A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Equipe Multidisciplinar

2 Na aula anterior, você conheceu algumas características que ocorrem no cenário virtual. Agora conhecerá os profissionais que atuam em cursos a distância. Vamos lá!

3 Equipe Multidisciplinar

4 Equipe Multidisciplinar
A estruturação de cursos, ou programas a distância, envolve vários profissionais. Alguns são similares aos que existem nos cursos de educação presencial. Então, que tal conhecer um pouco sobre cada um deles?

5 Equipe Multidisciplinar
Conteudistas – São os responsáveis pelo desenvolvimento do material didático disponível no curso. Muitas vezes, o professor-tutor é também o autor. Outras vezes, esses papéis são ocupados por pessoas diferentes. Designer Gráfico – são os responsáveis por criar as páginas, elaborar sua diagramação, desenvolver interfaces que facilitem o processo de aprendizagem. Assim como disponibilizar o conteúdo de forma adequada ao suporte a ser utilizado (ambiente virtual de aprendizagem, livro impresso, CD-ROM, etc.).

6 Equipe Multidisciplinar
Revisores – responsáveis pela revisão ortográfica e gramatical do material didático impresso e on-line. Designer Instrucional – são profissionais responsáveis por orientarem e auxiliarem os conteudistas no desenvolvimento da estrutura pedagógica do material, na forma de apresentação dos conteúdos, bem como nas avaliações e objetivos de aprendizagem. São também responsáveis por adequarem todo o conteúdo para uma linguagem que faça com que o aluno sinta a presença do tutor constantemente e, conseqüentemente, sinta-se motivado a estudar.

7 Equipe Multidisciplinar
Ilustradores e Animadores – são responsáveis por desenvolverem ilustrações e animações do conteúdo, conforme orientações do conteudista e do designer instrucional. Monitores – são responsáveis por fazerem o contato com o aluno, com o intuito de ajudá-lo a solucionar problemas. Monitoram e estimulam constantemente a participação e a satisfação dos alunos.

8 Equipe Multidisciplinar
Tutores – são professores especialistas no material didático do curso, e têm como principal função a mediação técnica e pedagógica do conteúdo. Os tutores, assim como os monitores, também têm o papel de estimular a aprendizagem dos alunos, criando situações de interação e colaboração que propiciem a aprendizagem. Alunos – são os principais agentes do processo educativo, pois todo o conteúdo é desenvolvido de acordo com as necessidades dos alunos. De uma forma geral, buscam a formação e o desenvolvimento de competências. É importante que você saiba que, dependendo da necessidade e das características do curso, outros profissionais também podem ser envolvidos no processo, tais como: técnicos de videoconferência, artistas gráficos, roteiristas etc. (UNISUL Aberta, 2001).


Carregar ppt "PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google