A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS"— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS

2 Quando a sociedade civil se propôe a defender uma causa relacionada à degradação da natureza,denominamos de movimento ambientalista. Com características diferenciadas,usando formas múltiplas de protestos para atrair a atenção do governo e de cidadãos comuns aos seus objetivos.

3 ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS - ONGs
ONGs se caracterizam por serem independentes dos governos,porém com finalidade pública,sem fins lucrativos,comum a qualquer instituição privada,possuem normas ou estatutos próprios e ,geralmente,contam com o voluntariado. Principais ONGS:

4 GREENPEACE OS VERDES EARTH FIRST FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA. As Fundações:Quando as empresas desempenham um duplo papel ao criarem uma fundação de caráter social ou ambiental.

5 TRATADOS INTERNACIONAIS
PROTOCOLO DE KYOTO,um exemplo recente,não foi ratificado pelos Estados Unidos.Representa a queda na produção e,consequêntemente,a queda no sistema econômico do país.

6 ANTÁRTICA O continente antártico,localizado na região polar austral,possui quase a totalidade de sua massa continental dentro do Círculo Polar Antártico. Sua superfície é coberta por uma camada eterna de gelo. O clima polar agravado por ventos fortes,é o mais seco e frio do planeta.

7 Apenas 2% do continente estão livres de gelo ou neve, e mesmo assim as poucas espécies de plantas dividem com a fauna local o espaço disponível. FLORA: composta por musgos,algas,fungos,liquens e duas espécies de gramíneas. As águas polares abrigam cerca de 150 espécies de peixes.ex: KRILL.

8 Golfinhos,botos,baleias,focas e lobos-marinhos integram os mamíferos.
Entre as aves a mais típica é o pinguim. A área total de cerca de 14 milhões de km,podendo chegar durante o inverno a 32 milhões de Km.Resultante do congelamento dos mares ,formando as BANQUISAS.

9 Os oceanos Pacífico , Atlântico e Índico formam o mar Antártico que cerca todo o continente.
Com exceção dos cientistas e técnicos que ocupam as estações de pesquisa,não há habitantes permanentes no continente. No sentido econômico,a Antártida possui reservas de petróleo,carvão e ferro,representando assim uma opção,na exploração desses recursos.

10 TRATADO ANTÁRTICO O interesse pela região cresce juntamente com as descobertas sobre os recursos naturais disponíveis para a exploração. Com tantos interesses políticos e econômicos envolvidos na apropriação e exploração desse continente,surgiu a necessidade de elaborar normas,de caráter internacional,para organizar o controle do espaço antártico.

11 A partir do acordo,ficou definido que toda a área situada ao sul do paralelo de 60º deve ser utilizada para fins pacíficos;as atividades militares são proibidas;a pesquisa científica pode ser realizada com total liberdade e as nações assumem o compromisso de cooperação mútua.

12 O governo brasileiro aderiu ao acordo em maio de 1975,mas somente em 1984 a primeira expedição ,instalou a estação Comandante Ferraz.Vários estudos,com a participação de universidades,são realizados sobre a fauna marinha,com destaque para as pesquisas referentes ao camarão KRILL.

13 A Antártida se constitui num espaço de extrema frangilidade ambiental
A Antártida se constitui num espaço de extrema frangilidade ambiental.Cada pequena alteração no seu ecossistema alcançará proporções elevadíssimas,motivo mais do que suficiente para que permaneça protegido da exploração humana.


Carregar ppt "MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google