A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria de Incêndio I Ao final da aula o aluno será capaz de: Conceituar combustão; Identificar as principais características dos elementos essenciais;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria de Incêndio I Ao final da aula o aluno será capaz de: Conceituar combustão; Identificar as principais características dos elementos essenciais;"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria de Incêndio I Ao final da aula o aluno será capaz de: Conceituar combustão; Identificar as principais características dos elementos essenciais; Identificar os métodos de extinção; e Classificar os incêndios.

2 Referências bibliográficas: Manual de Fundamentos: Capítulo 1 - Comportamento do fogo; Practicas y Teoria para Bomberos: Capítulo 2 - Quimica y comportamiento del fuego – IFSTA.

3 COMBUSTÃO É UMA REAÇÃO QUÍMICA DE OXIDAÇÃO, AUTO - SUSTENTÁVEL, COM LIBERAÇÃO DE LUZ, CALOR, GASES E FUMAÇA. (MANUAL DE FUNDAMENTOS)

4 COMBUSTÃO É A OXIDAÇÃO RÁPIDA DE MATERIAIS COMBUSTÍVEIS, ACOMPANHADA PELA LIBERAÇÃO DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR E LUZ.

5 Elementos essenciais da combustão

6

7

8 Propagação do Calor

9 Condução Condução é a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula. Quando dois ou mais corpos estão em contato, o calor é conduzido através deles como se fossem um só corpo

10 Convecção É a transferência de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de líquidos dentro de si próprios.

11 Irradiação É a transmissão de calor por ondas de energia calorífica que se deslocam através do espaço. As ondas de calor propagam-se em todas as direções, e a intensidade com que os corpos são atingidos aumenta ou diminui à medida que estão mais próximos ou mais afastados da fonte de calor.

12 REAÇÃO QUÍMICA EM CADEIA

13 Torna a queima auto-sustentável REAÇÃO QUÍMICA EM CADEIA

14 Métodos de Extinção do Fogo

15 Métodos de Extinção do Fogo Os métodos de extinção do fogo baseiam-se na eliminação de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo.

16 Retirada de material Resfriamento Abafamento Extinção Química

17

18 Retirada de material

19

20 Abafamento

21

22 Resfriamento

23

24 Extinção Química

25 Classificação dos Incêndios

26 Classificação dos Incêndios Os incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, bem como a situação em que se encontram. Essa classificação é feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incêndio específico. Entendemos como agentes extintores todas as substâncias capazes de eliminar um ou mais dos elementos essenciais do fogo, cessando a combustão. Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association – Associação Nacional de Proteção a Incêndios/EUA), adotada pela IFSTA (International Fire Service Training Association – Associação Internacional para o Treinamento de Bombeiros/EUA).

27 COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS ELÉTRICOS

28

29 Teoria de Incêndio I Ao final da aula o aluno será capaz de: Conceituar combustão; Identificar as principais características dos elementos essenciais; Identificar os métodos de extinção; e Classificar os incêndios.


Carregar ppt "Teoria de Incêndio I Ao final da aula o aluno será capaz de: Conceituar combustão; Identificar as principais características dos elementos essenciais;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google