A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 (4-5) – União Ibérica (1580-1640) e mineração (sec. XVIII)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 (4-5) – União Ibérica (1580-1640) e mineração (sec. XVIII)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 (4-5) – União Ibérica ( ) e mineração (sec. XVIII)

2 Pecuária (Sertão nordestino) Criado no sertão, era utilizado para tudo, tração, alimento, matéria- prima. Séc. XVII, produção de mulas entra em destaque. Tabaco (Recôncavo baiano) Moeda de troca por escravos na África; trocado pelos prisioneiros de guerras locais. Drogas do sertão (Amazônia) Cravo, canela, castanha, cacau (cultivado no século XVIII no sul da Bahia), utilizados das técnicas indígenas e trabalho indígena. Pau-brasil

3

4 Deslocamento populacional/Imigração para Minas Gerais – 800 mil pessoas (40% da pop. Lusa), Rei D. João V proibiu a saída de pessoas para o Brasil, com medo. ***Surgimento da classe média (comerciantes, artesãos, artistas, fiscais da Coroa, padres, etc.) Intensificação de escravos numa única região: necessidade de aquisição de alimentos de regiões vizinhas -> criação de cidades.

5 1703 – Tratado de Methuen (Tratado de Panos e Vinhos) Tecido entra em Portugal sem imposto Vinho entra na Inglaterra com imposto baixo. Portugal, não investia no seu parque manufatureiro; Com o tratado fica proibido de produzir tecido; Após a UI, Portugal fica dependente de empréstimos ingleses. Ouro do Brasil banca o déficit na balança comercial portuguesa, possibilitando à Inglaterra o início revolução industrial.

6 Solução: Criação da Intendência das Minas Quinto = 20% do ouro extraído para Portugal. Casas de Fundição* - ouro devia ir in natura e sair em barra, com uma marca em relevo de que havia sido quintado.- Capitação = pagamento de 17 gramas por cada escravo. Gera um receio na Coroa, pega parte maior da população da colônia. Finta = 1500kg por ano (cap + quinto) Esgotamento do ouro das minas, Coroa pensa ser descaminho. Derrama Se a Finta não fosse paga, a derrama era declarada, confiscando os bens em ouro e prata de toda a população da região.

7 Especialização regionalizada da produção agrícola, devido a decadência da mineração. Destacando-se: Algodão independência dos EUA, Inglaterra compra algodão BR. Tabaco Não só aquisição de escravos -> produção de charutos e cachimbos na EU. Açúcar 1792 – revolta dos escravos haitianos, levando à independência do país.


Carregar ppt "Aula 3 (4-5) – União Ibérica (1580-1640) e mineração (sec. XVIII)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google