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Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.

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Apresentação em tema: "Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro."— Transcrição da apresentação:

1 A Intersetorialidade na atenção às famílias do PBF – ferramentas e roteiro de trabalho

2 Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro Único - diagnóstico socioeconômico de cerca de 19 milhões de famílias ou 72 milhões de pessoas Índice de Desenvolvimento Familiar – IDF - indicadores de vulnerabilidade, Controle Social - acompanhamento da sociedade civil na gestão de políticas públicas; transparência das ações do Estado; visão intersetorial; e garantia de acesso das famílias mais vulneráveis ao Programa.; Fóruns temáticos - articulação em rede e processo de decisão coletiva.

3 Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Observatório de Boas Práticas – divulgação de boas práticas na gestão do PBF – modelos que iluminam a busca de soluções; Índice de Gestão Descentralizada – IGD – incentivo à melhoria da gestão; Planos de Ação Intersetoriais Estaduais Sistema de Gestão de Condicionalidades – Sicon – informação para a gestão – visibilidade.

4 Quem está na base do Sicon?
Cadastro Único Programa Bolsa Família Acompanhamento de Condicionalidades Descumprimento

5 Histórico de Condicionalidades Acompanhamento Familiar
Saúde Educação Assistência Social Instancias de Controle Principais atores Pesquisa Histórico de Condicionalidades Recursos Acompanhamento Familiar Relatórios Sicon

6 Baixa Freqüência Escolar Descump. da Agenda Saúde
Famílias prioritárias para acompanhamento, identificadas a partir do descumprimento de condicionalidades Baixa Freqüência Escolar Descump. da Agenda Saúde Descump. PETI Alunos 6 a 15 anos: 250 mil/bim Alunos 16 e 17 anos (BVJ): 60 mil/bim Crianças e adolescentes: 46 mil/mês Famílias: 20 mil/sem Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Assistência Social

7 NÍVEIS DE INTERSETORIALIDADE (COORDENAÇÃO HORIZONTAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS) PERGUNTA: EM QUE NÍVEL ESTÁ A GESTÃO DO PBF NO MEU MUNICÍPIO? (continua)

8 NÍVEIS DE INTERSETORIALIDADE (COORDENAÇÃO HORIZONTAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS) PERGUNTA: EM QUE NÍVEL ESTÁ A GESTÃO DO PBF NO MEU MUNICÍPIO?(continuação)

9 Fase 1 – Diagnóstico Intersetorial:
DIRETRIZES PARA O TRABALHO INTERSETORIAL NA PERSPECTIVA DE UMA COORDENAÇÃO POSITIVA Fase 1 – Diagnóstico Intersetorial: Ações de acompanhamento familiar Oferta de oportunidades Capacidade de atendimento dos equipamentos públicos; Grau de conhecimento sobre o PBF Infra-estrutura física e tecnológica disponível; Análise das famílias prioritárias; Traçar o perfil do público-alvo

10 Fase 2 – Planejamento e Execução:
DIRETRIZES PARA O TRABALHO INTERSETORIAL NA PERSPECTIVA DE UMA COORDENAÇÃO POSITIVA Fase 2 – Planejamento e Execução: Compartilhar informações sobre o PBF; Definir responsabilidades e atribuições; Envolver as ICSs do PBF, os Conselhos setoriais e soc. civil, Forma de atendimento do núcleo familiar; Integrar ações para o desenvolvimento sustentável das famílias;

11 Fase 2 – Planejamento e Execução:
DIRETRIZES PARA O TRABALHO INTERSETORIAL NA PERSPECTIVA DE UMA COORDENAÇÃO POSITIVA Fase 2 – Planejamento e Execução: Pautar a atuação de forma direcionada e planejada Garantir espaços e ferramentas para realização de reuniões periódicas dos comitês intersetoriais do PBF, Fóruns, Conferências, Observatórios; Acompanhar o uso do orçamento para a execução das atividades de gestão do PBF; Buscar a efetividade.

12 Fase 3 – Monitoramento e avaliação:
DIRETRIZES PARA O TRABALHO INTERSETORIAL NA PERSPECTIVA DE UMA COORDENAÇÃO POSITIVA Fase 3 – Monitoramento e avaliação: Apresentar relatórios e informações periódicas para os integrantes dos comitês intersetoriais de gestão do PBF; Identificar problemas quantitativos de oferta de serviços e de qualidade do atendimento realizados; e Elaborar periodicamente relatórios descritivos com informações para os gestores políticos.

13 BOM TRABALHO 


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