A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle"— Transcrição da apresentação:

1 Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle
12 Julho 2007 Teresa Faria Teresa Silva Centro de Competência CRIE-FCUL

2 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Plano da sessão Quem somos Site - Moodle - Com as TIC Modalidades de trabalho Tipos de actividades Dar atenção a… Trabalhar na plataforma Moodle Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

3 Centro de Competência CRIE FCUL
Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

4 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Modalidades de trabalho 1 computador e 1 projector profs e alunos; além de expositivo, problematizador Todos os alunos com computadores tirar proveito da diversidade de saberes Alguns computadores para alguns alunos trabalho diversificado com sentido para o global Dentro e fora da sala de aula tirar partido da portabilidade, responsabilizador Trabalho colaborativo presencial e à distância - no Moodle (Wiki, Glossário, Bases de dados) - na net com blogues História em escrita colaborativa (Ribamar), no Google (Docs and Spreadsheets, GooglePages - Itinerários) Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

5 Utilizar as TIC na escola
Tipos de Actividades experimentação (simulações e aplicações interactivas) comunicação - blogs e escrita colaborativa (wikis,…) pesquisa, análise e transformação de informação recolha e tratamento de dados (ligação com sensores) recolha e tratamento de imagem (desenho, foto, video) utilização de software: geral (word, power point, folha de cálculo,…) específico (curricular mais ou menos amplo) Utilizar as TIC na escola não se esgota no trabalho com o Moodle Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

6 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
antes, durante e após condições físicas, recursos,… propostas, intervenção do professor Dar atenção a… Onde e Quando? o que permite e o que exige; que tempo para planear, executar, partilhar O quê? indicação clara do que se espera que os alunos façam Como? orientar com questões que ajudam a focar no essencial, abertura ao diferente do previsto, apelar ao contributo positivo mas que expande, fomentar a comparação e a análise, discutir questões de ética Para quê? fomentar trabalho mais complexo, explorar a diversidade, exigir a comunicação e representação do conhecimento Para quem? prever uma audiência mais ampla para quem faça sentido e que seja apelativa (pais, outros alunos fora da turma ou da escola, comunidade, na net,…) Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

7 Moodle – espaço de comunicação e trabalho
Sistema online de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment) Funcionalidades com forte componente de: participação comunicação colaboração Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

8 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
para criar espaços de trabalho colaborativo … proporciona ferramentas para: armazenar e organizar informação distribuir comunicação que permitem participar: - em diálogos múltiplos (à vista e privados), - de forma síncrone e assíncrone construir com outros rever a história das participações e construções Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

9 Princípios pedagógicos do Moodle
O conhecimento é construído e não só transmitido A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos partilha de saberes mudança de papéis O professor desenha o ambiente onde todos vivem experiências e, por isso, aprendem …to focus on the experiences that would be best for learning from the learner's point of view, rather than just publishing and assessing the information you think they need to know. It can also help you realise how each participant in a course can be a teacher as well as a learner. Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

10 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Alguns exemplos Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

11 actuar em plataformas…
para quê/quem aprendizagens organização pressupõe… actuar em plataformas… possibilita… exige e desenvolve… porquê aqui e agora? Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

12 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
possibilita… visibilidade da organização e da participação distribuição da comunicação construção colaborativa diversos modos de organização e de participação acesso à memória do que se faz e partilha diversidade de papéis modelos de aprendizagem menos centralizados Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

13 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
porque… Os cidadãos da nova era precisam de ser: flexíveis, curiosos, inovadores e imaginativos Novo curriculum base Quem sou e para onde vou? - Como faço sentido e comunico com o mundo? Quais os meus direitos e responsabilidades nas comunidades, culturas e economias? - Como descrevo, analiso e dou forma ao mundo à minha volta? This shift in thinking from a content centralised model to a dispersed networked model is certain to generate tension not only between teachers and their departments, but between teachers and students. The differences and power shifts between the two models are deep, some (Illich:1970:para.3, Seimens:2004, Downes:2004) would even suggest that we are waiting for a paradigm shift in educational ideology. The likely shift away from centralised models to decentralised networked models will necessitate a more independent level of digital literacy among teachers and learners. Educational organisations may have to consider more substantial initial investments in broad scoped literacy programs to lift the level of digital literacy, something that could perhaps be paid for by a reduction in content creation and an increase in the use of FOSS. … Web 2 and networked learning models offer an opportunity for the educational organisation to move away from unsustainable content centric and proprietary models of online learning, and begin to develop, on a participatory action research level, more widely applicable literacies in the community. Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

14 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
exige e desenvolve… intencionalidade relevância dos espaços, conteúdos e actividades organização com flexibilidade desenho dos espaços mas atenção ao emergente dinamização e disponibilidade quem, com que preocupações e ética iniciativa e espírito crítico o que fazer, quando, para quê reflexividade abertura ao ponto de vista dos outros, auto- avaliação competências de colaboração sentido de responsabilidade, partilha e co- construção visibilidade e valorização da acção - fomenta a escrita e a organização de ideias - ajuda a criar hábitos de responsabilidade dos seus actos perante os outros - ajuda a criar a sensação de é relevante o que tem a dizer - habitua a confrontar-se com as opiniões de outros sobre o que escreve - habitua a relativizar o que encontra na net - fomenta a reflexão sobre o que se vive, pensa e opina - exercita a capacidade de representar ideias de formas diferentes e múltiplas - ajuda a ter em atenção os outros, a antecipar o que lhes poderá interessar Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

15 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Colaboração Ingredientes-chave para o sucesso das equipas Necessidade de trabalhar em conjunto Responsabilidade partilhada Empenho no trabalho de equipa Atitude pró-activa Interdependência e reciprocidade são essenciais Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

16 pressupõe reflectir sobre …
Orientado para quem? Qual o público? organização, conteúdos, modos de falar Para quê? A que necessidades vai responder? o que acrescenta ao que já existe? o que é fundamental e o que é relevante? Como actuar? Que práticas e rotinas implementar? que hábitos se pretende promover/evitar? como se pensa sobre o que é aprender? para onde se deve caminhar? Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

17 Pensar e discutir sobre…
Relação entre o presencial e o não presencial Participar no presencial e à distância Desafios que coloca: - ao papel de professor - à organização escolar - às práticas escolares - às relações de trabalho - às responsabilidades da escola Continuar a discutir na plataforma CRIE FCUL - na Disciplina - Usar o Moodle na escola Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

18 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Tópicos curriculares Matemática Ângulos, Circunferências (em port) Visualização de Sólidos (manipuláveis por rotação) Padrões (geométricos) (permite criar formas) Estatística (uma webquest) (aleatório) Cálculo mental (recta numérica e representação algébrica, com números negativos e positivos) (factores primos) Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

19 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Tópicos curriculares Matemática fracções equações funções Vários Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

20 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Tópicos curriculares Física e Química Ácidos, bases e pH Sobre a cor (também para Educação Visual) Caracterização de ondas (simulador de ondas) (ondas transversais e ondas longitudinais) Actividades experimentais (vários temas) Software livre para vários temas (faz-se download, usa-se sem internet) Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

21 Educação Visual e Tecnológica
Tópicos curriculares Educação Visual e Tecnológica Explorar formas tri-dimensionais (cortes de volumes) (construção e visualização de volumes) Criar com forma, cor e movimento (com vídeos) (sobre fotografia) (o global) Outros (geometria descritiva) Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

22 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Tópicos curriculares Ciências da Natureza Projecto Gripenet.pt Projecto LATITUDE60! Projecto Clima e Alterações Climáticas Actividades experimentais (vários temas) Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

23 Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007
Tópicos curriculares Vários Educação musical e TIC Geografia (um blog) (site de prof) Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

24 Nos Currículos ou nos Projectos
Mat; Hist; Geog; Est do Meio Hist; Geog; Língua Portuguesa e estrangeira (ver, por exemplo, Art & Ecology – da pintura para o Clima) Vários interactivos com ligações às Artes Português, Geografia, Língua Portuguesa Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007

25 Trabalhar colaborativamente Ferramentas e Recursos
Transversal Trabalhar colaborativamente Ferramentas e Recursos Plataforma Moodle (Foruns, Wikis, Glossários, Bases de dados) Google (http://www.google.com/) Blogger (ex. Clube de História Local ) Docs and Spreadsheets, PageCreator (ex. Itinerários da Lourinhã) ) Escrita colaborativa Wetpaint (http://www.wetpaint.com/) um exemplo Sítios com dados reais ALEA (http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/estatofic.html) Dados estatísticos reais, simulações Breathing Earth (http://www.breathingearth.net/) Google (http://www.google.com/) Maps, Earth Centro Competência CRIE FCUL Julho 2007


Carregar ppt "Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google