A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Motivação e Expectativas. Olá! Nesta aula, você estudará o tema motivação e expectativas. Vamos lá!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Motivação e Expectativas. Olá! Nesta aula, você estudará o tema motivação e expectativas. Vamos lá!"— Transcrição da apresentação:

1 Motivação e Expectativas

2 Olá! Nesta aula, você estudará o tema motivação e expectativas. Vamos lá!

3 Motivação e Expectativas

4 Segundo Moraes (2004), a motivação é fundamental para que o aluno a distância persista em suas atividades e conclua seus estudos. A motivação também é importante para o processo de aprendizagem.

5 Então professor, pode-se dizer que o que não se sente e não se compreende não interessa?

6 Isso mesmo! Sentido vem de sentir. Se quisermos dar sentido ao que fazemos é evidente que o sentimento, a intuição, a emoção, a percepção são o caminho a seguir.

7 Tudo que o estudante faz tem que ter sentido para ele. Qualquer atividade ou tarefa sem sentido ao invés de educar, deseduca. Então podemos entender que o sentido não se transpassa nem se ensina; o sentido se constrói, faz e refaz em um processo de descobrimento e enriquecimento permanente. Motivação e Expectativas

8 A Motivação na Educação

9 A motivação na educação é o sentido que mantém uma pessoa numa situação de aprendizagem e a encoraja a aprender. Estar motivado é uma disposição autônoma, algo que é interno à pessoa. Dessa forma, só será possível intervir, atuar no processo motivacional até onde o aluno permitir. Ou seja, os alunos podem ter o controle e o monitor pode auxiliá-los nesse processo, para que eles se sintam altamente motivados para estudar. Especialmente, quando percebem que o sucesso e o insucesso no aprendizado estão relacionados ao seu esforço pessoal.

10 Segundo Kawachi (2002), a motivação dos alunos para aprender pode ser mais bem compreendida a partir da taxionomia proposta em Gibbs et al. (1984, apud KAWACHI, 2002). Essa taxonomia é adaptada pelos autores e apresentada no que veremos a seguir, acompanhe! A Motivação na Educação

11 Taxionomia de Gibbs

12 Taxonomia de Gibbs Isso significa dizer que o aluno se sentirá motivado para o curso se no decorrer do mesmo encontrar atividades estimulantes, que respondam às suas razões para estudar. Quadro 1 Taxionomia da motivação para a aprendizagem. Fonte: Gibbs et. al.(1984 apud Kawachi, 2002)

13 Você sabia que na EaD ainda é muito complexo identificar problemas de ordem motivacional rapidamente? Estude mais sobre isso a seguir.

14 Como você leu, ainda é muito complexo identificar rapidamente problemas de ordem motivacional, e como não há contato pessoal diariamente entre alunos e professores e monitores, não há uma ajuda externa efetiva para aumentar a motivação. Portanto, a inclusão de estratégias motivadoras nas atividades dos monitores e nos materiais didáticos é uma forma de estimular a motivação dos estudantes a distância para a aprendizagem. Então, para atender às necessidades dos alunos, mantendo-os motivados para concluírem os seus estudos a distância, as instituições devem estar preparadas para investir na implementação de estruturas adequadas para a oferta de apoio aos alunos. A qualidade e efetividade dos serviços oferecidos são condições indispensáveis para a obtenção de altos índices de permanência e conclusão dos cursos pelos alunos, objetivo da Educação a Distância em quaisquer contextos (SEWART, 2001 apud MORAES, 2004; TAIT, 1995; THORPE, 2001). Nesse sentido, destaca-se, o papel do monitor como incentivador da motivação do aluno.

15 Contudo, é necessário considerar as características específicas do aluno adulto.

16 A Motivação do Aluno Adulto

17 A Motivação do Aluno Adulto De acordo com Garcia Aretio (1994), o adulto estará motivado para participar de uma atividade de aprendizagem quando percebe que ela lhe ajudará a resolver um problema pessoal, social ou profissional, ou lhe fará mais feliz. Assim, torna-se essencial conhecer suas motivações específicas para que se possa atendê-las no momento da elaboração de unidades didáticas e/ou cursos a distância. Lembre-se que o aspecto motivacional sempre agirá sobre o indivíduo salientando a importância desta característica no processo aprendizagem.

18 Muito bem! Você concluiu a última aula do módulo de Formação de Monitores.


Carregar ppt "Motivação e Expectativas. Olá! Nesta aula, você estudará o tema motivação e expectativas. Vamos lá!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google