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DISCIPLINA - Regulação do Sistema Único de Saúde e Regulação de Saúde Suplementar CARGA-HORÁRIA - 80h.

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1 DISCIPLINA - Regulação do Sistema Único de Saúde e Regulação de Saúde Suplementar CARGA-HORÁRIA - 80h

2 OBJETIVOS

3 OBJETIVO GERAL Discutir os aspectos envolvidos na implementação e funcionamento da Regulação do Sistema Único de Saúde.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Possibilitar o conhecimento e discussão sobre os aspectos históricos, políticos e as implicações práticas da evolução das ações de Regulação, Controle e Avaliação no Sistema Único de Saúde no Contexto da consolidação das políticas públicas de saúde no Brasil; Favorecer a discussão sobre as características vantagens e desvantagens dos diferentes modelos de Complexos Reguladores e Centrais de Regulação; Possibilitar o manuseio do Sistema Operacional de Regulação (SISREG) e outros Sistemas de Informação de Saúde

5 CRONOGRAMA

6 Dia/horaProfessorConteúdo 05 de agosto (14 às 22) Ch - 8h/a Professor Fausto Jaime Conceitos e diretrizes da Regulação em Saúde e os aspectos históricos, políticos e operacionais das ações de regulação, controle e avaliação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 06 de agosto (8:30 às 18:00) Ch - 8h/a Dra. Elizabete Conceitos e diretrizes da Regulação da Saúde Suplementar; aspectos históricos, políticos e operacionais e o papel na consolidação das políticas de saúde no Brasil. 19 de agosto (14 às 22) Ch - 8h/a Professor João Marcelo Barreto Silva Modelos de regulação assistencial e articulação de complexos reguladores; contextualização do Estado de Goiás. 20 de agosto (8:30 às 18:00) Ch - 8h/a Professor Antônio Carlos Onofre de Lira A regulação de redes de atenção e a constituição de linhas de cuidado no âmbito do SUS.

7 Dia/horaProfessorConteúdo 02 de setembro (14 às 22) Ch - 8h/a Professora Miriam Vieira Conceitos e desenvolvimento técnico- operacional dos complexos reguladores e centrais de regulação no âmbito das ações de regulação assistencial. 03 de setembro (8:30 às 18) Ch - 8h/a Professor João Marcelo Barreto Silva Identificação, operacionalização e articulação dos instrumentos e das informações que subsidiam as ações de regulação, controle e avaliação no âmbito do SUS. 16 de setembro (14 às 22) Ch - 8h/a Professor Donizetti José de Almeida Junior A importância dos sistemas de informação do SUS para a Regulação, Controle e Avaliação; identificação e prática dos sistemas de informação do SUS. 17 de setembro (8:30 às 18) Ch - 8h/a Professor João Marcelo Barreto Silva Exposição de experiências exitosas na operacionalização de complexos reguladores. (com a participação de convidados de representantes de outros estados) AVALIAÇÃO

8 Dia/horaProfessorConteúdo 30 de setembro (14 às 22) CH - 8h/a Professora Silvana RossiSeminário 01 de outubro (8:30 às 18) CH - 8h/a Professora Alessandra Rodrigues Apresentação de 5 minutos sobre o andamento dos trabalhos de TCC. AVALIAÇÃO

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10 ATIVIDADES PRÁTICAS - 30% SEMINÁRIO – 70% NOTA MÍNIMA DE APROVAÇÃO - 7,0 FREQUÊNCIA – 85%

11 AVALIAÇÃO - ATIVIDADES PRÁTICAS 16 de setembro – 1 ponto (diante da participação na aula prática laboratorial) 17 de setembro – 2 pontos (apresentação por grupos regionais, das experiências em sua região e/ou município) – Turma a deve se dividir em grupos por região geográfica, bem como designar um apresentador e a representante de turma deverá entregar essa listagem até dia 2 de setembro (poderá ser passado por ) – O apresentador terá 5 minutos para apresentar/relatar a situação da regulação em sua região

12 AVALIAÇÃO - SEMINÁRIO 30 de setembro – 7 pontos A REGULAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO E GARANTIA DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Objetivo: promover a sistematização do aprendizado dos alunos na disciplina Regulação por meio da reflexão critica, analise da realidade e proposição de estratégias para a melhoria continua dos processos de trabalho e aumento da resolutividade e qualificação do acesso aos serviços de saúde do SUS loco regional.

13 AVALIAÇÃO - SEMINÁRIO Metodologia: as atividades serão desenvolvidas em grupos e plenárias, na perspectiva crítica e participativa, com sistematização dos conhecimentos e produção de propostas coerentes com a realidade regional e local. Conteúdos: Regulação em Saúde no SUS, Redes Assistenciais de Saúde, Acesso e Qualidade nos serviços de saúde; Direito à Saúde e Cidadania. Avaliação: imediata, considerando: A qualidade da produção dos alunos no Seminário – abordagem grupal (4 pontos) A participação dos alunos na atividade (2 pontos) Auto avaliação dos alunos (1 ponto)

14 ALGUMAS OBSERVAÇÕES Atividades complementares de frequência: não devem ser rotina para os alunos. Nesta disciplina, só será oferecida mediante apresentação de atestado médico ou outro documento que justifique ausências acima do limite 15% Atividade de avaliação: só será oferecido outra alternativa de avaliação para alunos que apresentarem atestado médico ou outro documento que justifique a ausência no dia da avaliação e não atinja a nota mínima (7.0) nas demais atividades

15 OBRIGADA! ALESSANDRA RODRIGUES DE ALMEIDA LIMA


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