A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGOS TRADICIONAIS JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […]

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGOS TRADICIONAIS JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […]"— Transcrição da apresentação:

1 JOGOS TRADICIONAIS JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […]

2 JOGOS TRADICIONAIS Conhecer : o contexto sociocultural da prática de jogos tradicionais característicos da região e valorizar a prática dos jogos tradicionais populares como fator de desenvolvimento pessoal; a origem histórica, o objetivo e as regras fundamentais dos jogos selecionados para abordar nas aulas Saber: identificar o jogo tradicional e as adaptações na região; ser cooperante nas situações de prática dos jogos tradicionais abordados; ser dinâmico na recolha dos jogos tradicionais característicos da região; ser cumpridor das regras de segurança; preservar o património cultural da região. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

3 JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS originários de atividades religiosas ou pagãs. fazem parte da identidade cultural de um povo e transmitem- se oralmente ou através da prática, ao longo dos tempos, de geração em geração. ilustram a cultura local e são importantes para manter o património lúdico e cultural do país e da região. a criatividade, espontaneidade, variabilidade e liberdade opõem-se à regulamentação, sistematização e rendimento do Desporto. não têm regras complicadas e não exigem gestos técnicos difíceis.

4 JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS O sentimento de identidade com a comunidade é uma característica importante destes jogos; Importante no processo de aprendizagem; Respeitam as características próprias de cada região.

5 JOGOS TRADICIONAIS Nos Jogos Tradicionais existem atividades lúdicas e corporais distintas; Práticas lúdicas da população adulta, de uma determinada comunidade; práticas lúdicas que apenas acontecem em dias festivos e as que ocorrem em épocas específicas; Brincadeiras de crianças que se observam nos recreios das escolas; Práticas reguladas e organizadas como os jogos coletivos com bola; Práticas relacionadas com aspetos sagrados e religiosos; Exercícios corporais que apelam às capacidades físicas e habilidades motoras; Atividades que apelam às faculdades mentais. CARACTERÍSTICAS

6 JOGOS TRADICIONAIS ESTÃO DIVIDIDOS EM TRÊS GRANDES ÁREAS

7 JOGOS TRADICIONAIS Nos jogos tradicionais interligam-se os seguintes fatores: Cultural relembra os momentos e modos como os habitantes da região utilizavam os seus tempos livres Movimento disponibilidade corporal para correr, saltar, lançar ou arremessar Social integração num grupo, cooperação, adaptação, solidariedade, coesão social e inserção na comunidade Competição o fundamental é o convívio, regras adaptadas e aceites por todos Intelectual solicitação da memória, atenção e imaginação

8 JOGOS TRADICIONAIS variam de acordo com a região, fruto de trocas culturais e influências diversas. A variabilidade local de um jogo tradicional resulta de aculturações e processos de transformação local Não existe uniformização do espaço de jogo, pode ser adaptado Existe muita flexibilidade O número de jogadores em cada equipa pode variar de local para local Há heterogeneidade nas equipas Os aspetos técnicos da prática são pouco importantes Rusticidade de materiais utilizados REGRAS E DESIGNAÇÃO

9 JOGOS TRADICIONAIS Promovem a integração em grupo Desenvolvem a aquisição de disponibilidade corporal Promovem a coordenação motora Desenvolvem o sentido rítmico Enriquecimento oral da linguagem (vocabulário específico) REGRAS E DESIGNAÇÃO

10 JOGOS TRADICIONAIS Vamos realizar uma recolha dos Jogos Tradicionais mais praticados na tua Ilha? 1º Em tempo de aula, o grupo turma, realiza um levantamento dos Jogos que conhecem (apenas referir nome do jogo) - registar 2º Cada aluno procura saber junto dos familiares e amigos quais eram os jogos mais praticados – registar individualmente 3º Selecionar o jogo ou jogos mais praticados na região 4º Em grupo ou individualmente, realizar pesquisa utilizando as TIC, e comparar os jogos tradicionais da sua zona com jogos idênticos praticados noutra região (designação, material utilizado e descrição do jogo). SUGESTÃO DE TRABALHO

11 FIM JOGOS TRADICIONAIS

12 BIBLIOGRAFIA Coimbra A. (2007). O papel dos Jogos Tradicionais como atividade lúdica educacional. Monografia UP. Costa J. Jogo Limpo Educação Física 7º, 8º e 9º anos. Porto Editora. Costa J.(2006) Jogo Limpo. Dossier do Professor. Porto Editora. Romão P. Pais S. (2006) Educação Física 7/8/9 2ªparte. Porto Editora Batista P., Rego L., Azevedo A. (2002) Em Movimento. Edições ASA BIBLIOGRAFIA Coimbra A. (2007). O papel dos Jogos Tradicionais como atividade lúdica educacional. Monografia UP. Costa J. Jogo Limpo Educação Física 7º, 8º e 9º anos. Porto Editora. Costa J.(2006) Jogo Limpo. Dossier do Professor. Porto Editora. Romão P. Pais S. (2006) Educação Física 7/8/9 2ªparte. Porto Editora Batista P., Rego L., Azevedo A. (2002) Em Movimento. Edições ASA Imagens retiradas de [clicar na imagem e seguir a hiperligação] JOGOS TRADICIONAIS


Carregar ppt "JOGOS TRADICIONAIS JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […]"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google