A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

década de 30 A sociologia estava mais voltada para o conhecimento sistemático e metódico da sociedade, só aparece na década de 30 com a fundação da Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "década de 30 A sociologia estava mais voltada para o conhecimento sistemático e metódico da sociedade, só aparece na década de 30 com a fundação da Universidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 década de 30 A sociologia estava mais voltada para o conhecimento sistemático e metódico da sociedade, só aparece na década de 30 com a fundação da Universidade de São Paulo, embora o pensamento sociológico já existisse no Brasil dês do final do século XIX, desenvolvido por Euclídes da Cunha em sua obra Os Sertões e nas idéias abolicionistas e republicanas.

3 Nessa época uma das preocupações em geral dos intelectuais era o interesse da descoberta do Brasil verdadeiro, contradizendo a visão etnocêntrica dos europeus. Buscavam também desenvolver e modernizar a estrutura social brasileira, conhecida como geração de 30, dentre os quais podemos destacar: Gilberto Freire, Caio Prado Júnior, Plínio Salgado, Fernando de Azevedo, Sérgio Buarque de Holanda.

4 Década de 40 Esse foi um dos momentos mais críticos da historia da humanidade, pois acontecia a Segunda Grande Guerra, que consolidou os EUA e a URSS como duas potencias mundiais, tornando o mundo de certa forma bipolar. Nessa época o Brasil adquiria uma consciência critica de sua realidade, complexidade e sua particularidade buscavam-se um nacionalismo.

5 Integração e mudanças eram temas recorrentes na sociologia do pós-guerra. Não só o Brasil, mas diversos países latino- americanos receberam cronistas viajantes, assim descritos por Octavio Ianni, que nada mais eram do que intelectuais estrangeiros, que fugindo da guerra na Europa, procuravam estruturas sociais diferentes, sociedades que por sua diversidade, poderiam realizar uma linha de raciocínio diferente daquela já conhecida.

6 Década de 50 A segunda guerra mundial trouxe profundas desestruturações na sociologia mundial. Diversos intelectuais europeus migram para America buscando novos ares para produzirem suas obras. Esses cronistas viajantes efervesceram o cenário sociológico, pois acharam aqui um panorama totalmente diferente da realidade onde eles viviam.

7 Esse período foi de grande importância para o desenvolvimento das ciências da sociedade, pois temas sócio-econômicos eram explorados por pensadores que tem repercussão ate hoje, são eles: Florestan Fernandes e Celso Furtado.

8 Ditadura militar Na década de 60 a sociologia se preocupou com o processo de industrialização do país, nas questões de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo e a partir de 1964 o trabalho dos sociólogos se voltou para os problemas sócios políticos e econômicos originados pela tensão de se viver em um pais cuja forma de poder é o regime militar.

9 Surgiu nessa época também a Teoria da libertação, onde, onde a igreja passou a radicalizar com seus pensamentos. Nessa época, no Brasil, em que os militantes católicos se aproximaram dos movimentos no campo, surge a Comissão Pastoral da Terra, entidade que está na origem do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. Essa mudança delinear-se da na metade da década de 1950, configurando-se plenamente de 1960 em diante.

10 Com os estudos sobre a formação do moderno operariado fabril no Brasil e América Latina, centravam-se em alguns binômios representativos: industrialização/urbanização, moderno/tradicional, migração rural/urbana; mobilidade social/acesso aos bens materiais e simbólicos da sociedade moderna, o meio urbano-industrial/baixa organização sindical dos trabalhadores.

11 Conceito da ciência sociológica O início do período da Sociologia Contemporânea corresponde à fase de emergência da Sociologia Científica, que buscava, sob a égide do paradigma estrutural- funcionalista, a consecução de um padrão de institucionalização e prática do ensino e da pesquisa em sociologia, similar ao dos centros sociológicos dos países centrais. A concepção de desenvolvimento desta abordagem

12 abordagem teve sua expressão na Teoria da Modernização e em sua análise do processo de transição da sociedade tradicional para a sociedade moderna. Uma transição de uma sociedade rural tradicional para uma sociedade industrial moderna. A Sociologia Científica caracterizada pela adoção dos princípios básicos do conhecimento científico em geral, embora tenha suas próprias especificidades, assim como pelo desenvolvimento de procedimentos de pesquisa extremamente refinados e muito mais poderosos do que os previamente utilizados.

13 Sociologia nos dias atuais Nos dias atuais a sociologia busca cada vez mais sua posição perante as ciências sociais, vem buscando novos rumos e uma metodologia que se encaixe nos novos temas que apareçam na mudança de século. Um marco que se acontece e a firmação da sociologia na grade curricular em escolas do ensino médio,

14 uma grande conquista, pois há pouco tempo sociólogos eram perseguidos pela ditadura militar, também e um grande salto se levarmos em conta que a sociedade brasileira esta engatinhando em busca de uma real democracia. A mobilidade social no Brasil começa a ser determinada por elementos de competição no mercado de trabalho, o que é comum nos países mais desenvolvidos, onde o papel da educação e essencial no contexto mobi-social.

15 Sociologia no Brasil A sociologia e uma ciência muito complexa, e para a realidade brasileira ela tem uma particularidade. Mesmo vindo a aparecer como método sistemático cientifica no Brasil somente na década de 30, o pensamento sociológico sempre existiu, tanto nas idéias abolicionistas como nas republicanas,

16 o losango em nossa bandeira e símbolo do positivismo europeu trazido por estes idealizadores no final do século XIX. O estudo da particularidade da sociedade brasileira sempre foi meta de estudo dos sociólogos, pois o Brasil e um caso a parte a ser estudado pela sociologia, e este trabalho tem o intuito dessa realidade vivida.

17 Trabalho realizado pelos alunos: Édersom, Murilo, Akemi & Wélida professor: Severino Série 2º ano E.M E.E. Senador filinto Müller


Carregar ppt "década de 30 A sociologia estava mais voltada para o conhecimento sistemático e metódico da sociedade, só aparece na década de 30 com a fundação da Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google