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PLANO DE ENSINO ESTUDOS DO CONSUMIDOR I 2º PERÍODO - PP

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Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO ESTUDOS DO CONSUMIDOR I 2º PERÍODO - PP"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO ESTUDOS DO CONSUMIDOR I 2º PERÍODO - PP
CÓDIGO: 63452 Nº de h/aula SEMANAIS: 2h total - 34 h/a no semestre - PERÍODO: 2º DOCENTE: FLAILDA BRITO GARBOGGINI

2 Ementa Discute os conceitos de psicologia aplicados ao estudo do consumo. Analisa os papéis desempenhados pelos participantes da decisão de compra e consumo. Apresenta e analisa os fatores internos do indivíduo que interferem nas decisões de compra e consumo: motivação, personalidade, percepção, atitude, aprendizado

3 Objetivos Levar o aluno a:
1. Reconhecer e aplicar os aspectos básicos de psicologia na propaganda e no sistema do Marketing; 2. Conhecer os modelos de comportamento e fatores subjetivos do indivíduo que interferem no processo de decisão de compra e consumo; 3. Entender os aspectos pessoais do consumidor e sua importância na criação publicitária

4 Objetivos específicos
Conduzir o aluno a: Identificar os modelos e os mecanismos que regem os comportamentos de compra e de consumo dos diferentes tipos de mercado; Conhecer as forças internas que interferem no processo de compra e consumo e, desta forma, compreender o consumidor para o qual deverá desenvolver um programa de marketing; Analisar diferentes tipos comunicação verificando os aspectos estudados nelas aplicados; Entender a importância do entendimento de atitude para a realização da estratégia de marketing; Analisar criticamente mensagens publicitárias dirigidas aos variados mercados buscando, a partir delas, novas soluções criativas para o produto/empresa.

5 Conteúdo programático
Introdução - - comportamento do consumidor: a diversidade dos mercados. pessoa física e jurídica. Case Esportes. - Papéis desempenhados no processo de compra e consumo. Comportamento de compra. Conceito de dissonância cognitiva. - Motivação e valores, necessidades e desejos: bases da existência das empresas - tabela de Krech em comparação com Maslow. - Modelos de motivos usados em marketing - Personalidade, estilo de vida e psicografia. Algumas teorias. Personalidade aplicada a marcas. Técnicas de pesquisa psicográficas: AIO, VALS. - Percepção e posicionamento: elementos subsídios da criação da comunicação. Novas tecnologias e formas de percepção das mídias sociais. - Atitude: conceitos, componentes e funções. Crenças e preconceitos. A importância do estudo da atitude do consumidor em relação a uma marca para a realização de sua comunicação. - Aprendizagem e memória, alguns conceitos. - Aprendizado e publicidade.

6 Metodologia e procedimentos
- Aulas expositivas e interativas sobre conceitos básicos e fundamentais para compreensão dos temas tratados, sempre incentivando reflexões críticas sobre suas aplicações na prática profissional. - Refletir, prioritariamente, sobre o tema Esporte – produtos, empresas e mercados ligados a esse setor, tendo em vista os eventos a serem realizados no Brasil em 2014 e 2016. - Textos e vídeos para análise e compreensão da relação dos estudos do comportamento do consumidor aplicados na construção de mensagens das empresas. - Leituras sobre os temas propostos no conteúdo da disciplina, obtidos em publicações atualizadas, como revistas, jornais e textos da Internet, a serem apresentados e discutidos em sala de aula. - Através da apresentação de anúncios e comerciais, provocaremos a observação minuciosa dos elementos constituintes do material publicitário. As campanhas e anúncios deverão ser trazidos pelos grupos, compostos de seis estudantes, para que a turma participe da discussão proposta. Nessas oportunidades buscaremos dirigir o olhar para a observação da forma como os conceitos e teorias são adaptados à prática da profissão. Apresentação de material de comunicação de empresa da área esportiva que reflita os conteúdos tratados nesta disciplina, analisando os temas aplicados nas peças.

7 Avaliação 1 - Avaliação processual, individual em atividades e participação em sala de aula, freqüência e disciplina As atividades serão quatro exercícios: dois resumos de texto e duas análises de anúncios a serem designados (valendo 0,5 cada uma = 2,0 pontos). 2 - Trabalho em grupo, avaliação e análise de uma campanha publicitária, tendo como fundamentos os temas desenvolvidos ao longo do semestre (até 2,0 pontos). 3 - Verificação do aproveitamento do aluno em prova individual sem consulta (até 6,0 pontos, que poderá ser dividida em duas provas na 1ª semana de outubro outra na 1ª semana de dezembro). A avaliação, sendo processual, permitirá revisões das provas e atividades, sobretudo, para aqueles alunos que, por motivos bem fundamentados e apesar do esforço apresentarem dificuldades.

8 Critério de avaliação Prova 1 – P1. = valor até 3,0.
Trabalho em grupo – TG até- 2,0. Prova 2 – P2 - valor até 3,0. Quatro atividades ao longo das aulas, valendo 0,5 cada um, somando ao final até 2,0. A média final resultará da soma de: P 1, até 3,0 + do T G, até 2,0 + P 2, até 3,0 + 4 atividades - até 2,0 = total até 10,0

9 Recuperação NÃO HÁ PROVA DE RECUPERAÇÃO.
A recuperação será continuada, através das provas e atividades, com possibilidade de correções das mesmas e revisão dos pontos, ao longo do período. Não haverá prova de recuperação, nem “trabalhinho” para compensar alguma nota no final.

10 Bibliografia básica KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, SAMARA, Beatriz S. e MORSCH, Marco A. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005. SOLOMON, Michael O comportamento do consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2008.

11 Bibliografia complementar
BLACKWELL, R., MINIARD, P. & ENGEL, J. Comportamento do consumidor. São Paulo, Thomson, 2005. DAVIS, Melinda. A Nova Cultura do Desejo: Os Segredos sobre o que Move o Comportamento Humano no Século XXI. São Paulo: Editora Record, São Paulo, 2003. GADE, C. Psicologia do consumidor e da Propaganda. São Paulo, E.P.U., 1998. GIGLIO, E.M. O comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. MOWEN J. & MINOR, M. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003. RANDAZZO, Sal. A criação de mitos na publicidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Artigos e publicações em periódicos online e offline.


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