A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana"— Transcrição da apresentação:

1 FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana
Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR

2 SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

3 SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

4 VISÃO DE FUTURO REDE DE SIMULAÇÃO

5 LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ
VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ

6 LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ
VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ

7 VISÃO DE FUTURO PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS
ÁREAS OPERACIONAIS - 05 REDE ESTRUTURAL CORREDORES TERMINAIS E ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO

8 SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

9 ESTRATÉGIAS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006
PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006 PRIMEIRAS INTERVENÇÕES 5 ANOS

10 ESTRATÉGIAS O TRANSFOR, trata-se de uma ação governamental da Prefeitura de Fortaleza que compreenderá a execução de diversas obras civis e viárias para a melhoria da eficiência do transporte público coletivo através de sua priorização física no espaço viário.

11 - 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias;
ESTRATÉGIAS Serão construídos: - 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias; - 23 km de restaurações de vias. Total: 82 km de melhoramentos viários.

12 Também serão construídos: - 30 km de ciclovias;
ESTRATÉGIAS Também serão construídos: - 30 km de ciclovias; - ampliação de 4 terminais de integração: - Antônio Bezerra, - Papicu, - Parangaba e, - Siqueira.

13 PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS
ESTRATÉGIAS PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS

14 Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte Perspectiva

15 Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

16 ESTRATÉGIAS Ônibus Articulados

17 PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR:
ESTRATÉGIAS PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR: LPI No. 001/07 – LANÇADO EM 29/AGOSTO/2007 Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Alargamentos e Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Corredor Sen. Fernandes Távora/Expedicionários (2ª etapa de obras) Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras)

18 Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales
ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Características técnicas: Extensão: 17,4 km Ciclovia: 4,8 km Terminais: Antônio Bezerra e Papicu Pontos de Parada: 45 Semáforos CTAFOR: 35 Câmeras CFTV: 3 Transposições em Desnível: Eng° Santana Jr. x Pe. Antônio Tomás (trincheira) Eng° Santana Jr. x Antônio Sales (viaduto) Humberto Monte x Bezerra de Menezes (trincheira) 7 passarelas integradas com pontos de parada

19 Av. Bezerra de Menezes Situação Atual
ESTRATÉGIAS Av. Bezerra de Menezes Situação Atual

20 Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales
ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (Av. Bezerra de Menezes)

21 Ampliação Terminal Antônio Bezerra
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra

22 Ampliação Terminal Antônio Bezerra
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra

23 Ampliação Terminal Papicu
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu

24 Ampliação Terminal Papicu
ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu

25 Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

26 (1ª etapa de obras: Lote 2)
ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 14 km Ciclovia: 14 km Vias: Sargento Hermínio, Padre Pedro de Alencar, Lauro Vieira Chaves, Humberto Monte/ Rua José Façanha/ Rua Des. Praxedes e Dr. Theberge Viadutos Rodoviários e Ferroviários: Viaduto Rodoviário sobre a Humberto Monte (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a Humberto Monte (METROFOR) Viaduto Rodoviário sobre a José Façanha (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a José Façanha (METROFOR)

27 ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários

28 Av. Sargento Hermínio Situação Atual
ESTRATÉGIAS Av. Sargento Hermínio Situação Atual

29 AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA)
ESTRATÉGIAS AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA

30 (1ª etapa de obras: Lote 2)
ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 23 km Vias: Visc. do Rio Branco, Capitão Gustavo/ Ildefonso Albano, João Cordeiro, Mons. Dantas/ São Paulo, Duque de Caxias, Jovita Feitosa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Luciano Carneiro, Humberto Monte, Costa Barros e Br. do Rio Branco

31 ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias

32 AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL
ESTRATÉGIAS AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL

33 Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários
ESTRATÉGIAS Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários (2ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 15,6 km Ciclovia: 4,2 km Terminal: Parangaba Pontos de Parada: 48 Semáforos CTAFOR: 45 Câmeras CFTV: 1 Painéis PMV´s: 1 Obras D’Arte: Osório de Paiva x Eduardo Perdigão (trincheira) XV de Novembro x Sen. Carlos Jereissati (viaduto)

34 R. Germano Frank Situação Atual
ESTRATÉGIAS R. Germano Frank Situação Atual

35 R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA)
ESTRATÉGIAS R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA

36 Novo Terminal Parangaba
ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba

37 Novo Terminal Parangaba
ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba

38 Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

39 Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos
ESTRATÉGIAS Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 11,6 km Ciclovia: 6,8 km Terminal: Siqueira Estações intermediárias: 36 Semáforos CTAFOR: 42 Câmeras CFTV: 1

40 Av. Augusto dos Anjos Situação Atual
ESTRATÉGIAS Av. Augusto dos Anjos Situação Atual

41 AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA)
ESTRATÉGIAS AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA)

42 Ampliação do Terminal Siqueira
ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira

43 Ampliação do Terminal Siqueira
ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira

44 Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

45 ESTRATÉGIAS Central de Controle

46 ESTRATÉGIAS Sistema SCOOT

47 ESTRATÉGIAS

48 ESTRATÉGIAS Câmeras CFTV

49 ESTRATÉGIAS

50 ESTRATÉGIAS PMV’s

51 ESTRATÉGIAS

52 Categorias de investimento
ESTRATÉGIAS Categorias de investimento 1. Engenharia e administração: US$3,90mi 2. Custos diretos: US$82,80mi 3. Fortalecimento institucional: US$4,38mi 4. Despesas concorrentes: US$38,45mi 5. Gastos financeiros: US$12,47mi Total: US$ 142,00mi

53 $ Investimento total Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID
ESTRATÉGIAS Investimento total US$142,00mi Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID US$85,20mi (60%) Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF US$56,80mi (40%)

54 SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

55 INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
HISTÓRICO... - CF de 1967 RMs na organização territorial GF cria 9 RMs (SP, RJ, SA, BH, FO, CR, RE, PA, BE) - CF de 1988 GF delega competência aos Estados Criadas: Brasil, Campinas, Natal, Londrina, Baixada Santista, Florianópolis, Vitória, Joinvile, Marília, Vale do Aço e Vale do Itajaí. IPEA/IBGE/NESUR (UNICAMP) 49 unidades territoriais (75 milhões de hab. – 60% Pop. Urbana – 47% Pop. Brasil) Objetivo de integrar o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum - LC No. 18/99 Cria a RM de Fortaleza – 13 Municípios

56 INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES - Multiplicidade de Gestores - Questões Centrais captação de recursos política tarifária fixação de itinerários gestão de tarifas integradas - Problemas Latentes itinerários sobrepostos desarticulação de políticas e calendários de reajustes tarifários integração dificultada pela diversidade das normas legais

57 INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES Exemplos Nacionais e Internacionais RM de Curitiba RM de Belo Horizonte RM de Recife RM de Goiânia Nova Iorque Paris Madri

58 INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
Linha Sul (15 estações) João Felipe (subterrânea) Lagoinha (subterrânea) São Benedito (subterrânea) Benfica (subterrânea) Padre Cícero (superfície) Porangabussu (superfície) Couto Fernandes (superfície) Montese (elevada) Parangaba (elevada) Vila Pery (superfície) Manoel Sátiro (superfície) Mondubim (superfície) Conj. Esperança (superfície) Aracapé (superfície) Alto Alegre (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)

59 INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
Linha Oeste (10 estações) Tirol (superfície) Francisco Sá (superfície) Álvaro Weyne (superfície) Floresta (superfície) Padre Andrade (superfície) Antônio Bezerra (superfície) São Miguel (superfície) Parque Albano (superfície) Conj. Ceará (superfície) Jurema (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)

60 INTEGRAÇÃO METROPOLITANA
RESUMO HISTÓRICO… COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS – METROFOR SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES - SIT/FOR (1992/1995) ESTUDOS DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA – (2002/2004) PROGRAMA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA TRANSFOR ESTUDO DE ACESSIBILIDADE ÀS ESTAÇÕES DO METROFOR – 2005/06 PROTOCOLO DE ENTENDIMENTO – TRANSFOR/METROFOR – 2006 INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO SIT/FOR – 2007 GRUPOS DE TRABALHO (AÇÕES) – PMF/GOVERNO/ATORES

61 FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana
Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR


Carregar ppt "FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google