A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.

2 FIXISMO ou CRIACIONISMO Propõe que as espécies foram criadas prontas por um ser superior e não se modificam com o tempo.

3 Evolução é o processo pelo qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. Adaptação é a capacidade de sobrevivência e reprodução de uma espécie num determinado ambiente.

4 TEORIAS EVOLUCIONISTAS

5 Em 1809, no seu livro Philosophie Zoologique propõe 2 Leis: 1. Do uso ou desuso. 2. Da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos. LAMARCKISMO Jean-Baptiste Lamarck – Biólogo Francês

6 Lei do uso e desuso – Quanto mais uma parte do corpo é usada, mais se desenvolve do contrário, atrofiará. Lei da herança de caracteres adquiridos – O que o ser vivo adquire, é transmitido de geração em geração

7 Em 1875, o biólogo alemão August Weismann cortou a cauda de camundongos, por vinte gerações seguidas, e verificou que a característica ausência de cauda, adquirida durante a vida, não era transmitida aos descendentes.

8 DARWINISMO Charles Robert Darwin – Naturalista Inglês Filho de Médico, iniciou Medicina, mas sentiu-se sem vocação, então fez Teologia. Com 22 anos, iniciou uma viagem ao redor do mundo, que durou 5 anos. Teoria da Seleção Natural

9 - Em 1831 zarpou com o Beagle. - Passou a coletar espécimes da vida terrestre e marítima.

10 1. Sobrevivência dos mais aptos Teoria de Darwin - Darwinismo

11 2. A população cresce em proporção geométrica (2, 4, 8,...), enquanto os níveis de subsistência crescem em proporção aritimética (1, 2, 3,...). Conclusão de Darwin em concordância com Malthus. 3. A tendência das espécies é apresentarem algumas variações diferenciando-se do tipo inicial. Conclusão de Darwin em concordância com Wallace.

12

13 - Vários Cientistas Dobzhansky Thomas Morgan Stebbins - Baseada na Teoria de Darwin - Incorporou noções atuais de Genética NEODARWINISMO ou TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO Ernest Mayr

14 Baseia-se nos seguintes pontos: - Mutações, como fator de variação (recomb. gen.) -Como justificativa para as Mutações? Ao acaso! - Luta pela vida (contra o meio e não contra outro indivíduo) - Isolamento ( geográfico ou sexual) - Migração - Seleção Natural (sobrevivência dos mais aptos)

15

16 De onde se originou a primeira idéia de criacionismo? a) De Charles Darwin b) De Jean baptiste c) Da bíblia d) De John lock e) De Luís Inácio lula da silva

17 Segundo o criacionismo, os tentilhões em Galápagos deveriam... a) Ser idênticos. b) Ser diferentes. c) Estar extintos. d) Nunca terem existido. e) Estar no Brasil e não em Galápagos.

18 Qual a outra teoria que explicava a origem das espécies proposta antes do evolucionismo? a) Darwinismo b) Pitagórica c) Taylorismo d) Fixismo e) A teoria da terra quadrada

19 Qual o primeiro cientista que apresentou a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo? a) Jean-baptiste Lamarck b) Isaac Newton c) Charles Darwin d) Albert Einstein e) Galileu galilei

20 Evolutivamente falando, quem veio primeiro o ovo ou a galinha? a) O ovo b) A galinha c) Os dois d) O galo e) Não sei, não estava lá

21 PROVAS DA EVOLUÇÃO Anatômicas Embriológicas Paleontológicas

22 HOMOLOGIA - Semelhança entre estruturas de diferentes seres vivos, com mesma origem embrionária, com funções iguais ou diferentes.

23 ANALOGIA – Semelhança morfológica entre estruturas de seres vivos, com mesma função e diferente origem embriológica.

24

25 Ou Evolução convergente Não há parentesco Submetidos a critérios comuns de seleção natural pelo ambiente

26 Órgãos desenvolvidos e ativos em alguns seres vivos e atrofiados em outros. Há parentesco entre as espécies. Ex. - Cócix - Apêndice (porção do intestino que aloja microorganismos que digerem a celulose vegetal.

27

28

29 Restos ou vestígios de seres vivos extintos (que viveram em épocas remotas).

30

31

32 O Archaeopteryx litographica é considerado uma das provas de que as aves evoluíram dos répteis. Seu organismo fóssil permite observar características de ave e réptil.

33 Fóssil de Homo erectus - Etiopia

34 FOSSILIZAÇÃO Conservação em gelo, lavas de vulcão, âmbar, etc. O material orgânico pode ser substituído por sílica ou outra substância. O inseto encontrado em âmbar tem 39 milhões de anos.

35


Carregar ppt "EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google