A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ser competente em TIC? João Filipe Matos Centro CRIE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ser competente em TIC? João Filipe Matos Centro CRIE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa."— Transcrição da apresentação:

1 Ser competente em TIC? João Filipe Matos Centro CRIE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

2 todos consideram a competência em TIC como essencial à vida das pessoas assume-se (erradamente) que ser competente em TIC tem um significado adquirido e partilhado forte tendência para isolar as competências em TIC movimento back to basics de retorno às vias mais tradicionais da educação Porquê a interrogação Ser competente em TIC?

3 Exemplo 1: O Diploma de Competências Básicas em TIC Exemplo 2: O Referencial de Competências Chave (educação e formação de adultos) Exemplo 3: Programa da diciplina TIC do 9º e 10º ano de escolaridade 3 exemplos

4 (Decreto-Lei n.o 140/2001 de 24 de Abril) é criado o diploma de competências básicas em tecnologias da informação, adiante designado por diploma, como forma de validação formal de competências básicas em tecnologias da informação que contribuam para um exercício pleno da cidadania. (Artigo 1º, nº1) no âmbito do ensino básico, o diploma enquadra-se no Decreto-Lei n.o 6/2001, de 18 de Janeiro, e demais legislação complementar. (Artigo 1º nº3) Exemplo 1: O Diploma de Competências Básicas em TIC

5 Competências básicas a ) Escrever, imprimir e guardar um texto; b ) Pesquisar informação na Internet; c ) Receber e enviar correio electrónico. O Diploma de Competências Básicas em TIC

6 a ) Criar uma pasta e dar-lhe um título; b ) Digitar, gravar e imprimir um texto dado; c ) Aceder à World Wide Web; d ) Entrar num motor de busca à escolha; e ) Pesquisar sobre um tema dado e imprimir uma das páginas respectivas; f ) Entrar na caixa de correio electrónico; g ) Ler uma mensagem recebida e imprimi-la; h ) Enviar uma mensagem, anexando o texto anteriormente digitado. O Diploma de Competências Básicas em TIC

7 * onde está a questão da segurança no uso das TIC, em particular da Internet? * onde está uma cultura de responsabilidade ética no uso das TIC? * onde está uma preocupação com a competência de utilização crítica da informação a que se acede na internet? Competências Básicas em TIC?!

8 * onde está uma preocupação com o desenvolvimento da compreensão dos mecanismos comerciais em TIC? * onde está uma preocupação com uma cultura de procura de acesso às TIC? etc Competências Básicas em TIC?!

9 Exemplo 2: O Referencial de Competências Chave (educação e formação de adultos) Unidades de Competência (nível B3): 1. Operar em segurança equipamento tecnológico designamente o computador 2. Utilizar uma aplicação de folhas de cálculo 3. Utilizar um programa de processamento de texto e de apresentação de informação 4. Usar a internet para obter, transmitir e publicar informação

10 * competência técnica? * utilização responsável? * cultura de utilização crítica? * responsabilidade ética? * procura de acesso? etc Competências Chave em TIC?!

11 Exemplo 3: O programa da disciplina TIC (9º e 10º ano) Finalidades * aprendizagem ao longo da vida * autonomia, criatividade, responsabilidade e capacidade de trabalho em equipa * interesse e capacidade de pesquisa, tratamento, produção e comunicação de informação * desenvolvimento de competências no uso das TIC * análise crítica da função e poder das TIC * capacidade de uso adequado das TIC *práticas inerentes às normas de segurança da informação práticas relacionadas com a ergonomia e saúde escolar [Programa]Programa

12 carácter prático e experimental participação em projectos, na resolução de problemas e de exercícios de simulação projectos que permitam encarar as TIC não como um fim mas como uma ferramenta poderosa articulação eficaz com o conselho de turma uso da metodologia de trabalho de projecto O programa da disciplina TIC (9º e 10º ano) Metodologias de trabalho

13 TIC– Competências essenciais – 9ºano Rentabilizar as TIC na construção do conhecimento Mobilizar conhecimentos técnicos para decidir sobre aquisição e remodelação de material informático Utilizar as funções básicas do SO Evidenciar proficiência no uso e configuração de SO de ambiente gráfico Configurar e personalizar o ambiente de trabalho Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação cooperativa da internet, e instant messaging Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica na internet Utilizar um processador de texto e uma aplicativo de apresentações Cooperar em grupo na realização das tarefas Aplicar as competências em TIC em contextos diversos (p.9)

14 TIC– Competências essenciais – 10ºano Realizar projectos interdisciplinares utilizando a metodologia de trabalho de projecto Utilizar a folha de cálculo nos mais variados contextos Utilizar as potencialidades das bases de dados relacionais nas suas múltiplas funções Criar e publicar páginas web usando editores e programas de animação gráfica Criar e manter um web site pessoal Instalar e configurar as aplicações informáticas mais comuns Cooperar em grupo na realização de tarefas e na pesquisa de soluções para situações problema. (p.9-10)

15 Hardware e SO Internet Processamento de texto Programa de apresentação Folha de Cálculo Bases de dados Criação e Publicação Trabalho de Projecto Linux Tratamento de imagem O programa da disciplina TIC (9º e 10º ano) Temas

16 * técnicas básicas? * segurança no uso das TIC? * cultura de responsabilidade ética? * utilização crítica da informação? * compreensão das lógicas comerciais existentes? * cultura de procura de acesso? *... Ser competente em TIC?

17 Competência falando de ser e não tanto de ter como construção social assumindo uma visão de processo e não de estado vivenciada em situação (sujeitos, colectivos, recursos, organização,…)

18 Competência digital - uso crítico e confiante das TIC no trabalho, no lazer e na comunicação - skills básicos no uso de computadores para aceder, recuperar, guardar, produzir, apresentar e trocar informação e comunicar e participar colaborativa- mente em redes através da internet (Key competences - European Reference Framework)

19 assumimos uma visão tecnológica da sociedade? podemos separar da tecnologia situações, objectos, coisas? há mais tecnologia para além do que reconhecemos? Problemas e Questões no ar…

20 como dar poder às pessoas com as TIC? neste quadro, o que significa ser competente em TIC? assumimos que as coisas são constituídas com tecnologia? então, o que significa ensinar e aprender TIC?

21 que competências para o formador e professor de TIC? que necessidades e modalidades de formação se identica como prioritárias para os formadores e professores de TIC?

22 que interlocutores devem ser considerados como peças fundamentais para a reflexão sobre o desenvolvimento curricular em TIC? que implicações do processo de pensar as competências podemos tirar para o desenvolvimento curricular em TIC?

23 As TIC suportam a constituição de um enorme conjunto de fenómenos sociais e, neste sentido, formatam a sociedade abrindo possibilidades e trazendo constrangimentos

24

25 TIC disciplina – unidades essenciais – 9ºano 1. TIC 1.1 Conceitos introdutórios (base, áreas de aplicação, estrutura básica do computador, noções básicas de funcionamento) 1.2 SO em ambiente gráfico (ambiente gráfico, configurações, acessórios) 1.3 Internet (navegação usando um browser, uso do ) 2. Processamento de texto - conceitos básicos - criação de documentos - edução e formatação de documentos - funções avançadas 3. Criação de apresentações - conceitos básicos - criação de apresentações - apresentação de diapositivos (p.11)

26 TIC disciplina – unidades alternativas – 9ºano Sistema operativo Linux Folha de cálculo Criação de páginas Web – 1) FrontPage, 2) Flash, 3) Web Dreamweaver (p.11)

27 TIC disciplina – unidades essenciais – 10ºano 4. Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto - conceitos básicos - preparação e planeamento de projectos 5. Folha de Cálculo - conceitos básicos - criação de uma FC - elaboração de uma FC - geração de gráficos e listas 6. Introdução aos sistemas de gestão de BD - conceitos básicos - introdução às BD - SGBD - programa de gestão de BD - criação e gestão de BD (p..12)

28 TIC disciplina – unidades essenciais – 10ºano (cont.) 7. Criação de páginas Web - Conceitos básicos - técnicas: opção 1: FrontPage opção 2: Flash opção 3: dreamweaver - Publicação 8. Trabalho de Projecto - concretização, apresentação e discussão do(s) trabalho(s) de projecto (p.12)

29 TIC disciplina – unidades alternativas – 10ºano SO Linux Aquisição e tratamento de imagem estática (mapa de Bits) Aquisição e tratamento de imagem vectorial (p.12)

30 TIC disciplina – Recursos Laboratório de Informática com hardware ajustado às exigências do software ais recente Máximo de 2 alunos por computador Meios de projecção (p.13)

31 Aprendizagem como Participação da pessoa total em comunidades, inclui produção de conhecimento, pressupõe decisão, iniciativa e responsabilidade vivenciada com autonomia, visibilidade e feed-back Conhecimento na sua relação com as práticas sociais em que é relevante e em que é desenvolvido Saberes e Identidades na relação constante das pessoas na acção com o mundo material mas, fundamentalmente, socio-histórico e cultural Princípios


Carregar ppt "Ser competente em TIC? João Filipe Matos Centro CRIE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google