A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?"— Transcrição da apresentação:

1

2 RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?

3 RS2006 - quer uma cópia? AID, SL e Educação ESTRUTURA @ Era uma vez... @ Exercício I - Figuras @ Relembrando conceitos @ Teorias, contra-teorias e argumentações @ Palestra O que é inclusão social? E inclusão digital? Convidado: Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho @ Tipos de inclusão digital @ Reflexões sobre conceitos relembrados, teorias, conra-teorias e argumentações x Alfabetização e inclusão digital @ Exercício II – leitura conjunta/reflexiva @ AID – reflexões sobre a realidade @ TIC e AID – dados atuais Outras informações e tabelas Falando de TIC Falando de usuários @ Palestra SL e Educação – o que é SL? Convidado: Prof. João Mendes @ O que é o SL – diferenças conceituais com relação ao SP @ O que é o SL – diferenças práticas com relação ao SP @ SL - possibilidades de aplicação na educação @ Bibliografia, referências e indicações

4 RS2006 - quer uma cópia? Era uma vez...

5 RS2006 - quer uma cópia? Era uma vez... I O que é a caverna? Que são as sombras das estatuetas? Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O que é a luz exterior do sol? O que é o mundo exterior? Qual o instrumento que liberta o prisioneiro e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? O que é a visão do mundo real iluminado? Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o liberto?

6 RS2006 - quer uma cópia? Relembrando conceitos I Alfabetização ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras

7 RS2006 - quer uma cópia? Relembrando conceitos II Letramento conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito, processo

8 RS2006 - quer uma cópia? Relembrando conceitos III Tecnicismo (que vem de tecnicista) conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência, maneira de tratar detalhes técnicos

9 RS2006 - quer uma cópia? Relembrando conceitos IV Informação (enquanto dado) elemento ou sistema capaz de ser transmitido por um sinal ou combinação de sinais pertencentes a um repertório finito, comunicação ou recepção de um conhecimento ou juízo

10 RS2006 - quer uma cópia? Relembrando conceitos V Conhecimento (enquanto significado) ato ou efeito de conhecer, realizado por meio da razão e/ou da experiência; ato ou efeito de apreender intelectualmente, de perceber um fato ou uma verdade......noção que cada um tem de sua própria existência... e das coisas, fatos do dia-a-dia; consciência, lucidez...

11 RS2006 - quer uma cópia? Relembrando conceitos VI Conhecimento (enquanto significado)... procedimento compreensivo por meio do qual o pensamento captura representativamente um objeto qualquer...... apreensão intelectual das essências eternas e imutáveis de todas as coisas, para além de suas aparências sensíveis

12 RS2006 - quer uma cópia? Relembrando conceitos VII Pertencimento Pertencimento vem de pertença; qualquer coisa que, por disposição de lei ou destinação natural, encontra-se ligada ao uso de outra, privilégio, atribuição, prerrogativa domínio exclusivo sobre alguma coisa; propriedade.

13 RS2006 - quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações I Pierre Lévy o principal obstáculo à participação não é a falta de computador, mas sim o analfabetismo e a falta de recursos culturais não basta estar na frente de uma tela, munido de todas as interfaces amigáveis que se possa pensar, para superar uma situação de inferioridade

14 RS2006 - quer uma cópia? Tarapanoff, Suaiden e Oliveira o maior problema da inclusão digital não é a falta de computadores, mas o analfabetismo em informação. Buzato pessoas alfabetizadas não são necessariamente letradas... muitas pessoas não aprenderam a construir uma argumentação... essa competência ele denomina letramento,... se constrói na prática social, e não na aprendizagem do código por si. Teorias, contra-teorias e argumentações II

15 RS2006 - quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações III Conceitos de letramento digital habilidade para construir sentido, capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informação eletrônica saber utilizar as TICs,... e com isso mudar o estoque cognitivo e a consciência crítica e agir de forma positiva na vida pessoal e coletiva

16 RS2006 - quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações IV O lado de lá? Castells - o desenvolvimento de novas tecnologias da informação é tentativa da antiga sociedade de reaparelhar-se com o uso do poder da tecnologia para servir à tecnologia do poder

17 RS2006 - quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações V O lado de lá? Dupas - o progresso técnico é uma exigência inalienável do capital e uma de suas fatalidades... não se trata de ir contra o desenvolvimento tecnológico com posições reacionárias, isto é, com uma tecnofobia, mas sim perceber a importância da tecnologia se submeter a uma ética que seja libertadora, que busque o bem estar de toda a população, sem estar apenas a serviço de uma minoria.

18 RS2006 - quer uma cópia? Teorias, contra-teorias e argumentações VI O lado de lá? Postman - tecnologia do computador serviu para fortalecer o domínio do tecnopólio, levando as pessoas a acreditarem que inovação tecnológica é sinônimo de progresso humano.

19 RS2006 - quer uma cópia? O QUE É INCLUSÃO SOCIAL? E INCLUSÃO DIGITAL? I Convidado Especial Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho, docente e pesquisador do: CEATEC - Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Coordenador da CED - Coordenadoria de Ensino a Distância da PUC- Campinas.

20 RS2006 - quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL I Inclusão digital Espontânea Acesso e uso das TICs em que os cidadãos estão imersos com a entrada da sociedade na era da informação, tendo ou não formação para tal uso. Exemplos: uso de caixas eletrônicos de bancos, cartões de crédito com chips, smart cards, telefones celulares.

21 RS2006 - quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL II Inclusão digital Induzida Projetos induzidos de inclusão às tecnologias eletrônicas e às redes de computadores executados por empresas privadas, instituições governamentais e/ou não governamentais.

22 RS2006 - quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL III Técnica - Destreza no manuseio do computador, dos principais softwares e do acesso à Internet. Estímulo do capital técnico. Econômica - capacidade financeira em adquirir e manter computadores e custeio para acesso à rede e softwares básicos. Reforço dos quatro capitais (técnico, social, cultural, intelectual). Categorias de Inclusão Digital Induzida:

23 RS2006 - quer uma cópia? TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL IV Categorias de Inclusão Digital Induzida: Cognitiva – autonomia e independência no uso complexo das TICs. Visão crítica dos meios, estímulo dos capitais cultural, social e intelectual. Prática social transformadora e consciente. Capacidade de compreender os desafios da sociedade contemporânea.

24 RS2006 - quer uma cópia? Conceitos relembrados X AID I Analfabetos por não saber ler e escrever; analfabetos por não saber outra língua e agora analfabetos digitais. Será que existe relação entre a exclusão digital e a estratificação social? Será que criamos um novo dispositivo para reproduzir a dominação e a desigualdade social?

25 RS2006 - quer uma cópia? Conceitos relembrados X AID II A alfabetização (formal e/ou digital) nos moldes hoje praticados, permite a apropriação criativa? Educação com computadores ou educação sobre computadores?

26 RS2006 - quer uma cópia? Conceitos relembrados X AID III Palavra da moda: EMPODERAMENTO – se eu empodero é por pressupor: Não existe poder em quem eu empodero Eu sou detentor do poder

27 RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital I Expectativas, necessidades, demandas e realidade O que o povo quer – capacitar-se para o mercado de trabalho O que o povo precisa – capacitar-se para empregabilidade (EMPREGABILIDADE = CAPACITAR-SE PARA POSSIBILIDADES)

28 RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital II A realidade prática O mercado e as instituições, atuam de acordo com a qualidade que acham pertinente, realizando o que o povo quer e/ou a sociedade/sistema demanda O mercado faz uso da mídia para formar opinião e seduzir/induzir/criar necessidades e realidades, formando assim, uma roda sem fim... A sociedade é constituída pelos indivíduos que são socializados através do convívio em sociedade...

29 RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital III A formação dos educadores os educadores da área de TIC - técnicos os educadores da educação formal versus a TIC - não técnicos

30 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais I Mapa da Exclusão Digital – Bahia http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusa o/apresentacao/Localizador_mapas.htm http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusa o/apresentacao/Localizador_mapas.htm

31 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais II Ranking dos Incluídos Digitais – Municípios Brasil POSIÇÃOMUNICÍPIOESTADO 1 São Caetano do Sul SP 2NiteróiRJ 3FlorianópolisSC 128SalvadorBA 144 Lauro de Freitas BA 648ItabunaBA 5084 (Último do ranking) América Dourada BA

32 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais III TIC Domicílios 2005 e Ibope/NetRatings - tabelas HOSTS NO BRASIL - HOST = Computador ligado à Internet. Também chamado de servidor ou nó. EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE HOSTS DO BRASIL Fonte: Network WizardsNetwork Wizards 199819992000200120022003200420052006 Janeiro 117.200215.086446.444876.5961.644.5752.237.5273.163.3493.934.5775.094.730 Julho 163.890310.138662.9101.025.0671.988.321--3.485.7734.392.693

33 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais IV HOSTS NA AMÉRICA DO SUL Fonte: Network Wizards 2006Network Wizards PaísJulho 05 1ºBrasil (.br)5.094.730 2ºArgentina (.ar)1.464.719 3ºColômbia (.co)462.420 4ºChile (.cl)440.585 5ºPeru (.pe)263.786 6ºUruguai (.uy)125.775 7ºVenezuela (.ve)47.614 8ºEquador (.ec)17.701 9ºBolívia (.bo)16.274 10ºParaguai (.py)10.840

34 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais IV HOSTS NO MUNDO POSIÇÃO DOS PAÍSES POR NÚMERO DE HOSTS Fonte: Network Wizards 2006Network Wizards PaísJaneiro 06 1ºEstados Unidos*257.273.594 2ºJapão (.jp)24.903.795 3ºItália (.it)11.222.960 4ºAlemanha (.de)9.852.798 5ºHolanda (.nl)7.258.159 6ºFrança (.fr)6.863.156 7ºAustrália (.au)6.039.486 8ºReino Unido (.uk)5.778.422 9º Brasil (.br)5.094.730 30ºSingapura (.sg)804.262

35 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais V EVOLUÇÃO DA POSIÇÃO DO NÚMERO DE HOSTS DO BRASIL EM RELAÇÃO AO MUNDO

36 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VI PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS QUE POSSUEM EQUIPAMENTOS TIC Percentual sobre o total da população*

37 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VII OUTRAS INFORMAÇÕES / TABELAS: FALANDO DE TIC A1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS QUE POSSUEM EQUIPAMENTOS TIC Percentual sobre o total de domicílios* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-geral-01.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-geral-01.htm B1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM COMPUTADOR Percentual sobre o total de domicílios* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-comp-01.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-comp-01.htm C1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM INTERNET Percentual sobre o total de domicílios* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-int-01.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-int-01.htm C9 - BARREIRAS AO ACESSO À INTERNET EM CASA, POR REGIÃO DO PAÍS Percentual sobre quem não acessou a internet no próprio domicílio* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-int-08.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-int-08.htm C10 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERNET, POR REGIÃO DO PAÍS Percentual sobre usuários de internet* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-int-09.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-int-09.htm

38 RS2006 - quer uma cópia? TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VIII FALANDO DOS USUÁRIOS H1 - PROPORÇÃO DE INDVÍDUOS QUE REALIZARAM CURSOS* DE INFORMÁTICA Percentual sobre o total da população** http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-01.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-01.htm H2 - HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DO COMPUTADOR Percentual sobre o total da população* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-02.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-02.htm H3 - HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DA INTERNET Percentual sobre o total da população* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-03.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-03.htm H4 - FORMA DE OBTENÇÃO DAS HABILIDADES PARA USO DE INTERNET E COMPUTADOR Percentual sobre o total da população* http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-04.htm http://www.nic.br/indicadores/usuarios/rel-habil-04.htm

39 RS2006 - quer uma cópia? Software Livre e educação – o que é SL Convidado Especial Prof. João Mendes Consultor Técnico do Colégio Dante Alighieri

40 RS2006 - quer uma cópia? Software Livre e educação I O que é o SL – diferenças conceituais com relação ao SP Sistema operacional e pacote de aplicativos estruturados de forma colaborativa Linux = Windows e Open Office = Office? A multiplicidade de opções do SL

41 RS2006 - quer uma cópia? O que é o SL – diferenças práticas com relação ao SP A questão da interatividade / interface com o usuário – a maior dificuldade para o usuário final já alfabetizado digitalmente ou não, é com relação à interface apresentada pelo Linux e Open Office A multiplicidade de opções do SL - fomos acostumados a não pensar... a não escolher... a receber pronto...não fazemos as conexões mentais necessárias... Software Livre e educação II

42 RS2006 - quer uma cópia? Software Livre e educação - III Possibilidades de aplicação na educação A essência do SL – colaboração e partilha – é a essência do processo educativo (teoricamente = ao ideal do processo educativo) Em função da questão $ (baixo custo para aquisição) pode permitir o acesso a um maior número de indivíduos

43 RS2006 - quer uma cópia? F I M

44 RS2006 - quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações I brasil@povo.com – bernardo sorj brasil@povo.com UOL Educação – Dicionário on-line Brasil Eficiente Brasil Cidadão – A Tecnologia a serviço da justiça social – Rosa Lima http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/caverna. htm - acesso abril/06 http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/caverna. htm http://br.geocities.com/perseuscm/mitodacaverna.htm l - acesso abril/06 http://br.geocities.com/perseuscm/mitodacaverna.htm l http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx? codigo=796 – acesso abril/06 http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx? codigo=796

45 RS2006 - quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações II IMAGENS – Acesso no período de 18/05 à 30/05/06 http://images.google.com/ SOBRE ACESSIBILIDADE - Acesso em 21/05/06 http://www.acessobrasil.org.br/ SOBRE SOFTWARE LIVRE - Acesso em 21/05/06 http://www.softwarelivre.gov.br/ http://www.idbrasil.gov.br/docs_telecentro/docs_telecentro/sw_liv re http://www.idbrasil.gov.br/docs_telecentro/docs_telecentro/sw_liv re http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL http://www.lidec.futuro.usp.br/artigo_richard_stallman.php?id_con teudo=6240 http://www.lidec.futuro.usp.br/artigo_richard_stallman.php?id_con teudo=6240 http://br-linux.org/ http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/educacao.php

46 RS2006 - quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações III PROJETOS DE AID - Acesso em 20/05/06 http://www.multimeios.ufc.br/crid/ http://www.acessasp.sp.gov.br/html/index.php http://www.lidec.futuro.usp.br/index.php http://www.tele-centros.org/paginas/inicio.php http://www.risolidaria.org.br/index.jsp http://www.kidlink.org/portuguese/general/intro.html http://www.educarede.org.br/educa/ http://www.computerclubhouse.org/sattext.rhtml http://www.telefonica.com.br/internas/inclusao.shtml http://www.resol.org.br/?system=news&eid=152

47 RS2006 - quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações IV PROJETOS DE AID - Acesso em 20/05/06 http://www.identidadedigital.ba.gov.br/index.php/pid/inclusaodigital http://www.telecentros.sp.gov.br http://www.tid.org.br/apc-aa-tid/home/index.shtml http://www.idbrasil.gov.br http://www.cdi.org.br http://www.softwarelivre.gov.br http://www.intel.com/portugues/intel/intelbrasil/intelbrasil_4.htm http://www.intel.com/portugues/intel/intelbrasil/intelbrasil_5.htm http://publique.redejovem.org.br/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/ RedeJovem/home.htm?user=author# http://publique.redejovem.org.br/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/ RedeJovem/home.htm?user=author# http://www.comunidadedigitaltelemar.org.br/ http://www.programaparaofuturo.org.br/ http://www.sampa.org.br

48 RS2006 - quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações V SOBRE PROJETOS DE AID - Acesso em 19/05/06 http://www.oppi.org.br/apc-aa- infoinclusao/infoinclusao/index2.shtml?conds%5B0%5D%5Bvalu e%5D=1&conds%5B0%5D%5Boperator%5D=%3D&conds%5B0 %5D%5Bunspecified....1%5D=1&sort%5B0%5D%5Bheadline.......%5D=a&listlen=5&no_scr=1&slices%5B0%5D=1da8dd5f76d8e2 e82bed05759360aed8&slices%5B1%5D=8c842b64739d3765371 70a760b129c8c&slices%5B2%5D=28c0788efe23f406d0fb3502b 147f3e7&slices%5B3%5D=6daee894c18495819a4d2eb10223aa d9&slices%5B4%5D=632405f40becd15bd749ce5f4721c0c3&slic es%5B5%5D=1ca73cde7563648df9c923124b0360b4&slices%5B 6%5D=b086b923a61775308cc750e201fe2eed http://www.oppi.org.br/apc-aa- infoinclusao/infoinclusao/index2.shtml?conds%5B0%5D%5Bvalu e%5D=1&conds%5B0%5D%5Boperator%5D=%3D&conds%5B0 %5D%5Bunspecified....1%5D=1&sort%5B0%5D%5Bheadline.......%5D=a&listlen=5&no_scr=1&slices%5B0%5D=1da8dd5f76d8e2 e82bed05759360aed8&slices%5B1%5D=8c842b64739d3765371 70a760b129c8c&slices%5B2%5D=28c0788efe23f406d0fb3502b 147f3e7&slices%5B3%5D=6daee894c18495819a4d2eb10223aa d9&slices%5B4%5D=632405f40becd15bd749ce5f4721c0c3&slic es%5B5%5D=1ca73cde7563648df9c923124b0360b4&slices%5B 6%5D=b086b923a61775308cc750e201fe2eed http://dici.ibict.br/archive/00000521/ http://www.eptic.com.br/portugues/Revista%20EPTIC%20VIII%2 0-%20AndreLemos-LeonardoCosta.pdf http://www.eptic.com.br/portugues/Revista%20EPTIC%20VIII%2 0-%20AndreLemos-LeonardoCosta.pdf http://www.comcat.org/ http://www.cidade.usp.br/gmd/ http://www.comciencia.br/reportagens/socinfo/info17.htm http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL/OQueEInclusaoDigital http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2443

49 RS2006 - quer uma cópia? Bibliografia, Referências e Indicações VI TEXTOS E TEÓRICOS - Acesso em 18/05/06 http://www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/paradigmas/pierrel evy/educacaocyber.html http://www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/paradigmas/pierrel evy/educacaocyber.html http://www.cti.furg.br/~marcia/levy1.htm http://www.compsociedade.hpg.ig.com.br/pierre/pierre.htm http://www.nova-e.inf.br/nomes/pierrelevy.htm http://www.ddic.com.br/arquivos1.php - A Cartografia dos Saberes http://www.ddic.com.br/arquivos1.php http://www.icoletiva.com.br/icoletiva/secao.asp?tipo=editorial&id= 9 http://www.icoletiva.com.br/icoletiva/secao.asp?tipo=editorial&id= 9 http://www.eca.usp.br/nucleos/nce/perfil_margari.html http://www.unidavi.edu.br/~afischer/content/2002-Sep-27_19-57- 37.pdf http://www.unidavi.edu.br/~afischer/content/2002-Sep-27_19-57- 37.pdf


Carregar ppt "RS2006 - quer uma cópia? Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação Transformação ou reafirmação ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google