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MAX WEBER (1864/1920) BIBLIOGRAFIA BASICA 1. ANDRADE, Thales. 1. ANDRADE, Thales. O pensamento sociológico de Max Weber. In LEMOS.

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1 MAX WEBER (1864/1920)

2 BIBLIOGRAFIA BASICA 1. ANDRADE, Thales. 1. ANDRADE, Thales. O pensamento sociológico de Max Weber. In LEMOS FILHO, Arnaldo. Sociologia Geral e do Direito. 2ªedição.Campinas: Ed Alinea LEMOS FILHO. Slides

3 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1.COSTA, Cristina. Sociologia,uma introdução à Sociedade.3ªedição.São Paulo: Editora Moderna, ARON, Raymond. As etapas do Pensamento Sociológico. Brasilia, UNB, QUINTANERO, Tania. Um toque de classicos. 2ª edição. Belo-Horizonte: Ed. UFMG, CASTRO, Ana Maria-DIAS, Edmundo.Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro, Ed. Eldorado,1987, 9ªedição.

4 MAX WEBER CONTEXTO HISTÓRICO CONTEXTO HISTÓRICO OBJETO E MÉTODO DA SOCIOLOGIA OBJETO E MÉTODO DA SOCIOLOGIA TIPO IDEAL TIPO IDEAL TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA RELIGIÃO E CAPITALISMO RELIGIÃO E CAPITALISMO CONCLUSÃO CONCLUSÃO

5 ROTEIRO PARA O ESTUDO DE WEBER 1. Introdução: comparação do pensamento alemão(idealismo) com o pensamento francês(positivismo) : livro pg.81/82 – texto da Cristina Costa pg.70/72 – texto de Tânia Quintanero pg. 107/ Introdução: comparação do pensamento alemão(idealismo) com o pensamento francês(positivismo) : livro pg.81/82 – texto da Cristina Costa pg.70/72 – texto de Tânia Quintanero pg. 107/ A Sociologia de Weber 2. A Sociologia de Weber 2.1 Objeto (ação social) e método (compreensão social) da Sociologia. : livro Pg.82/84 ; texto da Cristina Costa pg.72/74; texto de Tânia Quintanero Ação Social(114/115) Método(108/111) 2.1 Objeto (ação social) e método (compreensão social) da Sociologia. : livro Pg.82/84 ; texto da Cristina Costa pg.72/74; texto de Tânia Quintanero Ação Social(114/115) Método(108/111)

6 3 Conceito de Tipo Ideal : livro pg.84 : Cristina Costa pg.74; Quintanero pg.111/113) 3 Conceito de Tipo Ideal : livro pg.84 : Cristina Costa pg.74; Quintanero pg.111/113) 4. Tipologia da Ação Social :livro pg.85; Cristina Costa : não tem; Quintanero pg.116/123) 4. Tipologia da Ação Social :livro pg.85; Cristina Costa : não tem; Quintanero pg.116/123) 5 Tipologia da Dominação Legítima : livro pg.90/94; Cristina Costa : não tem; Quintanero pg.128/130 e 138/140 5 Tipologia da Dominação Legítima : livro pg.90/94; Cristina Costa : não tem; Quintanero pg.128/130 e 138/140 6 Religião e Capitalismo : livro pg.87/90- Cristina Costa pg.75/76; Quintanero pg.134/138 e 141/14 6 Religião e Capitalismo : livro pg.87/90- Cristina Costa pg.75/76; Quintanero pg.134/138 e 141/14

7 MAX WEBER BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA 1. ANDRADE, Thales. O pensamento sociológico de Max Weber. In Lemos Filho, Arnaldo e outros. Sociologia Geral e do Direito. 2ªedição, Campinas: Ed. Alinea, ANDRADE, Thales. O pensamento sociológico de Max Weber. In Lemos Filho, Arnaldo e outros. Sociologia Geral e do Direito. 2ªedição, Campinas: Ed. Alinea, COSTA, Cristina. Sociologia, uma introdução à ciência da sociedade. 2ªedição.São Paulo: Ed.Moderna, COSTA, Cristina. Sociologia, uma introdução à ciência da sociedade. 2ªedição.São Paulo: Ed.Moderna, QUINTANERO, Tania. Um toque de clássicos. 2ªedição. Belo Horizonte Ed. UFMG QUINTANERO, Tania. Um toque de clássicos. 2ªedição. Belo Horizonte Ed. UFMG. 2003

8 1. CONTEXTO HISTÓRICO FRANÇA - ESTADO NACIONAL UNIFICADO - DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO - CIÊNCIAS FISICAS E BIOLÓGICAS - CIÊNCIAS FISICAS E BIOLÓGICAS - UNIVERSALIDADE - UNIVERSALIDADE POSITIVISMO POSITIVISMO CIÊNCIAS HUMANAS = CIÊNCIAS NATURAIS CIÊNCIAS HUMANAS = CIÊNCIAS NATURAIS

9 ALEMANHA - FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA - CAPITALISMO TARDIO - CAPITALISMO TARDIO - CIÊNCIAS HUMANAS - CIÊNCIAS HUMANAS - DIVERSIDADE - DIVERSIDADEIDEALISMO CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS NATURAIS

10 POSITIVISMO - HISTORIA = PROCESSO UNIVERSAL - HISTORIA = PROCESSO UNIVERSAL - GENERALIZAÇÃO – COMPARAÇÃO - GENERALIZAÇÃO – COMPARAÇÃO IDEALISMO - HISTÓRIA = DIVERSIDADE DAS - HISTÓRIA = DIVERSIDADE DAS FORMAÇÕES SOCIAIS FORMAÇÕES SOCIAIS - ESPECIFICIDADE - ESPECIFICIDADE

11 2. OBJETO E MÉTODO DA SOCIOLOGIA OBJETO = AÇÃO SOCIAL A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso. A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso.

12 ELEMENTOS DO CARÁTER SOCIAL DA AÇÃO SOCIAL 1. Levar em consideração o comportamento do outro, ou seja a sua presença. 2. Significação – A ação social deve ter o valor de signo ou de símbolo para o outro (sentido) 3. A conduta de uma pessoa na ação social deve ser influenciada pela percepção que ela tem do significado da ação da outra e de sua própria ação

13 OBJETO DA SOCIOLOGIA OBJETO DA SOCIOLOGIA AÇÃO SOCIAL : o indivíduo que pede uma informação a outro estabelece uma ação social.Ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo,mas tal motivo não é compartilhado AÇÃO SOCIAL : o indivíduo que pede uma informação a outro estabelece uma ação social.Ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo,mas tal motivo não é compartilhado INTERAÇÃO SOCIAL : é uma ação resultante de duas ações. Para que estabeleça uma interação social é preciso que o sentido seja compartilhado. A realização concreta de uma interação vem a ser uma RELAÇÃO SOCIAL. INTERAÇÃO SOCIAL : é uma ação resultante de duas ações. Para que estabeleça uma interação social é preciso que o sentido seja compartilhado. A realização concreta de uma interação vem a ser uma RELAÇÃO SOCIAL.

14 OBJETO DA SOCIOLOGIA A B A B

15 OBJETO DA SOCIOLOGIA OBJETO DA SOCIOLOGIA A B A ---- B SOCIEDADE: UMA TOTALIDADE CONSTITUÍDA DE UMA MULTIPLICIDADE DE INTERAÇÕES SOCIAIS

16 MÉTODO DA SOCIOLOGIA MÉTODO DA SOCIOLOGIA MÉTODO = COMPREENSÃO SOCIAL Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores Descobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar. Descobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar. O sentido é expressão da motivação individual, formulado expressamente ou implícito na sua conduta. Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. O sentido é expressão da motivação individual, formulado expressamente ou implícito na sua conduta. Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores.

17 Cabe ao cientista social captar o sentido produzido pelos diversos atores em todas as suas conseqüências.Estabelecer as conexões entre os motivos e as ações sociais, revelando as diversas instâncias: políticas, econômicas,religiosas. Cabe ao cientista social captar o sentido produzido pelos diversos atores em todas as suas conseqüências.Estabelecer as conexões entre os motivos e as ações sociais, revelando as diversas instâncias: políticas, econômicas,religiosas. Todo ator age guiado por seus motivos, sua cultura, tradição, sendo impossível descartar-se das pré-noções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica.Não há neutralidade científica. Todo ator age guiado por seus motivos, sua cultura, tradição, sendo impossível descartar-se das pré-noções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica.Não há neutralidade científica. Deve-se buscar a maior objetividade na análise dos acontecimentos: compreender é buscar os nexos causais que dão sentido à ação social. Deve-se buscar a maior objetividade na análise dos acontecimentos: compreender é buscar os nexos causais que dão sentido à ação social.

18 DURKHEIM, WEBER E MARX DURKHEIM = OBJETO : FATO SOCIAL : realidade social vista numa perspectiva objetiva vista numa perspectiva objetiva METODO : EXPLICAÇÃO METODO : EXPLICAÇÃO WEBER = OBJETO : AÇÃO SOCIAL : realidade social vista numa perspectiva subjetiva vista numa perspectiva subjetiva METODO: COMPREENSÃO METODO: COMPREENSÃO MARX = OBJETO : CLASSES SOCIAIS : realidade social vista através de suas contradições social vista através de suas contradições (objetiva e subjetiva) (objetiva e subjetiva) METODO: DIALÉTICA METODO: DIALÉTICA

19 DURKHEIM, WEBER E MARX DURKHEIM S O DURKHEIM S O WEBER S O WEBER S O MARX S O MARX S O

20 3. TIPO IDEAL 1. É um instrumento de análise proposto por Weber para a compreensão das ações sociais. 2. É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro 3. Decorre da concepção acerca da infinita complexidade do real diante da limitação dos conceitos elaborados. Todo conceito seleciona alguns aspectos da realidade infinita, seleção orientada por valores. 4. Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores.

21 4. TIPOLOGIA DA AÇÃO 1º AÇÃO TRADICIONAL DETERMINADA POR UM COSTUME ARRAIGADO UM COSTUME ARRAIGADO Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados 2º AÇÃO AFETIVA ESPECIALMENTE EMOTIVA, DETERMINADA POR AFETOS E ESTADOS SENTIMENTAIS ATUAIS. Ex. Torcida de futebol Ex. Torcida de futebol

22 3º AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES DETERMINADA PELA CRENÇA CONSCIENTE EM VALORES (ÉTICO, ESTÉTICO, RELIGIOSO OU QUALQUER OUTRA FORMA) Ex. Trabalho voluntario Ex. Trabalho voluntario 4º AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS DETERMINADA POR EXPECTATIVAS, CONDIÇÕES OU MEIOS PARA ALCANÇAR FINS PRÓPRIOS, RACIONALMENTE PERSEGUIDOS. Ex. Empresa Capitalista Ex. Empresa Capitalista TIPOLOGIA DA AÇÃO

23 Esses tipos de ação se apresentam com intensidade diferenciada em diferentes sociedades: Esses tipos de ação se apresentam com intensidade diferenciada em diferentes sociedades: Sociedades antigas - tradição e afetividade são dominantes : família e religião. Sociedades antigas - tradição e afetividade são dominantes : família e religião. Sociedades modernas – racionalidade em relação aos valores e aos fins. Sociedades modernas – racionalidade em relação aos valores e aos fins.

24 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO A questão do poder : A questão do poder : Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ? Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ? O Estado ou alguém detem a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos.

25 5. TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA 1. DOMINAÇÃO TRADICIONAL – que se refere à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. 2. DOMINAÇÃO CARISMÁTICA - É baseada no carisma. Ou seja, na capacidade excepcional de liderança de alguém 3. DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL - baseada no direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração

26 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO TRADICIONAL = PATRIMONIALISMO TRADICIONAL = PATRIMONIALISMO Culto à personalidade Culto à personalidade Não há distinção entre o público e o privado Não há distinção entre o público e o privado Compromissos de fidelidade e honra Compromissos de fidelidade e honra Nepotismo - compadrio Nepotismo - compadrio Relações sociais de poder : familiares Relações sociais de poder : familiares Ex. o coronelismo político Ex. o coronelismo político O Brasil é um Estado Patrimonial( Raymundo Faoro) O Brasil é um Estado Patrimonial( Raymundo Faoro)

27 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO : FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO : DOMINAÇÃO CARISMÁTICA = CARISMA : magnetismo pessoal de um líder DOMINAÇÃO CARISMÁTICA = CARISMA : magnetismo pessoal de um líder Surgimento num momento de uma ruptura: utilizado na subversão ou na abolição de um regime tradicional ou legal. Surgimento num momento de uma ruptura: utilizado na subversão ou na abolição de um regime tradicional ou legal. Nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios carismáticos são revolucionários. Nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios carismáticos são revolucionários. Fanatismo de seus seguidores : relações sociais quase que religiosas. Fanatismo de seus seguidores : relações sociais quase que religiosas. Dificuldades na sucessão: não há continuidade Dificuldades na sucessão: não há continuidade Ex. Che Guevara, Eva Peron, Vargas, Hitler, Aiatolá Khomeini. João Paulo II, Lula. Ex. Che Guevara, Eva Peron, Vargas, Hitler, Aiatolá Khomeini. João Paulo II, Lula.

28 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL = BUROCRACIA: racionalidade da ação DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL = BUROCRACIA: racionalidade da ação Caráter estatutário : todos devem basear seu comportamento em estatutos e normas. Caráter estatutário : todos devem basear seu comportamento em estatutos e normas. Racionalidade técnica : os cargos são preenchidos por competência, a promoção é por mérito e tempo de serviço. Racionalidade técnica : os cargos são preenchidos por competência, a promoção é por mérito e tempo de serviço. Relações sociais formais : impessoalidade Relações sociais formais : impessoalidade Distinção entre o público e o privado Distinção entre o público e o privado Dificuldade : pode se tornar uma gaiola de ferro Dificuldade : pode se tornar uma gaiola de ferro

29 RELIGIÃO E CAPITALISMO POR QUE O CAPITALISMO SE DESENVOLVEU APENAS NO OCIDENTE ? POR QUE O CAPITALISMO SE DESENVOLVEU APENAS NO OCIDENTE ?

30 6. RELIGIÃO E CAPITALISMO A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904) ÉTICA PROTESTANTE ESPIRITO DO CAPITALISMO ÉTICA PROTESTANTE ESPIRITO DO CAPITALISMO ETICA DA SALVAÇÃO RACIONALIDADE ETICA DA SALVAÇÃO RACIONALIDADE ÉTICA CALVINISTA BUSCA RACIONAL DO LUCRO ÉTICA CALVINISTA BUSCA RACIONAL DO LUCRO ASCETISMO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO ASCETISMO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DISCIPLINA DISCIPLINA PARCIMÔNIA PARCIMÔNIA DISCRIÇÃO DISCRIÇÃO POUPANÇA POUPANÇA

31 6. RELIGIÃO E CAPITALISMO 1- Weber objetivou compreender o capitalismo como civilização = a civilização do moderno mundo ocidental. 2- Para Weber o que marca a cultura ocidental é a RACIONALIDADE. 3- O impulso para o ganho ou a ânsia de lucro nada tem a ver em si com o capitalismo.

32 4- Há dois elementos no capitalismo ocidental: a formação de um mercado de trabalho formalmente livre a formação de um mercado de trabalho formalmente livre o uso da contabilidade racional o uso da contabilidade racional 5- Sem estes dois elementos, a moderna organização racional da empresa capitalista não seria viável no Ocidente. 6- Weber investiga os princípios éticos que estão na base do capitalismo, constituindo o que ele denomina de o seu espírito 7- Espírito do Capitalismo : um conjunto de convicções e valores defendidos pelos primeiros mercadores e industriais capitalistas

33 7. Para Weber, as atitudes envolvidas no espírito capitalismo tinham sua origem na teologia protestante 8- Weber relaciona o papel do protestantismo, principalmente da ética calvinista, na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. 9. A Ética Calvinista levou, ao extremo, a noção de predestinação : o homem é salvo por vontade de Deus. Nenhum homem merece a salvação porque ninguém é digno dela. A salvação existe para a maior glória de Deus.

34 10. No protestantismo, o termo vocação passou a significar profissão O homem é chamado por Deus não apenas para que tenha uma atitude contemplativa, mas sim para cumprir sua missão no mundo através do trabalho e de sua profissão. 11.O calvinismo difunde uma ética segundo a qual o homem deve manter uma contabilidade diária de seu tempo. O desperdício do tempo é pecado pois o homem deve empregá-lo para servir a Deus e assegurar o seu lugar de eleito

35 12. A vivência espiritual da doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo organizou uma maneira de agir econômica, necessária para a realização de um lucro sistemático e racional. 13. Weber descobre que os valores do protestantismo, como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos.

36 14. O objetivo do capitalismo é aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital. Esse processo de enriquecimento constitui uma indicação segura de que se está predestinado 15. O calvinismo traz a formação de uma nova mentalidade, um ethos (visão de mundo) propício ao capitalismo, em oposição ao alheamento e à atitude contemplativa do catolicismo.

37 16. Catolicismo : 1- Desprendimento dos bens materiais deste mundo 2- Trabalho como verdadeira maldição, somente para sobrevivência e não como meio de salvação 3- A contemplação como elemento fundamental

38 Protestantismo: 1- A vocação como sinônimo de profissão 2- A realização de uma vocação por meio do trabalho 3- Renúncia de todos os prazeres do desperdício do tempo e da ociosidade 4-Valorização positiva do trabalho e da riqueza criada pelo trabalho 5- Reinvestimento da riqueza: assegurar o lugar de eleito, de salvo

39 17- O capitalismo é a cristalização objetiva destas premissas teológicas e éticas, segundo as quais o homem, em virtude de seu trabalho e da riqueza criada por este trabalho, encontra um modo completo e sensível de conquistar sua salvação individual. - O importante neste mundo é trabalhar para criar riqueza e criar riqueza não para o desfrute pessoal e esbanjamento, mas para que se crie novamente trabalho. Esta é a base da salvação do homem. - Esta mentalidade acabou configurando a tipologia do empresário moderno.


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