A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um Resumo Expandido?. 2 1. O que é pesquisa científica? Conjunto de atividades que tem como finalidade descobrir novos conhecimentos. Ela é tida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um Resumo Expandido?. 2 1. O que é pesquisa científica? Conjunto de atividades que tem como finalidade descobrir novos conhecimentos. Ela é tida."— Transcrição da apresentação:

1 O que é um Resumo Expandido?

2 2 1. O que é pesquisa científica? Conjunto de atividades que tem como finalidade descobrir novos conhecimentos. Ela é tida como científica se utilizar o método científico, se voltar para a realidade empírica e seus resultados forem comunicados. (Leão, 2006, p.29)

3 3 1. O que é pesquisa científica? É um processo reflexivo, sistemático, controlado e crítico que leva a descobrir novos fatos e a perceber as relações estabelecidas entre as leis que regem o aparecimento ou a ausência dos mesmos. Se inicia com a colocação de um problema que pode ser enunciado na forma de pergunta. Este problema exige uma resposta que é colocada em forma de uma proposição que deve ser testável, é a hipótese. (Leão, 2006, p.29-30)

4 4 2. Pesquisa quanto à forma Exploratória: visa proporcionar maiores informações sobre um assunto, familiarizar-se com o fenômeno ou conseguir nova compreensão. Conduzem a hipóteses, mas não as verificam nem demonstram; Descritiva: sem interferência do pesquisador, descrevem os fatos e fenômenos procurando classificá-los, analisá-los e interpretá-los (ex: levantamentos). Algumas pesquisas descritivas vão mais além da identificação de relações entre variáveis, pretendendo identificar também a natureza dessa relação, aproximando-se mais das explicativas; Explicativas: buscam o porquê das coisas. Busca as relações de causalidade entre variáveis. (Leão, 2006, p.32-36)

5 5 3. O que é um problema? Tudo aquilo para o qual não se tem resposta ou solução... toda investigação científica começa com um problema; Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis. (Leão, 2006, p.37-38)

6 6 3. Exemplos de problemas a)O consumo de orgânicos aumenta a cada dia. Mas que fatores inibem a oferta de produtos orgânicos industrializados? L b)Existem vários significados para o termo empreendedor. Qual o significado do termo empreendedor para os empreendedores? L c)A vassoura-de-bruxa é a maior inimiga dos cacaueiros. Como controlar essa praga eficientemente e a custos reduzidos? L d)A irrigação por gotejamento na uva do São Francisco é melhor que a chuva natural. Por que motivos? C e)Sabe-se que no início do mês as vendas são maiores nos supermercados, mas percebeu-se que elas aumentam também próximo da hora do almoço e do jantar. Por quê isso acontece? F

7 7 3. Como se manifestam os problemas Lacuna de conhecimento: ex. a), b) e c); Resultados contraditórios: ex. d); Fato inexplicado: ex. e).

8 8 3. Como definir um problema? Inicialmente se define um tema de pesquisa, o que não constitui um problema, pois o tema é mais amplo; O problema esclarece uma dificuldade específica com a qual nos defrontamos e que, através da pesquisa, pretendemos elucidar; Ao formular perguntas sobre o tema provoca- se a problematização.

9 9 3. Como definir um problema? Passos para definição de um problema: –ser formulado como pergunta; –ser empírico; –ser suscetível de solução; –ser delimitável a uma dimensão viável.

10 10 4. O que é uma hipótese? São supostas respostas para o problema levantado; É uma suposição que antecede a constatação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória que deve ser testada para determinar sua validade; potencialvariáveisAfirmação testável, de uma relação potencial, entre duas ou mais variáveis. (Leão, 2006, p.45-48)

11

12

13

14

15

16


Carregar ppt "O que é um Resumo Expandido?. 2 1. O que é pesquisa científica? Conjunto de atividades que tem como finalidade descobrir novos conhecimentos. Ela é tida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google