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A comunicação e a tangibilidade de sua avaliação YANASE, Mitsuru e CREPALDI, Ubaldo.

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Apresentação em tema: "A comunicação e a tangibilidade de sua avaliação YANASE, Mitsuru e CREPALDI, Ubaldo."— Transcrição da apresentação:

1 A comunicação e a tangibilidade de sua avaliação YANASE, Mitsuru e CREPALDI, Ubaldo

2 OBJETIVO REVISÃO DA LITERATURA RESULTADOS DE INVESTIGAÇÃO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO AÇÕES DE COMUNICAÇÃO = EFICAZ PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS EMPRESARIAIS

3 A ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO CONSTITUI UM PROCESSO COMPLEXO E CONTÍNUO Conceito AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) Decisão de compra Mensagem Efetiva: 1. Ganhar a atenção do receptor 2. Ser entendida por ambos, receptor e emissor 3. Estimular a necessidade do receptor e sugerir um método apropriado para satisfazê-la

4 O papel da comunicação no processo de compra e adoção de novos produtos Incrementar as etapas Conceitos aplicáveis em quaisquer instâncias em que a comunicação se faça necessária Processo detalhado = melhor definição das ações de comunicação

5 Objetivos que compõem o processo de comunicação 1. Despertar consciência 2. Chamar atenção 3. Criar interesse 4. Proporcionar conhecimento 5. Garantir identificação, empatia 6. Criar desejo, suscitar expectativa 7. Conseguir a preferência 8. Levar à decisão 9. Efetivar a ação 10. Garantir e manter a satisfação pós-ação 11. Estabelecer interação 12. Obter fidelização 13. Gerar disseminação de informação pelos interlocutores

6 Observações: A consecução dos objetivos não é atribuição apenas da atividade de comunicação Nem todos os segmentos-alvo podem estar, simultaneamente, numa mesma etapa Conhecimento das etapas e o devido monitoramento do processo

7 Nem todos os produtos demandam a passagem por todas as etapas listadas A disseminação das ações de comunicação em todas as etapas não é atribuição de um canal ou de uma ferramenta A sequencia sugerida pode ser utilizada para a fixação dos atributos intangíveis de um produto

8 Cabe ao profissional da comunicação não privilegiar ferramenta alguma em detrimento de outras As etapas que comportam os objetivos acima expostos não se referem apenas à comunicação mercadológica

9 Avaliação da comunicação em função de um modelo de resposta comportamental Diferentes ações Capacidade de gerar respostas positivas e/ou negativas em cada etapa

10 Avaliação da eficácia na Comunicação Comunicação: reflete positiva ou negativamente, direta ou indiretamente, no resultado econômico e na evolução patrimonial da organização

11 Mensurando resultado a partir das treze fases do processo da comunicação Cinco primeiras pesquisa de imagem Quatro subseqüente (metas quantificáveis) Retorno do Investimento Quatro últimos objetivos comparação com desempenhos anteriores

12 Conclusão Toda e qualquer Comunicação influi no resultado econômico e esta influência pode ser mensurada com precisão crescente


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