A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
NOÇÕES DE DIREITO PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.

2 DIREITO OBJETIVO E DIREITO SUBJETIVO
DIREITO OBJETIVO- é o complexo e normas que são impostas às pessoas, tendo caráter de universalidade, para regular suas relações. É o direito como norma. DIREITO SUBJETIVO – é a faculdade de a pessoa postular seu direito, visando à realização de seus interesses.

3 ELEMENTOS DO DIREITO O Direito pressupõe os seguintes elementos: SUJEITO- pessoas físicas ou jurídicas; OBJETO- é o bem ou a vantagem determinada pela ordem jurídica em relação à pessoa. RELAÇÃO DO DIREITO- é a garantia que a ordem jurídica estabelece para proteger o sujeito de direito e seu objeto.

4 DIREITO E MORAL A palavra moral vem do latim, mos ou mores, que significa costumes. É um conjunto de normas que são cumpridas por um hábito. A moral tem um conceito que varia com o tempo, em razão de questões políticas, sociais e econômicas. A moral de ontem pode não ser a moral de hoje. Ela varia historicamente em cada sociedade. A moral é unilateral, pois não existe sanção para o descumprimento da norma. O Direito é bilateral, pois, além de impor comportamento, determina também a sanção.

5 CARACTERÍSTICAS DO DIREITO
O Direito como norma para regular a conduta das pessoas, é o dever ser. Prescreve uma conduta genérica para o futuro. O Direito não vê a lei como é, mas como deveria ser, visando regular situações futuras. A normas jurídica descreve o que deve ser e não o que é. O Direito não é apenas um juízo descritivo, mas prescritivo, de como devem ser as condutas. A elaboração da regra jurídica depende das necessidades da sociedade, que vão se modificando no curso do tempo. O Direito deve ser estável, mas não pode ser estático.

6 RAMOS DO DIREITO CLASSIFICAÇÕES DO DIREITO: DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO DIREITO NATURAL- nasce à partir do momento em que surge o homem. Aparece naturalmente para regular a vida em sociedade, de acordo com as regras da natureza. Seria uma regra criada pela natureza, não pelo homem. DIREITO POSITIVO- é apenas uma norma legal, emanada do Estado e não de outras fontes do Direito.

7 DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
DIREITO PÚBLICO- envolve a organização do Estado, em que são estabelecidas as normas de ordem pública, que não podem ser mudadas pela vontade das partes, como as obrigações de pagar tributos. DIREITO PRIVADO- Já, o Direito Privado diz respeito aos interesses dos particulares, às normas contratuais que são estabelecidas pelos particulares, decorrentes da manifestação de vontade dos inTeressados.

8 DIVISÃO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
DIREITO PÚBLICO Constitucional Econômico Administrativo Penal Financeiro Tributário Processual (Civil- Penal e Trabalhista) Seguridade Social

9 LEGISLAÇÕES DE DIREITO PÚBLICO

10 DIREITO PRIVADO Direito Civil Comercial Trabalho

11 LEGISLAÇÃO DIREITO PRIVADO


Carregar ppt "PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google