A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental"— Transcrição da apresentação:

1

2 ! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental
LINHAS GERAIS O folclore brasileiro é muito rico, marcado por figuras ilustres e lendas que representam os costumes das várias regiões do nosso país. Transmitido de geração a geração por meio de danças, cantigas e festejos, com ele podemos conhecer a história dos nossos antepassados. No entanto, com o progresso dos meios de comunicação e da ciência moderna - que tenta explicar todos os mitos -, será que o folclore permanece vivo nos dias atuais? Que tal realizar junto com seus alunos uma atividade diferente, na qual todos possam compartilhar o conhecimento sobre o assunto e debater qual será o futuro do nosso folclore. Na atividade Será a lenda uma lenda? o objetivo é trabalhar o poder de argumentação dos alunos. Por meio de debates utilizando o MSN, a proposta é dividir a sala em dois grandes grupos: os que acreditam que o folclore permanece vivo no cotidiano das pessoas e aqueles que não acreditam. Um grupo tentará convencer o outro e, assim, uma base sólida de conhecimento será formada. Mas a discussão não pára por aí. Uma outra questão a ser levantada é: serão as lendas urbanas uma forma de modernização do folclore? Por fim, os alunos individualmente escreverão uma redação sobre a quais conclusões chegaram. Siga o passo a passo e veja como é fácil estimular seus alunos a compartilharem conhecimentos numa atividade que eles vão adorar! Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Tema transversal: cultura popular Softwares necessários: MSN Tempo previsto: 4 aulas ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar! This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour.

3 ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Será a lenda uma lenda? inicia na sala de aula, onde serão distribuídos textos folclóricos com o intuito dos alunos identificarem quem são os personagens principais. Em seguida, será apresentada a proposta da atividade no laboratório de informática, no qual eles vão utilizar o MSN para discutirem o tema. De volta à sala de aula, os alunos serão divididos em dois grupos que deverão apresentar por escrito uma defesa sobre a posição deles. Neste momento, uma nova questão será levantada: as lendas urbanas são uma atualização do folclore? A atividade termina com uma redação conclusiva a respeito do assunto. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. NA SALA DE AULA (1 AULA) Etapa 1 – Introdução ao Tema Folclore NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Apresentação da Atividade Etapa 2 – Acesso ao MSN Etapa 3 – Debate no MSN Conclusão da atividade Créditos On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

4 NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA
DICA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula com a divisão dos alunos em pequenos grupos de 4 ou 5 integrantes Distribua uma lenda para cada grupo e peça para que eles identifiquem quem são os personagens principais em segredo, ou seja, sem comentar com os outros grupos (antes da aula imprima o arquivo Lendas Folclóricas). Passeie entre os grupos e acompanhe a qual conclusão chegaram. Se necessário dê dicas. Estipule aproximadamente 15 minutos. Em seguida, abra para discussão sobre o assunto. Questione-os: Quem são os personagens? De que tipo de história são? Quem são os autores destas histórias? Então, explique que se tratam de lendas do folclore brasileiro, que não possuem autor conhecido, e foram transmitidas oralmente de geração a geração e caíram no gosto popular Em seguida, peça para que os alunos leiam em voz alta cada uma das lendas e comentem o que sabem sobre elas Folclore é o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. É passado de geração a geração por meio de ensinamentos e festejos. De origem inglesa, a palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore, que quer dizer sabedoria do povo. Lendas Folclóricas Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

5 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ETAPA 1 – APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE Inicie dizendo como será desenvolvida a atividade: debate no MSN com a pergunta: O folclore permanece vivo nos dias de hoje? ETAPA 2 – ACESSO AO MSN Solicite que os alunos sentem em duplas e abram o programa MSN. Explique que esta é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo para conversas em tempo real entre amigos, grupos de trabalho, e que proporciona um debate interessante sobre qualquer assunto num ambiente simples, de fácil acesso Pergunte aos alunos quem não tem acesso ao programa; neste caso, será necessário fazer a inscrição no MSN Live Messenger. Solicite que os alunos abram o programa e cliquem no link Inscrever-se para um Windows Live ID. Depois é só seguir o passo a passo no site para completar o registro Em seguida, explique rapidamente como utilizar os recursos do programa. Veja o arquivo Passo a Passo MSN Passo a passo MSN

6 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DICA ETAPA 3 – DEBATE NO MSN Peça para que todos acessem o MSN e cadastrem uns aos outros como amigos. Você será o mediador do debate. Chame um dos alunos para conversar e acrescente todos os alunos Inicie a discussão com a pergunta chave: o folclore permanece vivo nos dias de hoje? Acompanhe as respostas dos alunos. Procure alimentar a discussão apimentando os comentários como por exemplo: As lendas e mitos procuram explicar muitas vezes acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais? As lendas surgiam porque os povos antigos não conseguiam explicar os fenômenos da natureza? Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano? Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo? Você pode expandir o debate entre salas de sua escola ou mesmo entre escolas. Acesse o site Ponto de Encontro e procure professores parceiros para desenvolver esta atividade!

7 NA SALA DE AULA As Lendas Urbanas CONCLUSÃO DA ATIVIDADE
DICA DICA CONCLUSÃO DA ATIVIDADE De volta à sala de aula, faça a seguinte pergunta: quem chegou à conclusão de que o folclore permanece vivo, levante a mão? Então, separe a sala entre os que acreditam que SIM e os que NÃO Peça para que eles escrevam com base no debate realizado no MSN uma defesa do ponto de vista deles, ou seja, devem escrever tópicos argumentativos sobre o assunto Dê aproximadamente 20 minutos para esta tarefa. Em seguida abra o debate para toda a sala. Um grupo deverá convencer o outro do que está falando. Anote na lousa os pontos mais interessantes levantados pelos alunos sobre o assunto Para apimentar a discussão, pergunte a eles sobre lendas urbanas: O que são lendas urbanas? Você conhece alguma lenda? Seriam as lendas urbanas uma atualização do folclore? Para finalizar a atividade, peça para que escrevam uma redação dissertativa sobre o debate As Lendas Urbanas Normalmente, são histórias que se desenrolam em lugares que fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas - como trens, cinemas ou estradas. Em geral, são narrados como tendo acontecido a alguém próximo. As Lendas mais conhecidas Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. 7

8 CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Ana Teresa Ralston Gerente de Educação para a Área Social Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Rubem Paulo Saldanha   Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "! APRESENTAÇÃO Público alvo: A partir do 8º ano do ensino fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google