A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Política Nacional de Humanização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Política Nacional de Humanização."— Transcrição da apresentação:

1 Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Política Nacional de Humanização

2 Conceito de Acolhimento Recepção do usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo suas queixas, permitindo que ele expresse suas preocupações e angústias. Assumir no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários..

3 Política Nacional de Humanização Assim, colocar em ação o Acolhimento como diretriz operacional, requer uma nova atitude de mudança no fazer em saúde.

4 Política Nacional de Humanização Acolhimento pressupõe mudança na relação profissional de saúde/usuário a partir de parâmetros éticos, humanitários e de solidariedade. reconhecer o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde. uma ação que ocorre em todos os locais e etapas da atenção em saúde.

5 Política Nacional de Humanização Acolhimento NÃO é triagem administrativa que pressupõe exclusão; não se reduz à recepção administrativa e ambiente confortável; é simples repasse de problemas, encaminhamentos para outros serviços de saúde.

6 Política Nacional de Humanização Acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética. Não é uma etapa do processo.

7 Política Nacional de Humanização Acolhimento Implica prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, e, quando for o caso, orientar o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde para continuidade da assistência, estabelecendo articulações com estes serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos.

8 Política Nacional de Humanização Classificação de risco Mudança na lógica do atendimento, permitindo que o critério de priorização da atenção seja o agravo à saúde e/ou grau de sofrimento e não mais a ordem de chegada (burocrática). Realizada por profissional da saúde, utilizando protocolos técnicos, identifica os pacientes que necessitam de tratamento imediato, considerando o potencial de risco, agravo a saúde ou o grau de sofrimento e, de forma ágil, providencia o atendimento adequado a cada caso.

9 Política Nacional de Humanização Classificação de risco: Vermelho – Emergência - prioridade zero Amarelo – Urgência - prioridade 1 Verde – Condições agudas - prioridade 2 (Urgência relativa) Azul – Não urgência - prioridade 3

10 Política Nacional de Humanização Fátima da Silva Alves Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização


Carregar ppt "Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Dispositivos da PNH Acolhimento com Classificação de Risco Política Nacional de Humanização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google