A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hebreus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hebreus."— Transcrição da apresentação:

1 Hebreus

2 Velho Testamento e Religião monoteísta mais antiga.
Abraão começa com o Período dos Patriarcas e Josué no Período dos Juízes. Depois de Salomão, Israel é dividida entre Judá e Israel. Logo após quem toma o poder é Alexandre, O Grande. Com sua morte, os romanos reinam. 70 d.C em diante, os judeus não tiveram território fixo. 1948 a ONU decreta o moderno Estado de Israel

3 Geografia Palestina/Oriente médio.
Ligação entre grandes civilizações e continentes. Banhada pelo Mar Mediterrâneo. Fertilidade do Rio Jordão, “mana leite e mel”.

4

5 Política Patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. José e a ida para o Egito.
Escravidão no Egito: aproximadamente 400 anos.

6 Liderança de Moisés: Êxodo.
Juízes. Reino unido: Saul, Davi e Salomão. Cisma: Reino dividido; Israel (norte) e Judá (sul).

7 Política 935 a.C. Crise política,auge; Rei Salomão faleceu.D
Disputa entre as tribos,separação dos hebreus em dois Estados:Reino de Judá, controlado por Roboão, filho do rei Salomão. Dez tribos restantes formaram:Reino de Israel, dominado por Jeroboão, capital em Samaria. Divisão entre judeus e israelitas.  A destruição de Jerusalém marcou a diáspora do povo judeu.

8 Divisão política dos territórios causa invasões de outras civilizações sobre hebreus
721 a.C. assírios conquistam o Reino de Israel Assimilação dos valores da cultura dos dominadores. O Reino de Judá ainda conseguiu Rei babilônico Nabucodonosor liderou a capturas dos judeus para a Mesopotâmia.  Cativeiro Babilônico, interrompido quando o rei persa Ciro I conquista a Babilônia Libertação dos judeus. Judeus buscam recompor o antigo Reino de Judá. Retorno do povo hebreu à sua terra natal

9 332 a.C., império macedônico formado por Alexandre, o Grande, domina a palestina. 
No século I a. C., os romanos conquistam judeus Dominação romana aliada a grande agitação política entre os grupos judeus Falta de autonomia política do povo Judeu gera agitação; Intensos conflitos Violenta destruição da cidade de Jerusalém Povo judeu foi proibido de retornar à Palestina.  Diáspora, dispersão de Judeus em pequenas comunidades ao redor do mundo. Judeus mantivera traços culturais e religiosos Século XIX: judeus iniciam movimento de criação de Estado judeu na Palestina. 1948:Organização das Nações Unidas apoia a criação desse novo país. 

10 Sociedade Patriarcal Baseada nos laços de parentesco e na servidão
Simplicidade Classe sacerdotal

11 Economia Pastoreio de caprinos e ovinos Egito: Agropastoreio
Quando unificados comércio e artesanato.

12 Cultura Os hititas, habitantes da Ásia, os ensinavam a usar o ferro. Os araneus da Síria, os influenciaram na língua e na escrita, usando o aramaico. A religião era a base da cultura. O monoteísmo – crença em um só deus, acabou fundando o cristianismo e o islamismo. Os hebreus tinham Jeová ou Iavé, como único Deus. Comemoravam a Páscoa, que na verdade representava a saída dos hebreus do Egito( êxodo) além do pentecostes, que era o derramamento do Espírito Santo sobre os cristãos. Guardavam também o sábado, resguardando-se de qualquer atividade.

13 Na literatura, destaca-se a Bíblia (Antigo testamento) que é dividida por eles em:
Livros históricos: que descrevem a própria história deles, desde Josué até a conquista e dominação Persa. São estes os livros de: Josué,Juízes, Samuel. Livros proféticos: são livros proféticos de acontecimentos futuros. Entre eles estão os livros de : Isaías, Daniel, Ezequiel e Amós. Livros didáticos: são os que ensinam princípios religiosos, morais e sociais. Entre eles tem-se os livros de :Jó,  Salmos, Provérbios e o cântico de Salomão também chamado de Cântico dos cânticos.

14 Os hebreus nos influenciam muito em sentido religioso e literário, mas foram vagarosos no desenvolvimento científico. Na arquitetura destaca-se o Templo em Jerusalém, dedicado a Jeová, construído por Salomão.


Carregar ppt "Hebreus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google