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PublicouNatan Renta Alterado mais de 10 anos atrás
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FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana
Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR
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SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
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SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
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VISÃO DE FUTURO REDE DE SIMULAÇÃO
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LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ
VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ
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LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ
VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ
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VISÃO DE FUTURO PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS
ÁREAS OPERACIONAIS - 05 REDE ESTRUTURAL CORREDORES TERMINAIS E ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO
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SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
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ESTRATÉGIAS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006
PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006 PRIMEIRAS INTERVENÇÕES 5 ANOS
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ESTRATÉGIAS O TRANSFOR, trata-se de uma ação governamental da Prefeitura de Fortaleza que compreenderá a execução de diversas obras civis e viárias para a melhoria da eficiência do transporte público coletivo através de sua priorização física no espaço viário.
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- 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias;
ESTRATÉGIAS Serão construídos: - 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias; - 23 km de restaurações de vias. Total: 82 km de melhoramentos viários.
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Também serão construídos: - 30 km de ciclovias;
ESTRATÉGIAS Também serão construídos: - 30 km de ciclovias; - ampliação de 4 terminais de integração: - Antônio Bezerra, - Papicu, - Parangaba e, - Siqueira.
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PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS
ESTRATÉGIAS PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS
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Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte Perspectiva
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Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
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ESTRATÉGIAS Ônibus Articulados
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PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR:
ESTRATÉGIAS PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR: LPI No. 001/07 – LANÇADO EM 29/AGOSTO/2007 Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Alargamentos e Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Corredor Sen. Fernandes Távora/Expedicionários (2ª etapa de obras) Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras)
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Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales
ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Características técnicas: Extensão: 17,4 km Ciclovia: 4,8 km Terminais: Antônio Bezerra e Papicu Pontos de Parada: 45 Semáforos CTAFOR: 35 Câmeras CFTV: 3 Transposições em Desnível: Eng° Santana Jr. x Pe. Antônio Tomás (trincheira) Eng° Santana Jr. x Antônio Sales (viaduto) Humberto Monte x Bezerra de Menezes (trincheira) 7 passarelas integradas com pontos de parada
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Av. Bezerra de Menezes Situação Atual
ESTRATÉGIAS Av. Bezerra de Menezes Situação Atual
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Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales
ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (Av. Bezerra de Menezes)
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Ampliação Terminal Antônio Bezerra
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra
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Ampliação Terminal Antônio Bezerra
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra
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Ampliação Terminal Papicu
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu
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Ampliação Terminal Papicu
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu
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Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
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(1ª etapa de obras: Lote 2)
ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 14 km Ciclovia: 14 km Vias: Sargento Hermínio, Padre Pedro de Alencar, Lauro Vieira Chaves, Humberto Monte/ Rua José Façanha/ Rua Des. Praxedes e Dr. Theberge Viadutos Rodoviários e Ferroviários: Viaduto Rodoviário sobre a Humberto Monte (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a Humberto Monte (METROFOR) Viaduto Rodoviário sobre a José Façanha (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a José Façanha (METROFOR)
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ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários
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Av. Sargento Hermínio Situação Atual
ESTRATÉGIAS Av. Sargento Hermínio Situação Atual
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AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA)
ESTRATÉGIAS AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA
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(1ª etapa de obras: Lote 2)
ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 23 km Vias: Visc. do Rio Branco, Capitão Gustavo/ Ildefonso Albano, João Cordeiro, Mons. Dantas/ São Paulo, Duque de Caxias, Jovita Feitosa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Luciano Carneiro, Humberto Monte, Costa Barros e Br. do Rio Branco
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ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias
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AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL
ESTRATÉGIAS AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL
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Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários
ESTRATÉGIAS Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários (2ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 15,6 km Ciclovia: 4,2 km Terminal: Parangaba Pontos de Parada: 48 Semáforos CTAFOR: 45 Câmeras CFTV: 1 Painéis PMV´s: 1 Obras D’Arte: Osório de Paiva x Eduardo Perdigão (trincheira) XV de Novembro x Sen. Carlos Jereissati (viaduto)
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R. Germano Frank Situação Atual
ESTRATÉGIAS R. Germano Frank Situação Atual
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R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA)
ESTRATÉGIAS R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA
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Novo Terminal Parangaba
ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba
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Novo Terminal Parangaba
ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba
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Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
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Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos
ESTRATÉGIAS Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 11,6 km Ciclovia: 6,8 km Terminal: Siqueira Estações intermediárias: 36 Semáforos CTAFOR: 42 Câmeras CFTV: 1
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Av. Augusto dos Anjos Situação Atual
ESTRATÉGIAS Av. Augusto dos Anjos Situação Atual
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AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA)
ESTRATÉGIAS AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA)
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Ampliação do Terminal Siqueira
ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira
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Ampliação do Terminal Siqueira
ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira
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Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
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ESTRATÉGIAS Central de Controle
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ESTRATÉGIAS Sistema SCOOT
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ESTRATÉGIAS
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ESTRATÉGIAS Câmeras CFTV
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ESTRATÉGIAS
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ESTRATÉGIAS PMV’s
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ESTRATÉGIAS
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Categorias de investimento
ESTRATÉGIAS Categorias de investimento 1. Engenharia e administração: US$3,90mi 2. Custos diretos: US$82,80mi 3. Fortalecimento institucional: US$4,38mi 4. Despesas concorrentes: US$38,45mi 5. Gastos financeiros: US$12,47mi Total: US$ 142,00mi
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$ Investimento total Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID
ESTRATÉGIAS Investimento total US$142,00mi Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID US$85,20mi (60%) Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF US$56,80mi (40%)
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SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
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INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
HISTÓRICO... - CF de 1967 RMs na organização territorial GF cria 9 RMs (SP, RJ, SA, BH, FO, CR, RE, PA, BE) - CF de 1988 GF delega competência aos Estados Criadas: Brasil, Campinas, Natal, Londrina, Baixada Santista, Florianópolis, Vitória, Joinvile, Marília, Vale do Aço e Vale do Itajaí. IPEA/IBGE/NESUR (UNICAMP) 49 unidades territoriais (75 milhões de hab. – 60% Pop. Urbana – 47% Pop. Brasil) Objetivo de integrar o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum - LC No. 18/99 Cria a RM de Fortaleza – 13 Municípios
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INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES - Multiplicidade de Gestores - Questões Centrais captação de recursos política tarifária fixação de itinerários gestão de tarifas integradas - Problemas Latentes itinerários sobrepostos desarticulação de políticas e calendários de reajustes tarifários integração dificultada pela diversidade das normas legais
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INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES Exemplos Nacionais e Internacionais RM de Curitiba RM de Belo Horizonte RM de Recife RM de Goiânia Nova Iorque Paris Madri
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INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
Linha Sul (15 estações) João Felipe (subterrânea) Lagoinha (subterrânea) São Benedito (subterrânea) Benfica (subterrânea) Padre Cícero (superfície) Porangabussu (superfície) Couto Fernandes (superfície) Montese (elevada) Parangaba (elevada) Vila Pery (superfície) Manoel Sátiro (superfície) Mondubim (superfície) Conj. Esperança (superfície) Aracapé (superfície) Alto Alegre (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)
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INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
Linha Oeste (10 estações) Tirol (superfície) Francisco Sá (superfície) Álvaro Weyne (superfície) Floresta (superfície) Padre Andrade (superfície) Antônio Bezerra (superfície) São Miguel (superfície) Parque Albano (superfície) Conj. Ceará (superfície) Jurema (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)
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INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
RESUMO HISTÓRICO… COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS – METROFOR SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES - SIT/FOR (1992/1995) ESTUDOS DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA – (2002/2004) PROGRAMA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA TRANSFOR ESTUDO DE ACESSIBILIDADE ÀS ESTAÇÕES DO METROFOR – 2005/06 PROTOCOLO DE ENTENDIMENTO – TRANSFOR/METROFOR – 2006 INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO SIT/FOR – 2007 GRUPOS DE TRABALHO (AÇÕES) – PMF/GOVERNO/ATORES
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FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana
Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR
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