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DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA Prof. Eliane Primeiro semestre de 2011.

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1 DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA Prof. Eliane Primeiro semestre de 2011

2 SELEÇÃO DE PRODUTOS E FORNECEDORES A necessidade de seleção e contratação demanda a definição de algumas ações, como: preparar uma solicitação de informação ou levantamento de requisitos e envia-la a um grande numero de fornecedores, (pode ser por e-mail); avaliar as informações recebidas (portfólio) e selecionar um numero limitado de fornecedores - na prática de 3 a 4; marcar uma visita de demosntração do produto (sistema);

3 SELEÇÃO DE PRODUTOS E FORNECEDORES A necessidade de seleção e contratação demanda a definição de algumas ações, como: marcar uma visita de demosntração do produto (sistema); visitar clientes que possuam o sistema funcionando (benchmark); analisar as propostas comerciais e avaliar os requisitos tecnicos de hardware, software, suporte e contrato de manutenção;

4 SELEÇÃO DE PRODUTOS E FORNECEDORES A necessidade de seleção e contratação demanda a definição de algumas ações, como: selecionar a proposta mais adequada e gerar o processo de contratação e aquisição;

5 SELEÇÃO DE PRODUTOS E FORNECEDORES Pontos importantes a serem considerados no contrato Acordo de confidencialidade – o implantador terá acesso a muitas informações estratégicas, é necessário estabelecer as responsabilidades quanto ao uso, guarda e divulgação desautorizada de informações; Direitos a licenças de uso – convém definir no contrato aspectos ligados ao numero de licenças;

6 SELEÇÃO DE PRODUTOS E FORNECEDORES Pontos importantes a serem considerados no contrato Garantias – convém estabelecer um nível mínimo de garantias de resultados; Forma de remuneração – a adoção de esquema de preços fixos ou variáveis pode ter impacto sobre o preço dos trabalhos; Condições de pagamento – sugeridos que os pagamentos sejam associados a eventos bem determinados em relação as fases de implantação;

7 SELEÇÃO DE PRODUTOS E FORNECEDORES Pontos importantes a serem considerados no contrato Reembolso de despesas – assuntos relativamentes simples, como valores de diárias em viagens ou classe de passagens aérias, podem causar os mais diversos atritos, por isso convém estabelecer antecipadamente quais serão os critérios e os limites para reembolso de despesas pessoais. Suporte Tecnico e Manutenção – deve-se prever no contrato a cobertura da empresa contratada para suporte tecnico, manutenção do software e atualizações.

8 FASES DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA Levantamento da situação atual e desejada Configurações Gerais Definição dos processos no sistema Parametrização e carga inicial do sistema Treinamento dos usuários Acompanhamento Produção Fim Início Paralelo

9 FASES DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA 1.Levantamento da situação atual e desejada – nesta fase é realizado o estudo dos processos de negócio da empresa, para que o analista conheça estes processos e visualize como implanta-los, quais funcionalidades serão utilizadas; 2.Configurações gerais – instalação do sistema no servidor e nas estações do cliente, testes e disponibilização. 3.Definição dos processos no sistema – o analista realiza os testes das funcionalidades que serão utilizadas e as apresenta ao usuário, acordando/fechando o processo informatizado;

10 FASES DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA 4. Parametrização e carga inicial do sistema – são realizados os cadastros basicos do sistema e configuração das regras de negócio; 5. Treinamentos dos usuários – são realizados os treinamentos dos usuários que irão utilizar o sistema, por modulo/funcionalidade;

11 FASES DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA 6.Paralelo – caso o cliente possua um outro sistema ou controle (excell, por exemplo), a entrada em produção ocorre com a inserção das informações nos dois sistemas; 7.Acompanhamento da Produção – o sistema entra em produção e os analistas fazem todo o suporte e acompanhamento.

12 FASES DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA Março/2011 Abril/2011Maio/2011Junho/2011 1234123412341234 1. Levantamento Inicial22 1 2. Configurações Gerais1 3. Parametrização e Definição dos Cadastros 222 2 4. Treinamento Usuários/Simulação 21 5. Acompanhamento Paralelo 22 6. Acompanhamento Base Produção 2222 EXEMPLO DE CRONOGRAMA


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