A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?"— Transcrição da apresentação:

1

2 RS quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?

3 RS quer uma cópia? AID, SL e Educação Era uma Exercício I - Relembrando Teorias, contra-teorias e Palestra O que é inclusão social? E inclusão digital? Convidado: Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Tipos de inclusão Reflexões sobre conceitos relembrados, teorias, conra-teorias e argumentações x Alfabetização e inclusão Exercício II – leitura AID – reflexões sobre a TIC e AID – dados atuais Outras informações e tabelas Falando de TIC Falando de Palestra SL e Educação – o que é SL? Convidado: Prof. João O que é o SL – diferenças conceituais com relação ao O que é o SL – diferenças práticas com relação ao SL - possibilidades de aplicação na Bibliografia, referências e indicações

4 RS quer uma cópia? Era uma vez...

5 RS quer uma cópia? Era uma vez... I O que é a caverna? Que são as sombras das estatuetas? Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O que é a luz exterior do sol? O que é o mundo exterior? Qual o instrumento que liberta o prisioneiro e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? O que é a visão do mundo real iluminado? Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o liberto?

6 RS quer uma cópia? Relembrando conceitos I Alfabetização ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras

7 RS quer uma cópia? Relembrando conceitos II Letramento conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito, processo

8 RS quer uma cópia? Relembrando conceitos III Tecnicismo (que vem de tecnicista) conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência, maneira de tratar detalhes técnicos

9 RS quer uma cópia? Relembrando conceitos IV Informação (enquanto dado) elemento ou sistema capaz de ser transmitido por um sinal ou combinação de sinais pertencentes a um repertório finito, comunicação ou recepção de um conhecimento ou juízo

10 RS quer uma cópia? Relembrando conceitos V Conhecimento (enquanto significado) ato ou efeito de conhecer, realizado por meio da razão e/ou da experiência; ato ou efeito de apreender intelectualmente, de perceber um fato ou uma verdade......noção que cada um tem de sua própria existência... e das coisas, fatos do dia-a-dia; consciência, lucidez...

11 RS quer uma cópia? Relembrando conceitos VI Conhecimento (enquanto significado)... procedimento compreensivo por meio do qual o pensamento captura representativamente um objeto qualquer apreensão intelectual das essências eternas e imutáveis de todas as coisas, para além de suas aparências sensíveis

12 RS quer uma cópia? Relembrando conceitos VII Pertencimento Pertencimento vem de pertença; qualquer coisa que, por disposição de lei ou destinação natural, encontra-se ligada ao uso de outra, privilégio, atribuição, prerrogativa domínio exclusivo sobre alguma coisa; propriedade.

13 RS quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações I Pierre Lévy o principal obstáculo à participação não é a falta de computador, mas sim o analfabetismo e a falta de recursos culturais não basta estar na frente de uma tela, munido de todas as interfaces amigáveis que se possa pensar, para superar uma situação de inferioridade

14 RS quer uma cópia? Tarapanoff, Suaiden e Oliveira o maior problema da inclusão digital não é a falta de computadores, mas o analfabetismo em informação. Buzato pessoas alfabetizadas não são necessariamente letradas... muitas pessoas não aprenderam a construir uma argumentação... essa competência ele denomina letramento,... se constrói na prática social, e não na aprendizagem do código por si. Teorias, contra-teorias e argumentações II

15 RS quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações III Conceitos de letramento digital habilidade para construir sentido, capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informação eletrônica saber utilizar as TICs,... e com isso mudar o estoque cognitivo e a consciência crítica e agir de forma positiva na vida pessoal e coletiva

16 RS quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações IV O lado de lá? Castells - o desenvolvimento de novas tecnologias da informação é tentativa da antiga sociedade de reaparelhar-se com o uso do poder da tecnologia para servir à tecnologia do poder

17 RS quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações V O lado de lá? Dupas - o progresso técnico é uma exigência inalienável do capital e uma de suas fatalidades... não se trata de ir contra o desenvolvimento tecnológico com posições reacionárias, isto é, com uma tecnofobia, mas sim perceber a importância da tecnologia se submeter a uma ética que seja libertadora, que busque o bem estar de toda a população, sem estar apenas a serviço de uma minoria.

18 RS quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações VI O lado de lá? Postman - tecnologia do computador serviu para fortalecer o domínio do tecnopólio, levando as pessoas a acreditarem que inovação tecnológica é sinônimo de progresso humano.

19 RS quer uma cópia? O QUE É INCLUSÃO SOCIAL? E INCLUSÃO DIGITAL? I Convidado Especial Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho, docente e pesquisador do: CEATEC - Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Coordenador da CED - Coordenadoria de Ensino a Distância da PUC- Campinas.

20 RS quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL I Inclusão digital Espontânea Acesso e uso das TICs em que os cidadãos estão imersos com a entrada da sociedade na era da informação, tendo ou não formação para tal uso. Exemplos: uso de caixas eletrônicos de bancos, cartões de crédito com chips, smart cards, telefones celulares.

21 RS quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL II Inclusão digital Induzida Projetos induzidos de inclusão às tecnologias eletrônicas e às redes de computadores executados por empresas privadas, instituições governamentais e/ou não governamentais.

22 RS quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL III Técnica - Destreza no manuseio do computador, dos principais softwares e do acesso à Internet. Estímulo do capital técnico. Econômica - capacidade financeira em adquirir e manter computadores e custeio para acesso à rede e softwares básicos. Reforço dos quatro capitais (técnico, social, cultural, intelectual). Categorias de Inclusão Digital Induzida:

23 RS quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL IV Categorias de Inclusão Digital Induzida: Cognitiva – autonomia e independência no uso complexo das TICs. Visão crítica dos meios, estímulo dos capitais cultural, social e intelectual. Prática social transformadora e consciente. Capacidade de compreender os desafios da sociedade contemporânea.

24 RS quer uma cópia? Conceitos relembrados X AID I Analfabetos por não saber ler e escrever; analfabetos por não saber outra língua e agora analfabetos digitais. Será que existe relação entre a exclusão digital e a estratificação social? Será que criamos um novo dispositivo para reproduzir a dominação e a desigualdade social?

25 RS quer uma cópia? Conceitos relembrados X AID II A alfabetização (formal e/ou digital) nos moldes hoje praticados, permite a apropriação criativa? Educação com computadores ou educação sobre computadores?

26 RS quer uma cópia? Conceitos relembrados X AID III Palavra da moda: EMPODERAMENTO – se eu empodero é por pressupor: Não existe poder em quem eu empodero Eu sou detentor do poder

27 RS quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital I Expectativas, necessidades, demandas e realidade O que o povo quer – capacitar-se para o mercado de trabalho O que o povo precisa – capacitar-se para empregabilidade (EMPREGABILIDADE = CAPACITAR-SE PARA POSSIBILIDADES)

28 RS quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital II A realidade prática O mercado e as instituições, atuam de acordo com a qualidade que acham pertinente, realizando o que o povo quer e/ou a sociedade/sistema demanda O mercado faz uso da mídia para formar opinião e seduzir/induzir/criar necessidades e realidades, formando assim, uma roda sem fim... A sociedade é constituída pelos indivíduos que são socializados através do convívio em sociedade...

29 RS quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital III A formação dos educadores os educadores da área de TIC - técnicos os educadores da educação formal versus a TIC - não técnicos

30 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais I Mapa da Exclusão Digital – Bahia o/apresentacao/Localizador_mapas.htm o/apresentacao/Localizador_mapas.htm

31 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais II Ranking dos Incluídos Digitais – Municípios Brasil POSIÇÃOMUNICÍPIOESTADO 1 São Caetano do Sul SP 2NiteróiRJ 3FlorianópolisSC 128SalvadorBA 144 Lauro de Freitas BA 648ItabunaBA 5084 (Último do ranking) América Dourada BA

32 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais III TIC Domicílios 2005 e Ibope/NetRatings - tabelas HOSTS NO BRASIL - HOST = Computador ligado à Internet. Também chamado de servidor ou nó. EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE HOSTS DO BRASIL Fonte: Network WizardsNetwork Wizards Janeiro Julho

33 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais IV HOSTS NA AMÉRICA DO SUL Fonte: Network Wizards 2006Network Wizards PaísJulho 05 1ºBrasil (.br) ºArgentina (.ar) ºColômbia (.co) ºChile (.cl) ºPeru (.pe) ºUruguai (.uy) ºVenezuela (.ve) ºEquador (.ec) ºBolívia (.bo) ºParaguai (.py)10.840

34 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais IV HOSTS NO MUNDO POSIÇÃO DOS PAÍSES POR NÚMERO DE HOSTS Fonte: Network Wizards 2006Network Wizards PaísJaneiro 06 1ºEstados Unidos* ºJapão (.jp) ºItália (.it) ºAlemanha (.de) ºHolanda (.nl) ºFrança (.fr) ºAustrália (.au) ºReino Unido (.uk) º Brasil (.br) ºSingapura (.sg)

35 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais V EVOLUÇÃO DA POSIÇÃO DO NÚMERO DE HOSTS DO BRASIL EM RELAÇÃO AO MUNDO

36 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VI PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS QUE POSSUEM EQUIPAMENTOS TIC Percentual sobre o total da população*

37 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VII OUTRAS INFORMAÇÕES / TABELAS: FALANDO DE TIC A1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS QUE POSSUEM EQUIPAMENTOS TIC Percentual sobre o total de domicílios* B1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM COMPUTADOR Percentual sobre o total de domicílios* C1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM INTERNET Percentual sobre o total de domicílios* C9 - BARREIRAS AO ACESSO À INTERNET EM CASA, POR REGIÃO DO PAÍS Percentual sobre quem não acessou a internet no próprio domicílio* C10 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERNET, POR REGIÃO DO PAÍS Percentual sobre usuários de internet*

38 RS quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VIII FALANDO DOS USUÁRIOS H1 - PROPORÇÃO DE INDVÍDUOS QUE REALIZARAM CURSOS* DE INFORMÁTICA Percentual sobre o total da população** H2 - HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DO COMPUTADOR Percentual sobre o total da população* H3 - HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DA INTERNET Percentual sobre o total da população* H4 - FORMA DE OBTENÇÃO DAS HABILIDADES PARA USO DE INTERNET E COMPUTADOR Percentual sobre o total da população*

39 RS quer uma cópia? Software Livre e educação – o que é SL Convidado Especial Prof. João Mendes Consultor Técnico do Colégio Dante Alighieri

40 RS quer uma cópia? Software Livre e educação I O que é o SL – diferenças conceituais com relação ao SP Sistema operacional e pacote de aplicativos estruturados de forma colaborativa Linux = Windows e Open Office = Office? A multiplicidade de opções do SL

41 RS quer uma cópia? O que é o SL – diferenças práticas com relação ao SP A questão da interatividade / interface com o usuário – a maior dificuldade para o usuário final já alfabetizado digitalmente ou não, é com relação à interface apresentada pelo Linux e Open Office A multiplicidade de opções do SL - fomos acostumados a não pensar... a não escolher... a receber pronto...não fazemos as conexões mentais necessárias... Software Livre e educação II

42 RS quer uma cópia? Software Livre e educação - III Possibilidades de aplicação na educação A essência do SL – colaboração e partilha – é a essência do processo educativo (teoricamente = ao ideal do processo educativo) Em função da questão $ (baixo custo para aquisição) pode permitir o acesso a um maior número de indivíduos

43 RS quer uma cópia? F I M

44 RS quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações I – bernardo sorj UOL Educação – Dicionário on-line Brasil Eficiente Brasil Cidadão – A Tecnologia a serviço da justiça social – Rosa Lima htm - acesso abril/06 htm l - acesso abril/06 l codigo=796 – acesso abril/06 codigo=796

45 RS quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações II IMAGENS – Acesso no período de 18/05 à 30/05/06 SOBRE ACESSIBILIDADE - Acesso em 21/05/06 SOBRE SOFTWARE LIVRE - Acesso em 21/05/06 re re teudo=6240 teudo=6240

46 RS quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações III PROJETOS DE AID - Acesso em 20/05/

47 RS quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações IV PROJETOS DE AID - Acesso em 20/05/ RedeJovem/home.htm?user=author# RedeJovem/home.htm?user=author#

48 RS quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações V SOBRE PROJETOS DE AID - Acesso em 19/05/06 infoinclusao/infoinclusao/index2.shtml?conds%5B0%5D%5Bvalu e%5D=1&conds%5B0%5D%5Boperator%5D=%3D&conds%5B0 %5D%5Bunspecified....1%5D=1&sort%5B0%5D%5Bheadline %5D=a&listlen=5&no_scr=1&slices%5B0%5D=1da8dd5f76d8e2 e82bed aed8&slices%5B1%5D=8c842b64739d a760b129c8c&slices%5B2%5D=28c0788efe23f406d0fb3502b 147f3e7&slices%5B3%5D=6daee894c a4d2eb10223aa d9&slices%5B4%5D=632405f40becd15bd749ce5f4721c0c3&slic es%5B5%5D=1ca73cde df9c923124b0360b4&slices%5B 6%5D=b086b923a cc750e201fe2eed infoinclusao/infoinclusao/index2.shtml?conds%5B0%5D%5Bvalu e%5D=1&conds%5B0%5D%5Boperator%5D=%3D&conds%5B0 %5D%5Bunspecified....1%5D=1&sort%5B0%5D%5Bheadline %5D=a&listlen=5&no_scr=1&slices%5B0%5D=1da8dd5f76d8e2 e82bed aed8&slices%5B1%5D=8c842b64739d a760b129c8c&slices%5B2%5D=28c0788efe23f406d0fb3502b 147f3e7&slices%5B3%5D=6daee894c a4d2eb10223aa d9&slices%5B4%5D=632405f40becd15bd749ce5f4721c0c3&slic es%5B5%5D=1ca73cde df9c923124b0360b4&slices%5B 6%5D=b086b923a cc750e201fe2eed 0-%20AndreLemos-LeonardoCosta.pdf 0-%20AndreLemos-LeonardoCosta.pdf

49 RS quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações VI TEXTOS E TEÓRICOS - Acesso em 18/05/06 evy/educacaocyber.html evy/educacaocyber.html A Cartografia dos Saberes pdf 37.pdf


Carregar ppt "RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google