A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9 Nascimento e expansão do Islã Capítulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9 Nascimento e expansão do Islã Capítulo"— Transcrição da apresentação:

1 9 Nascimento e expansão do Islã Capítulo
Aulas 9.1 – As origens e a doutrina do Islã 9.3 – A expansão do Islã HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Capítulo 9 – Nascimento e expansão do Islã

2 O islamismo 9.1 – As origens e a doutrina do Islã
Religião monoteísta fundada por Maomé Islamismo Baseado no Corão e nos ensinamentos de Maomé Para o Islã, Maomé é o último e mais importante profeta enviado por Alá (Deus único)

3 O islamismo Atualmente, o islamismo predomina em países do Oriente Médio, do sudoeste da Ásia e do norte da África, mas cresce em todo o mundo. Após os atentados de 2001 contra os Estados Unidos, atribuídos a terroristas islâmicos, cresceu o preconceito no Ocidente contra essa religião e seus seguidores.

4 O islamismo O ISLÃ NA ATUALIDADE
Fonte: O’BRIEN, Joanne; PALMER, Martin. O atlas das religiões: o mapeamento completo de todas as crenças. São Paulo: Publifolha, p CARTOGRAFIA: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL/FERNANDO JOSÉ FERREIRA 1.080 km

5 As origens do Islã Península Arábica
Ocupada por tribos nômades e seminômades → os beduínos. Fluxo comercial intenso. Religião politeísta → adoração de pedras sagradas. Maomé nasceu em Meca provavelmente em 570 → contato com o cristianismo e o judaísmo.

6 As origens do Islã Segundo a tradição, a partir de 610, Maomé recebeu as revelações → iniciou as pregações. Perseguidos pelos líderes das crenças tradicionais árabes (politeístas), Maomé e seus seguidores retiraram-se de Meca e foram para Medina (Hégira) → início do calendário muçulmano (ano 622 do calendário cristão). Nos dez anos seguintes, Maomé unificou as tribos árabes em torno da crença em Alá e do esforço em expandir a fé islâmica.

7 A doutrina do Islã Após a morte de Maomé, em 632, seus seguidores empenharam-se em registrar os ensinamentos do profeta em dois livros: Suna: textos sobre a vida de Maomé como guerreiro e líder político. Corão: livro sagrado do Islã, constituído de 144 suratas (capítulos) contendo as revelações do anjo Gabriel. Segundo o Corão, o Islã seria um aperfeiçoamento do judaísmo e do cristianismo. Jesus e os profetas hebreus são valorizados, mas Maomé é considerado o último e mais importante profeta.

8 Cinco “pilares do Islã”: deveres do fiel
A doutrina do Islã Cinco “pilares do Islã”: deveres do fiel Crer que Alá é o único Deus e Maomé, o seu profeta Orar cinco vezes ao dia voltado para Meca Destinar à caridade 2,5% de sua renda anual Fazer a peregrinação a Meca ao menos uma vez na vida Jejuar no mês do Ramadã Professor: explique aos alunos que o mês do Ramadã é o mês em que Maomé teria recebido a primeira revelação do anjo Gabriel.

9 O Império Muçulmano nos séculos VII e VIII
MUSTAFA OZER/AFP/GETTY IMAGES Peregrinos muçulmanos em volta da Caaba, em Meca (Arábia Saudita, novembro de 2010). HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Capítulo 9 – Nascimento e expansão do Islã 9.1 – As origens e a doutrina do Islã

10 9.3 – A expansão do Islã Os primeiros califas Formação do califado Monarquia não hereditária – o califa é o “sucessor do profeta de Deus” Disputas políticas pela sucessão e divergências teológicas Morte de Maomé Xiitas: defendiam que o sucessor deveria ter laços de parentesco com Maomé Sunitas: defendiam a eleição do novo califa pelos membros do Islã Os quatro primeiros califas (Abu Bakr, Omar, Otman e Ali) conquistaram, entre 632 e 661, toda a Península Arábica, a Pérsia, a Mesopotâmia, a Palestina, a Síria e o Egito.

11 A dinastia omíada Os omíadas (descendentes de Otman) estabeleceram sua capital em Damasco (Síria) e ficaram no poder entre 661 e 750. Conquistaram regiões da Ásia central, da África do Norte e da Península Ibérica. Foram contidos pelos francos na Batalha de Poitiers (732).

12 A dinastia abássida Em 750, os abássidas derrotaram os omíadas e fundaram uma nova dinastia com capital em Bagdá. Época de grande desenvolvimento intelectual pelo contato com diversas culturas, facilitado pelas trocas comerciais. Exemplos do esplendor cultural do período abássida: a produção, na literatura, dos famosos contos de As mil e uma noites, a obra filosófica de Avicena e o desenvolvimento dos algarismos indo-arábicos.

13 O IMPÉRIO MUÇULMANO NOS SÉCULOS VII E VIII
Fonte: HILGEMANN, Werner; KINDER, Hermann. Atlas historique: de l’apparition de l’homme sur la terre à l’ère atomique. Paris: Perrin, p. 130. CARTOGRAFIA: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL/FERNANDO JOSÉ FERREIRA 350 km

14 Os árabes na Península Ibérica
Os omíadas são perseguidos pelos abássidas. Fuga de Abdul Rahman, membro da dinastia omíada, para a Península Ibérica, onde funda o Emirado de Córdoba em 756. Civilização com polos urbanos (Córdoba e Granada), intensa atividade comercial, artística, intelectual e cultural. Tolerância religiosa e intercâmbio cultural entre islâmicos, cristãos e judeus.

15 A reconquista da Península Ibérica e a ascensão do Império Otomano
AKG/BILDARCHIV MONHEIM/NEWSCOM Vista da Catedral de Córdoba, Espanha, agosto de Originalmente, o edifício do século VIII abrigava a Grande Mesquita de Córdoba. Quando a cidade foi reconquistada pelos cristãos, em 1236, a mesquita foi transformada em catedral. HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Capítulo 9 – Nascimento e expansão do Islã 9.3 – A expansão do Islã

16 A reconquista da Península Ibérica e a ascensão do Império Otomano
A partir do século XII, os islâmicos foram perdendo o domínio da Península Ibérica. Em 1492, Granada, o último reduto árabe na região, foi conquistada pelos cristãos, e os árabes foram expulsos da península. Convertidos ao islamismo, os turcos otomanos promoveram uma política de expansão territorial a partir do século XIV. Em 1453, os turcos conquistaram a cidade de Constantinopla e consolidaram seu poder por todo o Mediterrâneo oriental, formando um império mais vasto e duradouro que o árabe.

17 Elaboração: Leandro Torelli e Gabriel Bandouk
ANOTAÇÕES EM AULA Coordenação editorial: Maria Raquel Apolinário, Eduardo Augusto Guimarães e Ana Claudia Fernandes Elaboração: Leandro Torelli e Gabriel Bandouk Edição de texto: Maria Raquel Apolinário, Vanderlei Orso e Gabriela Alves Preparação de texto: Mitsue Morrisawa Coordenação de produção: Maria José Tanbellini Iconografia: Aline Reis Chiarelli, Leonardo de Sousa Klein e Daniela Baraúna   EDITORA MODERNA Diretoria de Tecnologia Educacional Editora executiva: Kelly Mayumi Ishida Coordenadora editorial: Ivonete Lucirio Editoras: Jaqueline Ogliari e Natália Coltri Fernandes Assistentes editoriais: Ciça Japiassu Reis e Renata Michelin Editor de arte: Fabio Ventura Editor assistente de arte: Eduardo Bertolini Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro, Guilherme Kroll e Valdeí Prazeres Revisores: Antonio Carlos Marques, Diego Rezende e Ramiro Morais Torres © Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos reservados.  ’ Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo – SP – Brasil – CEP: Vendas e atendimento: Tel. (0__11) Fax (0__11) 2012 HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO


Carregar ppt "9 Nascimento e expansão do Islã Capítulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google