A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPARAÇÕES INTERCULTURAIS Problemas das pesquisas e teorias sobre desenvolvimento humano: Baseiam-se na Classe média da Europa e da América do Norte A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPARAÇÕES INTERCULTURAIS Problemas das pesquisas e teorias sobre desenvolvimento humano: Baseiam-se na Classe média da Europa e da América do Norte A."— Transcrição da apresentação:

1 COMPARAÇÕES INTERCULTURAIS Problemas das pesquisas e teorias sobre desenvolvimento humano: Baseiam-se na Classe média da Europa e da América do Norte A partir disso, fazem excessivas generalizações

2 Vygotsky: líder da abordagem sociocultural, histórico-cultural ou sócio- histórica As crianças são participantes culturais, vivendo em uma determinada comunidade, em uma época específica da história. Psicologia: revelar A CRIANÇA eterna, genérica, universal. Psicologia sócio-histórica: revelar a criança histórica. ESSA CRIANÇA, que nasceu e que se desenvolve NESTAS CONDIÇÕES Abordagem interdisciplinar: Psicologia, Antropologia, História, Sociolingüística, Educação, Sociologia e outros campos. Conceitos Orientadores: Geral: Os seres humanos se desenvolvem por meio de sua participação variável nas atividades socioculturais de suas comunidades, as quais também se transformam.

3 É NECESSÁRIO: Ir além do etnocentrismo. Refletir sobre objetivos diversos do desenvolvimento Reconhecer o valor do conhecimento tanto de membros quanto de não- membros das comunidades culturais. Revisar de forma sistemática e aberta nossas convenções inevitavelmente locais, de modo que elas se tornem mais abrangentes. Evitar no limite máximo os julgamentos de valor. Usar julgamentos informados pelo significado das ações das pessoas dentro dos objetivos e práticas de sua própria comunidade.

4 O DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO TRANSFORMAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CULTURAIS Desenvolvimento: processo pelo qual as pessoas se transformam por meio de sua participação contínua em atividades culturais. Estas participações, por sua vez, contribuem para as transformações nas comunidades culturais com o passar das gerações. comunidades culturais pessoas

5 Pesquisas Interculturais das décadas de 60, 70 Metodologia: aplicação de testes de desenvolvimento cognitivo infantil em pessoas de outras culturas. Dilema Testes Baixo desempenho X habilidades de raciocínio ou Situações cotidianas habilidades de memorização e cognitivas excepcionais.


Carregar ppt "COMPARAÇÕES INTERCULTURAIS Problemas das pesquisas e teorias sobre desenvolvimento humano: Baseiam-se na Classe média da Europa e da América do Norte A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google