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PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE
Universidade Federal de Alagoas Prof Valmir Pedrosa Pró-Reitor de Gestão Institucional Fevereiro /2012

2 PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE
O QUE É A UFAL Criada pela Lei Federal nº 3.867, de 25 de janeiro de 1961 Instituição Federal de Educação Superior pluridisciplinar (ensino, pesquisa e extensão) Pertencente ao Sistema Federal de Educação Superior, formado por 58 Instituições (IFES) e 46 HU’s com mais de 10 mil leitos

3 PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE
MISSÃO DA UFAL “ Produzir , multiplicar e recriar o saber coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, justiça social, desenvolvimento humano e bem comum” Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional

4 www.ufal.edu.br 25 mil alunos 87 cursos de graduação
ALGUNS NÚMEROS DA UFAL 25 mil alunos 87 cursos de graduação 31 cursos de mestrado 07 cursos de doutorado 23 Unidades Acadêmicas 1.417 Professores Efetivos 1.600 Técnicos-Administrativos 3.646 Pesquisadores 210 Grupos de Pesquisa

5 PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE
EVOLUÇÃO DE INDICADORES – GRADUAÇÃO FONTE: Boletim Estatístico/PROGRAD FONTE: Boletim Estatístico/PROGRAD

6 PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE
Instituição - UFAL

7 PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE
Campus do Sertão Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema

8 www.ufal.edu.br A EXPANSÃO DA UFAL
UAB UAB UAB UAB UAB CAMPI: A. C. Simões/Arapiraca e Polos Palmeira, Penedo e Viçosa/Sertão e Polo Santana POLOS: UAB/EAD

9 Pró-Reitor de Gestão Institucional E-mail: proginst@reitoria.ufal.br
Prof Valmir Pedrosa Pró-Reitor de Gestão Institucional Site: Fone: (82) (82)

10 Educação ao contrário Mais ainda, a experiência universal dos educadores genuínos prova que o sujeito ativo do processo educacional é o estudante, não o professor, o diretor da escola ou toda a burocracia estatal reunida. Ninguém pode “dar” educação a ninguém. Educação é uma conquista pessoal, e só se obtém quando o impulso para ela é sincero, vem do fundo da alma e não de uma obrigação imposta de fora. Ninguém se educa contra a sua própria vontade, no mínimo porque estudar requer concentração, e pressão de fora é o contrário da concentração. O máximo que um estudante pode receber de fora são os meios e a oportunidade de educar-se. Mas isso não servirá para nada se ele não estiver motivado a buscar conhecimento. Gritar no ouvido dele que a educação é um direito seu só o impele a cobrar tudo dos outros – do Estado, da sociedade – e nada de si mesmo O. de C. (2009)


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