A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

15 de Agosto de 2013 Competências no Modelo de Revenda Formal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "15 de Agosto de 2013 Competências no Modelo de Revenda Formal."— Transcrição da apresentação:

1 15 de Agosto de 2013 Competências no Modelo de Revenda Formal

2 PARA CHEGAR A ALGUM LUGAR, É PRECISO SABER AONDE SE QUER CHEGAR QUAL A AMBICAO ESTRATEGICA?

3 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus QUAL O NOSSO NIVEL DE COMPETENCIA? NOSSO MODELO DE NEGOCIO E EFICIENTE? QUAL O PAPEL DE CADA AGENTE DA CADEIA?

4 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Revenda Atacadista Refinaria Consumidor Final Consumidor Final Distribuidora Mercado Entender o Modelo do Setor de Gás LP foi fundamental para podermos identificar as competencias necessarias de cada agente... PVI = Ponto de Venda Informal Revenda Varejista PVI Residual

5 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Entregadores confiáveis Entrega imediata Entrega confiável Qualidade de entrega Rapidez na entrega Lacre inviolado Estado de conservação Gás que não borra Durabilidade Fácil de encontrar Entregadores confiáveis Entrega imediata Entrega confiável Qualidade de entrega Rapidez na entrega Lacre inviolado Estado de conservação Gás que não borra Durabilidade Fácil de encontrar ALTO poder Foram Identificados Atributos que Efetivamente Motivam o Consumidor Final a escolher o canal de venda.. Instalação Aparência dos entregadores Cordialidade e educação Entrega 24h Telefone 0800 Chama azul Sem cheiro forte Não poluir Limpeza e aparência Informações de segurança Preço estável Parcelamento Bom custo benefício Promoções e brindes Benefícios para clientes Tradição de mercado Ponto de venda próximo Instalação Aparência dos entregadores Cordialidade e educação Entrega 24h Telefone 0800 Chama azul Sem cheiro forte Não poluir Limpeza e aparência Informações de segurança Preço estável Parcelamento Bom custo benefício Promoções e brindes Benefícios para clientes Tradição de mercado Ponto de venda próximo MÉDIO poder Entregadores uniformizados Assistência técnica dos componentes Caminhão no mesmo dia e hora Medidor do nível de gás Botijões coloridos e modernos Botijões leves, fáceis de carregar Marca estampada em relevo Quantidade desejada de gás Ser mais barato Tamanhos menores Propagandas na TV, etc. Aparência do veículo Musiquinha agradável Entregadores uniformizados Assistência técnica dos componentes Caminhão no mesmo dia e hora Medidor do nível de gás Botijões coloridos e modernos Botijões leves, fáceis de carregar Marca estampada em relevo Quantidade desejada de gás Ser mais barato Tamanhos menores Propagandas na TV, etc. Aparência do veículo Musiquinha agradável BAIXO poder

6 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Revenda Atacadista Refinaria Consumidor Final Consumidor Final Distribuidora Mercado PVI = Ponto de Venda Informal Revenda Varejista PVI Residual O grande desafio e satisfazer as necessidades do consumidor final e ocupar o espaco do PVI... X X

7 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Refinaria Consumidor Final CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO DO GÁS LP Distribuidora Mercado C Mercado F Mercado I Mercado B Mercado E Mercado H Mercado A Mercado D Mercado G Mercado L Mercado O Mercado X Mercado K Mercado N Mercado.... Mercado J Mercado M Mercado P R1 R2 R3 R4 Residual Revenda Varejista Revenda de Atacadista A proposta do Modelo de Gestão para o Setor de Gás LP visa o aumento da eficiência da cadeia de distribuição e revenda, visando a satisfação do consumidor final. Com o novo modelo: Os PVIs serão substituídos por revendas regulamentadas pela ANP e deverão ter logística eficiente para atender porta a porta, que é a forma de comercialização do gás LP; O espaço do PVI será ocupado pelo agente que melhor desenvolver as competências essenciais do setor; Não haverá reserva de mercado para nenhum agente.

8 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Produção do Gás LP Distribuição Venda Aquisição Armazenamento Envase Transporte O estudo da Cadeia de valor do setor evidenciou o surgimento de PVI´s onde os agentes regulados não dominavam os processos de transporte e comercialização. Definição: A atividade de distribuição de Gás LP compreende a aquisição, armazenamento, envasilhamento, transporte, comercialização, controle de qualidade e assistência técnica ao consumidor. (Fonte: PORTARIA ANP Nº 203, DE ) Comercialização Competência: Conhecimento do ProdutoCompetências: Conhecimento de Logística Conhecimento do Mercado

9 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Envase Qualidade do botijão e do gás Segurança Conhecimento de Logística 2 2 Conhecimento do Mercado 3 3 Consumidor Final Consumidor Final Mercado Necessidade e expectativa do consumidor final Marketing institucional do produto Atuação segmentada por região Competências Essenciais Conhecimento do Produto 1 1 CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO DO GÁS LP Refinaria Agente regulado Disponibilidade Proximidade Agilidade Produtividade Para o desempenho eficaz do Novo Modelo faz-se necessário o desenvolvimento de competências essenciais de logística e mercado. O modelo acima proposto pelo INDG representa um modelo ótimo e teórico, não constitui uma proposta de conclusão em torno de um modelo único. No entanto, pode representar a necessidade de ações institucionais para aumentar a eficiência da cadeia, bem como modificar regulamentações e legislações em geral.

10 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Competências são as qualificações necessárias para o desempenho eficaz do papel funcional. Sendo que as competências gerenciais agrupam-se em três pilares: conhecimentos, habilidades e atitudes. Competências

11 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Para se ter a Competência do Conhecimento de Logística é necessário que se cumpra as dimensões conhecimento, habilidade e atitude. Competência de Conhecimento de Logística

12 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Competência de Conhecimento de Logística Para se ter a Competência do Conhecimento de Logística é necessário que se cumpra as dimensões conhecimento, habilidade e atitude.

13 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Competência de Conhecimento de Logística Para se ter a Competência do Conhecimento de Logística é necessário que se cumpra as dimensões conhecimento, habilidade e atitude.

14 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Para ter conhecimento do mercado é necessário compreender a interdependência e influência recíproca entre produção, comercialização e distribuição dos produtos e serviços, ou seja, a relação entre o ambiente de atuação e os agentes da cadeia do Gás LP. Competência de Conhecimento de Mercado

15 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Competência de Conhecimento de Mercado

16 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Competência de Conhecimento de Mercado

17 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Competência de Conhecimento de Mercado

18 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus No Modelo de Gestão Proposto para o Setor de Gás LP o papel de cada agente da cadeia deverá sofrer adaptações: Papel do Distribuidor/Revenda Atacadista: Ser detentora das três competências essenciais: conhecimento do produto, conhecimento de logística e conhecimento do mercado; Vários agentes se afastaram, com a pulverização dos PVIs, por anos, destas 3 competências, transformando-se em abastecedores de PVIs. Profissionalizar relacionamento entre os agentes através do gerenciamento formal dos contratos e padronização dos procedimentos relacionados à atuação das revendas; Na migração de modelo em curso, o multibandeira não ajuda o consumidor em nada, pois hoje precisamos de uma forte profissionalização e padronização. Exercer a operação logística. A operação logística deve, em cada caso estar com o mais eficaz.

19 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus No Modelo de Gestão Proposto para o Setor de Gás LP o papel de cada agente da cadeia deverá sofrer adaptações: Papel da Revenda Varejista : Cumprimento do volume, canal de distribuição e área de atuação conforme definidos em acordo contratual; Muitos se afastaram do consumidor final usando terceirização de carteira via PVI e outros artifícios. Como terá um raio maior de atuação, deverá desenvolver a entrega porta a porta; A proximidade e agilidade na entrega ao consumidor final faz-se fundamental. Terá que encontrar modelos, especialmente de transporte e mobilidade para reduzir o raio de ação e custo de logística. Ter disponibilidade e agilidade; Ágil, mas com custo baixo. Precisa de alternativas de transporte, sistemas de comunicação, e outras ferramentas tecnológicas ao seu alcance. Qualidade do atendimento e assistência técnica; Confiança está atrelada a estes temas. Gestão financeira eficiente (fundamental).

20 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus No Modelo de Gestão Proposto para o Setor de Gás LP o papel de cada agente da cadeia deverá sofrer adaptações: Papel da Revenda Varejista Pequeno Porte : Comercializar o Gás LP apenas para consumidor final; Cadastro de qualidade, indicadores econômicos que comprovem que este é o canal que está sendo assistido. Resistir a fazer atacado, não cabe no modelo logístico e menos ainda no de remuneração. Superar a capilaridade e agilidade oferecida pelo informal; Pulverizar sua presença, física com instalações legalizadas e/ou com veículos avançados. Cumprimento do volume, canal de distribuição e área de atuação conforme definidos em acordo contratual. Encontrar o modelo logístico porta a porta ideal (utilização de veículos adequados); Ter capacidade de armazenamento; Em muitos casos, será necessário desenvolver o conceito de comercialização de outros produtos ou serviços, como complemento de receita.

21 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Refinaria Consumidor Final CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO DO GÁS LP Distribuidora Mercado C Mercado F Mercado I Mercado B Mercado E Mercado H Mercado A Mercado D Mercado G Mercado L Mercado O Mercado X Mercado K Mercado N Mercado.... Mercado J Mercado M Mercado P R1 R2 R3 R4 Residual Revenda Varejista Revenda de Atacadista Conhecimento do Mercado 3 3 Conhecimento de Logística Conhecimento do Mercado 3 3 Conhecimento do Produto 1 1 No Modelo de Gestão Proposto para o Setor de Gás LP o papel de cada agente da cadeia deverá sofrer adaptações:

22 Fonte: Relatorio Final Analise Estrategica da Cadeia de Gas LP – Sindigas/INDG/Copernicus Para sermos os melhores devemos ter atitude... Para chegarmos a um lugar onde a maioria não chega, é preciso fazer algo que a maioria não faz...

23 CARLOS BICHEIRO |Consultor Falconi Consultores de Resultado 55 (31) / 55 (11)


Carregar ppt "15 de Agosto de 2013 Competências no Modelo de Revenda Formal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google