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Aula XIII – Comunicação Científica Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I.

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Apresentação em tema: "Aula XIII – Comunicação Científica Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I."— Transcrição da apresentação:

1 Aula XIII – Comunicação Científica Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

2 Por quê comunicar os resultados da pesquisa? de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Razões para comunicar Compartilhar resultados Prestação de contas Possibilitar a verificação dos resultados

3 Normas Gerais – Tipos de Trabalhos de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Tipologia dos trabalhos científicos Trabalhos Acadêmicos Trabalhos Regulares de Pesquisa Dissertações Monografias Teses Artigos Relatórios Comunicações Orais Pôsteres Trabalhos de Conclusão de Curso Especialização TCC Especialização TCC Cursos de Doutorado ou Exames de Livre Docência Cursos de Mestrado Trabalhos em revistas Congressos Financiadores Trabalhos produzidos ao longo da vida profissional

4 Normas gerais – estrutura do texto científico de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresenta o problema e o contextualiza Desenvolve o argumento do trabalho Retoma o problema inicial e apresenta as principais conclusões

5 Normas Gerais - Cuidados com a redação de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS A redação Correção Gramatical Estilo Estrutura

6 Normas gerais - estrutura do texto científico 6Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Ideia 1 Ideia 2 Ideia 3 Ideia n Aspecto 1 Aspecto 2 Parágrafo 1 Parágrafo 2 Aspecto 1 Aspecto 2 Parágrafo 1 Parágrafo 2 Aspecto 3 Parágrafo 3 Aspecto 1 Parágrafo 1 Aspecto 1 Parágrafo 1

7 Normas Gerais – Cuidados com a redação: estilo de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Estilo O texto é escrito na voz passiva O texto deve ser objetivo O texto usa frases na ordem direta. Use períodos curtos. Não repita informação (concisão) Afirmações com base nos dados ou em outros trabalhos Cite somente o que for acrescentar algo ao seu trabalho. Respeite o direito autoral Evite o uso de jargão de grupos restritos Estruture o texto antes de escrevê-lo. Seja humilde: solicite a algum colega que leia o seu texto e o critique. O Estilo de um texto é pessoal, mas...

8 Estrutura de Teses e Dissertações de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Estrutura Elementos Pré- textuais Elementos Pré- textuais Elementos Textuais Elementos Pós- textuais Elementos Pós- textuais

9 Elementos Pós- textuais Elementos Textuais Elementos Pré- textuais Estrutura do Artigo Científico Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Artigo Título Resumo Palavras- chave Abstract Autores Filiação dos autores Introdução Resultados Metodologia Conclusões Reconhecimentos Referências Apêndices

10 Trabalhos em Congressos e Similares - Textos de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Congressos e Similares Resumos estendidos Resumos estendidos Trabalhos completos Um parágrafo De uma a quatro páginas Mais de quatro páginas

11 Tipologia Tipo de participação Trabalhos em Congressos e Similares - Apresentações de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Congressos e Similares Comunicação Oral Comunicação Oral Pôsteres Apresentação Oral do Trabalho Apresentação de um pôster Conferência Apresentação de uma palestra sobre um grande tema para uma plateia de especialistas. Colóquio Apresentação de uma palestra para uma plateia de não especialistas. Seminário Apresentação de uma palestra sobre tópico específico para uma plateia de especialistas. Encontros de Trabalho (Workshops) Encontro de especialista para discutir sobre tópico específico.

12 Tipos de Relatórios de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Relatórios Execução Financeira Técnicos – Científicos Notas e comprovantes Extratos Bancários Pagamentos Efetuados Conciliação bancária Impacto do Projeto Financiamentos Produtos gerados Pessoas formadas Dificuldades encontradas Têm a mesma estrutura básica da Dissertação ou Tese, sendo apresentados à Órgãos que Financiam a pesquisa.

13 de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

14 Trabalhos Acadêmicos - Monografias de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Monografias Trabalhos finais em cursos de Graduação e Especialização. Caráter de Revisão da área. Apresentado a uma banca composta por dois ou três professores do curso. Não precisa conter resultados novos. O tema é delimitado. Voltar

15 Trabalhos Acadêmicos - Dissertações de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Dissertações Trabalhos finais em cursos de Mestrado. Caráter Reflexivo - Analítico. Apresentado a uma banca composta por pelo menos um professor não pertencente ao curso. Não precisa conter resultados novos. O tema é delimitado, mas envolve domínio de metodologia da pesquisa. Voltar

16 Trabalhos Acadêmicos - Teses de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Teses Trabalhos finais em cursos de Doutorado ou Exames de Livre Docência. Caráter Reflexivo - Analítico. Apresentado a uma banca composta por pelo menos dois professores não pertencentes ao curso. Precisa conter resultados novos. O tema é mais geral, envolvendo o domínio de metodologia da pesquisa. Voltar

17 Folha de rosto; Folha de apresentação da natureza do trabalho; Folha de agradecimentos; Folha de dedicatória; Resumo em português e em inglês; Lista de Figuras; Lista de Tabelas; Lista de Símbolos. Elementos Pré-textuais de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Voltar

18 Elementos Textuais de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Elementos Textuais Materiais e Métodos. Introdução. Referencial Teórico. Revisão da Literatura. Justificativa. Voltar Análise dos Resultados. Conclusões.

19 Elementos Pós-textuais de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Elementos Pós-textuais Referências Apêndices Anexos Lista dos trabalhos citados no texto Material auxiliar produzido pelo autor do texto. Material auxiliar produzido por outros autores. Voltar

20 Comunicações Orais – Cuidados Básicos de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Apresentações Regra 1: o apresentador Regra 2: Concisão Regra 3: Legibilidade Regra 4: Audibilidade Regra 5: Tempo Regra 6: Mídia Regra 7: Público Quem apresenta o seminário é você, não o projetor:não leia, fale para o público Suas apresentações devem trazer somente o essencial e aspectos gerais. Use letras com tamanho 14 ou maior. Cuidado com o contraste entre a letra e o fundo. Fale para o público de forma clara e audível (cuidado com o uso do gerúndio). Regra 8: Ensaie Respeite o tempo que lhe foi dado: adeque a apresentação ao tempo e não o contrário. Respeite e use as característica do meio pelo qual você fará sua apresentação. Fale para o público e para cada pessoa nele. Espere as pessoas terminares as perguntas. Somente ensaiando você terá domínio de sua apresentação.

21 Comunicações Orais – Um exemplo de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Conhecimentos e saberes da docência em Ciências e Biologia Os professores necessitam: Dominar os conteúdos que ensinam, o que envolve não somente os conhecimentos teóricos e conceituais de suas disciplinas, mas, também, áreas do saber-fazer relativas a métodos de ensino, assim como de saber justificar a prática assumida. saber como elaborar os conteúdos de sua disciplina, de modo a torná-los disponíveis para serem aprendidos por seus alunos dos diferentes níveis de escolaridade.

22 Comunicações Orais – Um exemplo de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Conhecimentos e saberes da docência em Ciências e Biologia Professores Domínio de conteúdo Domínio metodológico Conceitos e leis (asserções de conhecimento) Metodologia (fazer o ensino) Justificativa de sua prática (asserções de valor) Transposição Aluno Voltar

23 Cuidados com o Pôster de Metodologia da Pesquisa – Aula 13 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Pôster Fixação Respeite o horário dado para fixar seu pôster. Legibilidade Use letras grandes e pouco texto. Use tópicos. Concisão Saliente apenas os pontos centrais. Fala Fale pausadamente. Redação Trabalho Disponibilize o trabalho completo se você o tiver. Público Escute a pergunta antes de responder. Contato Disponibilize alguma forma de contato. Pôster é texto... Voltar


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