A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACOLHIMENTO Camilla Maia Franco Psicóloga Organizacional Residente em Saúde da Família – ENSP/FIOCRUZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACOLHIMENTO Camilla Maia Franco Psicóloga Organizacional Residente em Saúde da Família – ENSP/FIOCRUZ."— Transcrição da apresentação:

1 ACOLHIMENTO Camilla Maia Franco Psicóloga Organizacional Residente em Saúde da Família – ENSP/FIOCRUZ

2 ACOLHIMENTO [ Do lat. *accolligere.] [ Do lat. *accolligere.] Dar acolhida ou agasalho a; Receber. Atender a Dar crédito a; dar ouvidos a; Admitir, aceitar; Tomar em consideração; Abrigar, agasalhar; Refugiar-se, amparar-se.

3 O ACOLHIMENTO NA DIMENSÃO DO IDEÁRIO Diretriz operacional do modelo assistencial (organização). Diretriz operacional do modelo assistencial (organização). 1. Acolher; 2. Escuta qualificada; 3. Dar resposta positiva aos problemas de saúde do usuário (relação de confiança e apoio do usuário) ; 4. Reorganização do processo de trabalho (multiprofissional, usuário- centrado) 5. Encaminhamento seguro; 6. Qualificar as relações. Em síntese, a humanização não como conceito, mas como prática. Em síntese, a humanização não como conceito, mas como prática.

4 O ACOLHIMENTO NA DIMENSÃO DA (RE)ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO Introdução de modificações no cotidiano do serviço; Introdução de modificações no cotidiano do serviço; Processo usuário-centrado (em defesa da vida) Processo usuário-centrado (em defesa da vida) Ressignificação das relações; Ressignificação das relações; Equipe multiprofissional :troca de saberes e fazeres; Equipe multiprofissional :troca de saberes e fazeres; Ações acolhedoras ; Ações acolhedoras ; Fluxos assistenciais. Fluxos assistenciais.

5 DISPOSITIVOS PARA HUMANIZAR A ASSISTÊNCIA Não se realiza apenas pelas intenções.É necessário o convencimento: Não se realiza apenas pelas intenções.É necessário o convencimento: – Apostar nas tecnologias leves (relações). – Acolher, vincular, responsabilizar. – Clínica ampliada. – Trabalhar sobre as múltiplas determinações do processo saúde-doença.

6 ...porque ainda há muito o que se fazer... Camilla Maia Franco


Carregar ppt "ACOLHIMENTO Camilla Maia Franco Psicóloga Organizacional Residente em Saúde da Família – ENSP/FIOCRUZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google