A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religião, Política, Economia e Cultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religião, Política, Economia e Cultura"— Transcrição da apresentação:

1 Religião, Política, Economia e Cultura
Mesopotâmia Religião, Política, Economia e Cultura

2 Entre que rios? (Região mesopotâmica)

3 Povos e organização social na Mesopotâmia.
Os principais povos que ocuparam a região da mesopotâmia foram: sumérios, acádios, babilônicos, assírios e os caldeus. Apesar de vários povos terem ocupado a região uma das constantes entre eles era a organização social. A sociedade era dividida basicamente entre os privilegiados e os não privilegiados. Privilegiados: Sacerdotes (igreja), nobreza (estado), soldados ( exército), grandes proprietários de terra ( elite agrária), e o grandes comerciantes ( burguesia).

4 Povos e organização social na Mesopotâmia.
Os não privilegiados: Pequenos comerciantes, camponeses, artesãos e escravos. O rei era considerado um Deus na Terra. Acumulava as funções políticas e religiosas.

5 Política e Religião A organização política na maior parte do tempo foi feita através de cidades-estados. Cada cidade estado tinha seu próprio deus ( Padroeiro). Cada templo era de um Deus diferente, sendo o maior e mais luxuoso o do Deus da cidade estado. Os Deuses não praticavam somente o bem, e para agradá-los eram feitas oferendas e sacrifícios. ( velas, novenas, jejuns, auto flagelação).

6 Pausa para reflexão crítica da apostila
“A relação dos mesopotâmicos com a morte era simples: eles adoravam a vida e não se importavam com a morte. Ao contrário de outros culturas da Antiguidade, geralmente os mesopotâmicos não nutriam esperanças de uma vida além- túmulo, tampouco da ressurreição.”

7 Cultura

8 O código de Hamurabi

9 Zigurate ( Templo Mesopotâmico)

10 EGITO A DÁDIVA DO NILO, OU NÃO...

11 REGIÃO

12 NILÃO ( Grande Seu Nilo)
As três versões para as cheias do Nilo: Os ventos estivais, Nilo e o oceano, Nilo e as fontes de neve...

13 O Delta e o Vale Em função do longo território o Egito era dividido em Delta ( Foz do Nilo) e Vale ( a faixa que acompanha o rio) . Também chamados de Baixo e Alto Egito respectivamente.

14 Organização Social

15 O Trampo Os camponeses ( maior parte da população ) era que trabalhava arduamente para manter o Egito funcionando. Eles pagavam altos impostos e ainda podiam ser convocados para prestar trabalhos forçados. Apesar da desigualdade de certa forma até as classes mais baixas segundo os registros históricos e vestígios arqueológicos se alimentavam bem. Produzia-se no Egito diversos alimentos como frutas, legumes, criava-se animais. Todavia atribui-se aos egípcios e mesopotâmicos a invenção da....

16 Cerveja!

17 Vinho

18 Política O Faraó, assim como na Mesopotâmia era visto como um deus, sendo assim tudo tudo girava ao seu redor: arte, cultura, religião, economia. Esse caráter divino era perpetuado pelo casamento, normalmente o Faraó casava-se oficialmente com suas irmãs. Dada a vasta extensão para administrar o Faraó delegava funções tanto para sacerdotes quanto para altos funcionários, todavia acredita-se que os escribas tivessem a maior relevância.

19 Economia Os Egípcios eram basicamente agrícolas, apesar de desenvolverem outras atividades como o comércio e manufaturas. Apesar da ausência de sistema monetário, eles trocavam os produtos entre eles, e entre outras regiões.

20 A Religião Egípcia

21 Vida após a morte Os egípcios se destacavam por acreditarem na vida pós morte, e por todos os rituais que cercavam essa passagem. 1º A Conservação do Corpo 2º A transição do mundo dos Vivos para o dos mortos 3º O Julgamento de Osíris

22 Os Deus egípcios Os Egípcios por cultuarem os animais, e forças da natureza como o sol, a Lua e o vento, representavam seus deus de 3 formas: deuses com formato de animal (zoomorfismo)

23 Antropomorfismo Deuses somente com o formato humano

24 Antropozoomorfismo Deuses com o formato de homem juntamente com animal (corpo de homem e cabeça de animal )

25 A Mitologia O Deus mais importante era Rá considerado o criador do universo. Considerado o Deus Sol ele criou os outros deuses e teria ganho de seu pai o domínio da Terra. O culto de Rá era em Heliopolis (mais antigo centro comercial do Baixo Egito )Quando a Capital do Império egípcio passa a ser Tebas, Amon o deus protetor dos tebanos se junta com Rá formando Amon Rá.

26 Os Demais deuses Toth - sabedoria, conhecimento, representante da Lua
Anúbis- os mortos e o submundo Hathor - amor, alegria, dança, vinho, festas Hórus- céu Khnum - criatividade, controlador das águas do rio Nilo Maet - justiça e equilíbrio Ptah - obras feitas em pedra Seth - tempestade, mal, desordem e violência Sobek - paciência, astúcia Osíris- vida após a morte, vegetação Ísis - amor, magia Geb - terra

27 Thot Na mitologia egípcia, ele se autocriou. Ao mesmo tempo, tinha o poder de criar com as próprias palavras, trazendo vida a coisas no mundo real. É o deus escriba e, ao mesmo tempo, o inventor das Artes e Ciências.

28 Anúbis Representa a parte mais escura da noite. Ele é apresentado na forma antropomorfa – corpo de homem e rosto de animal, mas também pode aparecer como um cachorro ou chacal, animal que era consagrado ao deus. Era Anúbis quem presidia as mumificações, pois era o guardião dos conhecimentos desta técnica. Anúbis também tinha a função de ser o protetor das tumbas. Era também o juiz dos mortos e quem conduzia a alma dos mortos no além.

29 Osíris   Osíris era um dos mais importantes deuses egípcios pois era associado à vida além da morte e também à vegetação. Era casado com a irmã e deusa Ísis (deusa-mãe, do amor e da magia) e pai do deus  Hórus (deus do céu). Osíris era filho de Geb (deus da terra) e Nut (deusa do céu).

30 Ísis Ísis era a deusa do amor e da magia, considerada também a mãe de todo Egito. Era filha de Geb (deus da Terra) e mulher do irmão Osíris (deus da vida no além e da vegetação). Teve um filho com Osíris, Hórus (deus do Céu).

31 Hórus Hórus era o deus do céu. Era representado com o corpo de um homem na cabeça de um falcão (animal sagrado entre os egípcios).

32 Seth Filho de  Rá  e Nut, é considerado o deus das tempestades, dos raios e do vento, por este motivo acabou sendo identificado aos deuses estrangeiros e isso levou as pessoas a prestarem adoração a esses deuses similares, o que levou Seth a se tornar inimigo dos deuses devido os conservadores nativos do Egito. Assim, encarna os conceitos de fúria, violência, crime e crueldade. Apesar de sua fama, ainda possui boas características. Protege a proa barca de Rá durante sua viagem noturna ao mundo oculto. Derrota o demônio Apópis, que ameaça-o pelas manhãs e noites. Cada vitória que Seth alcança, Apópis renasce para recomeçar a batalha. Deste conflito permanente nascem o equilíbrio das forças e a harmonia universal. Sendo assim, o universo só funciona pela a ação contraditória de Seth.

33 No Egito existiam várias lendas relacionadas aos deuses
No Egito existiam várias lendas relacionadas aos deuses. Uma das que envolviam Seth é a lenda da morte do deus Osíris (o sol poente, o Nilo, deus da vegetação e dos mortos), este transformou os egípcios em uma civilização de agricultores. Mas Osíris acabou sendo morto por Seth (devido este desejar assumir o seu trono), que lançou o seu corpo ao rio. Ísis (a deusa mágica da vegetação e das sementes) conseguiu encontrar o seu corpo e lhe restabeleceu a vida. No entanto, Seth atacou novamente, dividiu o seu corpo em 14 pedaços e os espalhou por todo o Egito. Mesmo assim, Ísis com seus poderes mágicos e com a ajuda de Hórus (deus falcão, o sol levante), juntou as partes do seu corpo através da utilização de palavras mágicas. Após ser vencido, Seth herdou o deserto, onde reina, e por isso, protege as caravanas do deserto. No entanto, é importante ressaltar que, essa guerra persistiu por 80 anos, vez que, Seth acabou arrancando a vista esquerda de Hórus, e este dilacerou os seus testículos. A história dessa longa batalha, é vista por alguns como um aspecto de um conflito em meio aos cultos no Egito em que o vencedor pode ter transformado o deus do culto inimigo em deus do mal.

34 A Mumificação 1 Passo – Orações 2 Passo – O Corpo é Limpo 3 Passo – Retirada do Cérebro 4 Passo – A retirada dos órgãos internos 5 Passo - Imersão em Natrão 6 Passo – Palha 7 Passo – Envolto por Linho na Posição de Hórus 8 Passo - A máscara “Os embalsamadores eram sacerdotes obrigados a viver e trabalhar fora da cidade, num local denominado Uabet (“Lugar Limpo”). Muito bem preparados para realizar seu trabalho com precisão cirúrgica e ritual, seu primeiro ato era abrir o cadáver e extrair-lhe os órgãos internos. As vísceras eram logo guardadas nos chamados vasos canopos, recipientes de alabastro com inscrições gravadas, destinados a assegurar que as vísceras retornariam ao corpo ressuscitado. Uma vez depositado o orgão correspondente em seu interior, cada vaso canopo era fechado com uma tampa que representava a cabeça de um dos quatro filhos de Hórus: O chacal Duamutef guardava o estômago; o babuíno Hapi, os pulmões; o falcão Qebehsenuef, os intestinos; e o humano Imset, o fígado.

35 De Aken a Osíris ( O trajeto do morto )
1 - Primeiramente a pessoa morta precisava convencer o barqueiro Aken a levá-lo pelo rio da morte. 2 - Então eles tinham que passar por doze portões que são vigiados por demônios e serpentes. Era um dos motivos de serem enterrados amuletos de proteção junto com o morto, que nessa hora ajudavam a protege-los. 3 - Depois o morto precisava convencer os 42 juízes de que não tinha cometido nenhum dos 42 pecados. Só depois dessas etapas que o morto entrava no tribunal de Osíris.

36 O Julgamento de Osíris A religiosidade tinha importância para os egípcios até após a morte, pois eles acreditavam na imortalidade. Por esses motivos cultuavam os mortos e praticavam a mumificação (a conservação dos corpos). Acreditavam que o ser humano era constituído por Ká (corpo) e Rá (alma). No momento da morte, a alma deixaria o corpo, mas poderia continuar a viver no reino de Osíris ou de Amon-Rá – a volta da alma para o corpo dependia do julgamento no Tribunal de Osíris. Após o julgamento de Osíris, se a alma retornasse ao corpo, o morto voltaria à vida no reino de Osíris; se não, a alma ficaria no reino de Amon-Rá. Daí a importância da conservação dos corpos pela mumificação, se a alma retornasse ao corpo, este não estaria decomposto.

37 O Papiro de Ani

38 O Julgamento de Hufener


Carregar ppt "Religião, Política, Economia e Cultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google