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Prof Valmir Pedrosa Pró-Reitor de Gestão Institucional Fevereiro /2012 Universidade Federal de Alagoas.

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Apresentação em tema: "Prof Valmir Pedrosa Pró-Reitor de Gestão Institucional Fevereiro /2012 Universidade Federal de Alagoas."— Transcrição da apresentação:

1 Prof Valmir Pedrosa Pró-Reitor de Gestão Institucional Fevereiro /2012 Universidade Federal de Alagoas

2 Criada pela Lei Federal nº 3.867, de 25 de janeiro de 1961 Instituição Federal de Educação Superior pluridisciplinar (ensino, pesquisa e extensão) Pertencente ao Sistema Federal de Educação Superior, formado por 58 Instituições (IFES) e 46 HUs com mais de 10 mil leitos O QUE É A UFAL

3 Produzir, multiplicar e recriar o saber coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, justiça social, desenvolvimento humano e bem comum Produzir, multiplicar e recriar o saber coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, justiça social, desenvolvimento humano e bem comum Plano de Desenvolvimento Institucional Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional MISSÃO DA UFAL

4 ALGUNS NÚMEROS DA UFAL 25 mil alunos 87 cursos de graduação 31 cursos de mestrado 07 cursos de doutorado 23 Unidades Acadêmicas Professores Efetivos Técnicos-Administrativos Pesquisadores 210 Grupos de Pesquisa

5 FONTE: Boletim Estatístico/PROGRAD EVOLUÇÃO DE INDICADORES – GRADUAÇÃO

6 Instituição - UFAL

7 Campus do Sertão Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema

8 CAMPI: A. C. Simões/Arapiraca e Polos Palmeira, Penedo e Viçosa/Sertão e Polo Santana POLOS: UAB/EAD A EXPANSÃO DA UFAL UAB

9 Prof Valmir Pedrosa Pró- Reitor de Gestão Institucional Site: Fone: (82) (82) (82)

10 Educação ao contrário... Mais ainda, a experiência universal dos educadores genuínos prova que o sujeito ativo do processo educacional é o estudante, não o professor, o diretor da escola ou toda a burocracia estatal reunida. Ninguém pode dar educação a ninguém. Educação é uma conquista pessoal, e só se obtém quando o impulso para ela é sincero, vem do fundo da alma e não de uma obrigação imposta de fora. Ninguém se educa contra a sua própria vontade, no mínimo porque estudar requer concentração, e pressão de fora é o contrário da concentração. O máximo que um estudante pode receber de fora são os meios e a oportunidade de educar-se. Mas isso não servirá para nada se ele não estiver motivado a buscar conhecimento. Gritar no ouvido dele que a educação é um direito seu só o impele a cobrar tudo dos outros – do Estado, da sociedade – e nada de si mesmo.... O. de C. (2009)


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