A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle Teresa Faria Teresa Silva Centro de Competência CRIE-FCUL 12 Julho 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle Teresa Faria Teresa Silva Centro de Competência CRIE-FCUL 12 Julho 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle Teresa Faria Teresa Silva Centro de Competência CRIE-FCUL 12 Julho 2007 http://cccrie.fc.ul.pt

2 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20072 Plano da sessão Quem somos Site - http://cccrie.fc.ul.pthttp://cccrie.fc.ul.pt Moodle - http://noniob.fc.ul.pt/plataformahttp://noniob.fc.ul.pt/plataforma Com as TIC Modalidades de trabalho Tipos de actividades Dar atenção a… Trabalhar na plataforma Moodle

3 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20073 Centro de Competência CRIE FCUL

4 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20074 –1 computador e 1 projector profs e alunos; além de expositivo, problematizador –Todos os alunos com computadores tirar proveito da diversidade de saberes –Alguns computadores para alguns alunos trabalho diversificado com sentido para o global –Dentro e fora da sala de aula tirar partido da portabilidade, responsabilizador –Trabalho colaborativo presencial e à distância - no Moodle (Wiki, Glossário, Bases de dados) - na net –com blogues HistóriaHistória –em escrita colaborativa (Ribamar),Ribamar –no Google (Docs and Spreadsheets, GooglePages - Itinerários)Google Itinerários Modalidades de trabalho

5 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20075 Utilizar as TIC na escola não se esgota no trabalho com o Moodle experimentação (simulações e aplicações interactivas) comunicação - blogs e escrita colaborativa (wikis,…) pesquisa, análise e transformação de informação recolha e tratamento de dados (ligação com sensores) recolha e tratamento de imagem (desenho, foto, video) utilização de software: geral (word, power point, folha de cálculo,…) específico (curricular mais ou menos amplo) Tipos de Actividades

6 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20076 -Onde e Quando? o que permite e o que exige; que tempo para planear, executar, partilhar -O quê? indicação clara do que se espera que os alunos façam -Como? orientar com questões que ajudam a focar no essencial, abertura ao diferente do previsto, apelar ao contributo positivo mas que expande, fomentar a comparação e a análise, discutir questões de ética -Para quê? fomentar trabalho mais complexo, explorar a diversidade, exigir a comunicação e representação do conhecimento -Para quem? prever uma audiência mais ampla para quem faça sentido e que seja apelativa (pais, outros alunos fora da turma ou da escola, comunidade, na net,…) Dar atenção a… antes, durante e após condições físicas, recursos,… propostas, intervenção do professor

7 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20077 Moodle – espaço de comunicação e trabalho Funcionalidades com forte componente de: - participação - comunicação - colaboração Sistema online de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment)

8 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20078 para criar espaços de trabalho colaborativo … proporciona ferramentas para: armazenar e organizar informação distribuir comunicação que permitem participar: - em diálogos múltiplos (à vista e privados), - de forma síncrone e assíncrone construir com outros rever a história das participações e construções

9 Centro Competência CRIE FCUL Julho 20079 Princípios pedagógicos do Moodle O conhecimento é construído e não só transmitido A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos – partilha de saberes – mudança de papéis O professor desenha o ambiente onde todos vivem experiências e, por isso, aprendem …to focus on the experiences that would be best for learning from the learner's point of view, rather than just publishing and assessing the information you think they need to know. It can also help you realise how each participant in a course can be a teacher as well as a learner. http://docs.moodle.org/en/Philosophy

10 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200710 Alguns exemplos http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/ http://agribamar.crie.fc.ul.pt / http://agargalima-m.ccems.pt/

11 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200711 para quê/quem aprendizagens organização porquê aqui e agora? actuar em plataformas… exige e desenvolve… possibilita… pressupõe…

12 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200712 visibilidade da organização e da participação distribuição da comunicação construção colaborativa diversos modos de organização e de participação acesso à memória do que se faz e partilha diversidade de papéis modelos de aprendizagem menos centralizados possibilita…

13 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200713 porque… Os cidadãos da nova era precisam de ser: flexíveis, curiosos, inovadores e imaginativos Novo curriculum base -Quem sou e para onde vou? - Como faço sentido e comunico com o mundo? -Quais os meus direitos e responsabilidades nas comunidades, culturas e economias? - Como descrevo, analiso e dou forma ao mundo à minha volta?

14 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200714 intencionalidade relevância dos espaços, conteúdos e actividades organização com flexibilidade desenho dos espaços mas atenção ao emergente dinamização e disponibilidade quem, com que preocupações e ética iniciativa e espírito crítico o que fazer, quando, para quê exige e desenvolve… reflexividade abertura ao ponto de vista dos outros, auto- avaliação competências de colaboração sentido de responsabilidade, partilha e co- construção visibilidade e valorização da acção

15 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200715 Ingredientes-chave para o sucesso das equipas Necessidade de trabalhar em conjunto Responsabilidade partilhada Empenho no trabalho de equipa Atitude pró-activa Interdependência e reciprocidade são essenciais Colaboração

16 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200716 Orientado para quem? Qual o público? organização, conteúdos, modos de falar Para quê? A que necessidades vai responder? o que acrescenta ao que já existe? o que é fundamental e o que é relevante? Como actuar? Que práticas e rotinas implementar? que hábitos se pretende promover/evitar? como se pensa sobre o que é aprender? para onde se deve caminhar? pressupõe reflectir sobre …

17 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200717 Pensar e discutir sobre… Relação entre o presencial e o não presencial Participar no presencial e à distância Desafios que coloca: - ao papel de professor - à organização escolar - às práticas escolares - às relações de trabalho - às responsabilidades da escola Continuar a discutir na plataforma CRIE FCUL - http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/ na Disciplina - Usar o Moodle na escola http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/Usar o Moodle na escola

18 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200718 Tópicos curriculares Ângulos, Circunferências http://nautilus.fis.uc.pt/cec/geometria/index.htmlhttp://nautilus.fis.uc.pt/cec/geometria/index.html (em port) Visualização de Sólidos http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00207/toepassing_wisweb.en.html (manipuláveis por rotação) http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00207/toepassing_wisweb.en.html Padrões (geométricos) http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00146/toepassing_wisweb.en.html http://www.fi.uu.nl/toepassingen/00146/toepassing_wisweb.en.html (permite criar formas) Estatística http://matematica5.blogspot.com/http://matematica5.blogspot.com/ (uma webquest) http://www.alea.pt/html/probabil/html/cap_02/html/cap2_1_2.html #http://www.alea.pt/html/probabil/html/cap_02/html/cap2_1_2.html # (aleatório ) Cálculo mental http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_107_g_3_t_1.htmlhttp://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_107_g_3_t_1.html (recta numérica e representação algébrica, com números negativos e positivos) http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_202_g_3_t_1.htmlhttp://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_202_g_3_t_1.html (factores primos) Matemática

19 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200719 Tópicos curriculares fracções http://www.shodor.org/interactivate/activities/FractionPointer/ equações http://www.fi.uu.nl/toepassingen/02017/toepassing_wisweb.en.html http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_201_g_4_t_2.html funções http://www.slu.edu/classes/maymk/GeoGebra/FamilyOfFunctions.html http://www.fi.uu.nl/wisweb/isdde/applets/AlgebraPijlen.htm Vários http://nonio.fc.ul.pt/recursos/matematica/ http://www.shodor.org/interactivate/activities/ http://nonio.fc.ul.pt/recursos/matematica/ http://www.shodor.org/interactivate/activities/ Matemática

20 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200720 Tópicos curriculares Ácidos, bases e pH http://www.miamisci.org/ph/phpanel.html Sobre a cor ( também para Educação Visual ) http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/viewtopic.php?t=394 http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/viewtopic.php?t=56 Caracterização de ondas http://www.nationalgeographic.com/volvooceanrace/interactives/waves/index.html http://www.nationalgeographic.com/volvooceanrace/interactives/waves/index.html (simulador de ondas) http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/viewtopic.php?t=30 (ondas transversais e ondas longitudinais) Actividades experimentais http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/activ_exp_capa.htm (vários temas) http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/activ_exp_capa.htm Software livre para vários temas http://web.rcts.pt/luisperna/soft.htm (faz-se download, usa-se sem internet) Física e Química

21 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200721 Tópicos curriculares Explorar formas tri-dimensionais http://www.nga.gov/kids/zone/cubits.htmhttp://www.nga.gov/kids/zone/cubits.htm (cortes de volumes) http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/http://www.fi.uu.nl/rekenweb/en/ (construção e visualização de volumes) Criar com forma, cor e movimento http://www.nga.gov/kids/zone/flow.htm http://www.artsconnected.org/toolkit/index.htmlhttp://www.artsconnected.org/toolkit/index.html (com vídeos) http://www.artsmia.org/get-the-picture/index.html http://www.artsmia.org/get-the-picture/index.html (sobre fotografia) http://www.artsconnected.org/art/browse-adventures.shtml http://www.artsconnected.org/art/browse-adventures.shtml (o global) Outros http://gdonline.blogs.sapo.pt/ (geometria descritiva)http://gdonline.blogs.sapo.pt/ Educação Visual e Tecnológica

22 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200722 Tópicos curriculares Projecto Gripenet.pt http://nonio.fc.ul.pt/projectos/gripe/gripenet_capa.htm Projecto LATITUDE60! http://nonio.fc.ul.pt/projectos/latitude60/latitude60_capa.htm Projecto Clima e Alterações Climáticas http://nonio.fc.ul.pt/projectos/clima/clima_entrada.htm Actividades experimentais http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/activ_exp_capa.htm (vários temas) http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/activ_exp_capa.htm Ciências da Natureza

23 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200723 Tópicos curriculares Educação musical e TIC http://ruimfroda.googlepages.com/aemeastic http://ruimfroda.googlepages.com/aemeastic Geografia http://www.sheppardsoftware.com/country_europe_G2_dra g-drop.htmlhttp://www.sheppardsoftware.com/country_europe_G2_dra g-drop.html# http://strangemaps.wordpress.com/ http://catholicgauze.blogspot.com/http://catholicgauze.blogspot.com/ (um blog) http://clientes.netvisao.pt/mgalvaod/http://clientes.netvisao.pt/mgalvaod/ (site de prof) Vários

24 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200724 Nos Currículos ou nos Projectos http://alea- estp.ine.pt/html/statofic/html/estatofic.html Mat; Hist; Geog; Est do Meio http://nonio.fc.ul.pt/recursos/Hist; Geog; Língua Portuguesa e estrangeira http://www.nga.gov/kids/kids.htm (ver, por exemplo, Art & Ecology – da pintura para o Clima) Vários interactivos com ligações às Artes http://www.memoriamedia.net/index.htm Português, Geografia, Língua Portuguesa

25 Centro Competência CRIE FCUL Julho 200725 Trabalhar colaborativamente Ferramentas e Recursos Plataforma Moodle (Foruns, Wikis, Glossários, Bases de dados) Google ( http://www.google.com/) Blogger (ex. Clube de História Local http://historialourinha.blogspot.com/ ) Docs and Spreadsheets, PageCreator (ex. Itinerários da Lourinhã) http://itinerariosribamar.googlepages.com/ ) http://www.google.com/ http://historialourinha.blogspot.com/ http://itinerariosribamar.googlepages.com/ Escrita colaborativa Wetpaint ( http://www.wetpaint.com/) um exemplo http://ameias.wetpaint.com/ http://www.wetpaint.com/ http://ameias.wetpaint.com/ Sítios com dados reais ALEA ( http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/estatofic.html ) Dados estatísticos reais, simulações http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/estatofic.html Breathing Earth ( http://www.breathingearth.net/) http://www.breathingearth.net/) GoogleGoogle ( http://www.google.com/ ) Maps, Earth http://www.google.com/ Transversal


Carregar ppt "Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle Teresa Faria Teresa Silva Centro de Competência CRIE-FCUL 12 Julho 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google