A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de pesquisa social Noções básicas para a análise quantitativa. Variáveis e medidas. Hipóteses. Operacionalização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de pesquisa social Noções básicas para a análise quantitativa. Variáveis e medidas. Hipóteses. Operacionalização."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de pesquisa social Noções básicas para a análise quantitativa. Variáveis e medidas. Hipóteses. Operacionalização.

2 Conceitos A abstração e o problema da reificação O reconhecimento na comunidade científica Os problemas de definição e comunicação A reconceitualização As definições operacionais

3 Hipóteses Problemas na formulação Indefinição do quadro de referência teórico Incompatibilidade lógica com o referencial teórico Inadequação das técnicas de pesquisa aptas a verificar ou falsear a hipótese

4 Tipos de hipóteses Sobre a existência de regularidades empíricas Referentes a tipos ideais complexos Referentes à relação entre variávies analíticas

5 Origem das hipóteses O contexto cultural A própria ciência dá origem a hipóteses As analogias são fontes de hipóteses Decorrem da experiência pessoal

6 Critérios de avaliação de hipóteses Clareza conceitual A hipótese deve ter referências empíricas A hipótese deve ser específica A hipótese deve estar relacionada com técnicas disponíveis A hipótese deve estar relacionada com uma teoria

7 Classificação de variáveis de acordo com sua natureza

8 Valiabilidade e confiabilidade Confiável, mas não válido Válido, mas não confiável Válido e confiável

9 Classificação de variáveis de acordo com plano de análise DependenteIndependenteDe controle Mede o fenômeno que se quer explicar Efeito Candidata a explicar o fenômeno Causa Capaz de interferir na relação entre causa e efeito, sugerindo falsas relações causais

10 Representação gráfica de variáveis qualitativas Gráfico de colunas

11 Representação gráfica de variáveis qualitativas Gráfico de setores Fonte: IBGE – Censo 2000

12 Representação gráfica de variáveis qualitativas Gráfico de barras Fonte: Datafolha

13 Representação gráfica de variáveis qualitativas Gráfico de linha Fonte: Datafolha

14 Representação gráfica de variáveis qualitativas Gráficos ilustrando associação de variáveis Fonte: Cardoso, A.A. Os deserdados da indústria.Sociologias, Dez 2000

15 Representação gráfica de variáveis quantitativas Histograma Desvio padrão = 10,68 Média = 41,6 N = 150

16 Representação gráfica de variáveis quantitativas Boxplot

17 Exemplo de uso – Boxplot em artigo sociológico BEATO F., Claudio C. Determinantes da criminalidade em Minas Gerais. Rev. bras. Ci. Soc. São Paulo, v.13, n. 37, p.74-87, junho 1998.

18 A explicação científica O modelo nomológico-dedutivo O modelo estatístico-indutivo Critérios para uma explicação bem sucedida: - o explananandum deve ser logicamente dedutível do explanans; - as premissas devem ser verdadeiras ou bem corroboradas; - o explanans deve ser empiricamente testável e passível de refutação, prevendo o que não é o caso.

19 As explicações causais Os mecanismos causais A causalidade como regularidade indutiva A causalidade como condição necessária e suficiente Formas de aplicação científica da causalidade: estudo de caso, estudo comparativo e seleção por eliminação.

20 Indicações bibliográficas GÜELL, Antoni M. Hipótesis y variables. In: BOUDON, R. e LAZARSFELD, P. (eds.). Metodologia de las Ciencias Sociales. Barcelona: Laia, 1985, p GOODE, W.J.; HATT, PAUL K. Métodos em pesquisa social. Trad. de Carolina Martuscelli Bori. 2ed. São Paulo: Nacional, PEREIRA, Júlio César Rodrigues. Análise de dados qualitativos: estratégias para as ciências da saúde, humanas e sociais. 2ed. São Paulo: Edusp, HEMPEL, C.G. Filosofia da ciência natural. 2ed. Trad. de Plínio Sussekind Rocha. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.


Carregar ppt "Metodologia de pesquisa social Noções básicas para a análise quantitativa. Variáveis e medidas. Hipóteses. Operacionalização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google