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Tecnologia em Marketing Disciplina: Marketing e Comportamento do Consumidor Prof.: Érico Pagotto.

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Apresentação em tema: "Tecnologia em Marketing Disciplina: Marketing e Comportamento do Consumidor Prof.: Érico Pagotto."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia em Marketing Disciplina: Marketing e Comportamento do Consumidor Prof.: Érico Pagotto

2 PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim. 08/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 15/08 - O Comportamento do consumidor e a gestão de marketing. 22/08 - Tipos de comportamento de compra. Exercícios ENADE. 29/08 - Influências socioculturais: cultura, subculturas, etc. 05/09 - Influências psicológicas: por que consumimos 12/09 - Fatores situacionais 19/09 - Comportamento do consumidor organizacional. 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre

3 Influências Psicológicas Por que consumimos? O ato de compra não surge do nada. Seu ponto de partida é a motivação, que vai conduzir a uma necessidade, a qual, por sua vez, levará ao desejo. MOTIVO tenho fome NECESSIDADE Necessito comida DESEJO Habibs? ou Outback?

4 Influências Psicológicas Por que consumimos? De acordo com seu autoconceito, o consumidor exercerá sua preferência.

5 Influências Psicológicas Por que consumimos? Como força contrária à motivação, tem- se os freios, baseados na consciência do risco, que resultam na atitude: compra ou não compra!

6 Motivação e Necessidades Motivação é uma força interna Ex.: quando temos fome, somos motivados a comer. Alimentados, a motivação se extingue. Tipos de Motivação: Biogênicas Psicogênicas

7 Motivação e Necessidades Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow

8 Aprendizado Processo permanente de aquisição de informações para determinados comportamentos em resposta a certos estímulos Amostras-grátis e degustações aprendizado

9 Aprendizado Teorias Behavioristas Baseada em estímulos e respostas Teoria do condicionamento clássico (Pavlov)

10 Aprendizado Teorias Behavioristas Teoria do condicionamento Operante (Skinner) -Reforço positivo ou negativo

11 Aprendizado Teorias cognitivas Baseadas na capacidade de aprender Teoria do Envolvimento -Rota Central e Rota Periférica Teoria do Julgamento Social -consumidor julga o que acha ACEITÁVEL ou INACEITÁVEL -Ex.: creme anti-rugas para homens

12 Aprendizado Aprendizagem e a fidelidade à Marca Quanto mais o consumidor aprender sobre a marca, melhor será sua avaliação sobre ela. o valor da marca Estratégias de Branding

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15 Atitudes Predisposição para responder de forma favorável ou desfavorável a um estímulo Três componentes: Cognitivo (conhecer) Afetivo (sentir) Conativo (fazer)

16 Percepção O processo perceptivo O efeito das cores na percepção A exposição e a capacidade perceptiva A atenção e a interpretação no processo perceptivo Gestalt: organização perceptiva

17 Personalidade Características psicológicas únicas que levam a reações relativamente coerentes em relação ao ambiente Autoconfiança Domínio Sociabilidade Autonomia Defesa Adaptabilidade Agressividade

18 Personalidade Teoria Freudiana Introduziu o conceito de inconsciente (desejos) - id - ego - superego Teoria dos Traços

19 Estilo de vida Não nos comportamos como somos, mas como podemos Análise do estilo de vida ou Análise psicográfica: -Efetivadores -Satisfeitos -Realizadores -Experimentadores -Crentes -Esforçados -Fazedores -Batalhadores

20 Autoconceito O que pensamos sobre nó mesmos, e o que gostaríamos que fossemos Eu real: como me vejo Eu ideal: como gostaria de ser Eu social: como acho que me vêem Eu esperado: como acho que vou ser no futuro

21 21 DÚVIDAS?

22 22 Debate Resolver e discutir os exercícios 4, 8, 10, 11 do PLT (p. 98/99)

23 Para casa: 1.Ler capítulo 5 do livro-texto.


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