A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto 2: A função social da avaliação escolar Parte um: a trajetória da avaliação educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto 2: A função social da avaliação escolar Parte um: a trajetória da avaliação educacional."— Transcrição da apresentação:

1 Texto 2: A função social da avaliação escolar Parte um: a trajetória da avaliação educacional

2 Século XX: quatro fases preponderantes 1.Fase da mensuração. 2.Fase da avaliação por objetivos. 3.Fase do juízo de valor. 4.Fase democratizante.

3 Fase da mensuração Décadas 10 a 40. Avaliar = mensurar. Foco no indivíduo e no inatismo Mensurar as características (QI, personalidade, aptidões, temperamento, etc.) e as capacidades (potencialidades) inatas do aluno. Testes Psicométricos.

4 Alguns tipos de Testes Psicométricos Testes de Aptidão: verbal, numérica, espacial e lógica. Testes de QI: médio (91 – 110), infradotação ( 127). Testes de personalidade: inibição, extroversão, colérica, sensível, patológica, etc. Inventários de interesses: talentos vocacionais.

5 Fase da avaliação por objetivo Desempenho escolar Escala Classificatória Objetivos Educacionais – cognitivos, afetivos e psicomotores - (expressos em comportamentos) Identificar os personagens principais e secundários da narrativa. Identificar as idéias implícitas no texto. Correlacionar o texto com o contexto histórico de sua produção Testes Exames Décadas de 50 e 60. Avaliar = descrever para comparar Avaliar no final do processo

6 Fase do juízo de valor Desempenho escolar Avaliar ao longo do processo Objetivos Educacionais Julgamento crítico dos programas educacionais Julgar à luz do contexto sócio-cultural Décadas de 70 e 80. Avaliar = Julgar a própria avaliação Julgar a sociedade capitalista Julgar o olhar do avaliador

7 Fase democratizante Década de 90 e atualmente. Avaliar = emancipar para transformar. Comunidade escolar: protagonista do processo. Metodologia: dialógica, dialética, participativa. Avaliar para transformar os alunos em cidadãos e a sociedade em democracia.


Carregar ppt "Texto 2: A função social da avaliação escolar Parte um: a trajetória da avaliação educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google