadas na memória? Há respostas diferentes do que as anteriores? Sim, favoráveis Sim, desfavoráveis Mudança central de atitudes positiva Mudança central de atitudes negativa A atitude é relativamente duradora, resistente e preditora do comportamento MUDANÇA DE ATITUDES PERIFÉRICA A atitude é temporária, susceptível de mudança e pouco preditora do comportamento SINAIS PERIFÉRICOS PRESENTES? - Afecto positivo ou negativo - Fonte especialista - Número de argumentos RETENÇÃO OU RECUPERAÇÃO DA ATITUDE INICIAL Não Sim Não Sim Modelo da Probabilidade da Elaboração (Petty & Cacioppo, 1981)


Carregar ppt "ATITUDES II. PERSUASÃO E MUDANÇA DE ATITUDES - Modelo da comunicação persuasiva (Abordagem de Yale) Fonte Mensagem Receptor Canal Variáveis independentesProcessos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google