A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo 19Z – U08 Arthur Ilo Silvana Wesley. Logística de distribuição Trata da relação entre clientes, empresas e fornecedores. A relação que descreve.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo 19Z – U08 Arthur Ilo Silvana Wesley. Logística de distribuição Trata da relação entre clientes, empresas e fornecedores. A relação que descreve."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 19Z – U08 Arthur Ilo Silvana Wesley

2 Logística de distribuição Trata da relação entre clientes, empresas e fornecedores. A relação que descreve a distribuição física do produto acabado até os pontos e venda ao consumidor com confiabilidade e qualidade. Quais são as demandas de clientes? Serviço ao cliente, custo e velocidade.

3 Mudança do papel do distribuidor. No que se refere a distribuição física, os distribuidores têm sido capazes de prover serviços de alta qualidade aos seus clientes; Exemplos de serviços: estocagem no local, entregas consolidadas, tempo de entrega menor; Agregam valor ao ligando compradores aos vendedores; Providenciam meios eficientes de vender e entregar produtos aos clientes ;

4 Forças externas As distribuidoras têm sido afetadas por várias forças externas, quais sejam: - Consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e cliente; - Desregulamentação dos transportes; - Avanços tecnológicos;

5 Papéis que geram Vantagem Competitiva Otimizadores de rede ( network optimizers ) Maximizadores de mercado ( market maximizers )

6 4.2 Maximização da Eficiência dos recursos utilizados na distribuição Distribuiton utility ou associação de recursos Os clientes com poder de barganha têm demandado de seus fornecedores, mais serviços que envolvam menores e mais freqüentes entregas por custos menores. Contudo, os fabricantes de produtos ou fornecedores, não dispõem de volumes suficientes de produtos ou serviços, que justifiquem entregas mais frequentes. Não conseguem justificar economicamente mais locais de estocagem perto de cada mercado significativo. E, por último, entregas menores que a carga que cada caminhão possa armazenar, não atendem as necessidades de ciclo curto. Uma alternativa é a distribution utility, uma associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais. Essa associação permite entregas mais frequentes das cargas de todos os fabricantes da aliança, utiliza melhor os recursos de distribuição, além de fornecer possibilidades de redução das flutuações de uso devido à sazonalidade.

7 4.2.2 Cross Docking A distribuição baseada na fonte consiste na centralização dos estoques pelas empresas. E na distribuição dos produtos diretamente aos clientes. O ambiente ideal da distribuição baseada na fonte é: Alto valor / produtos de baixo peso; Disponibilidade de estoque é uma preocupação; Ciclos de entrega curtos; Entregas parceladas ou menor que a carga do caminhão; Itens de lenta movimentação com padrões de demanda instáveis. A distribuição de mercado engloba o uso de depósitos locais. Muitas empresas usam uma combinação de depósitos próprios, públicos e contratados, como forma de atender as demandas. Depósitos próprios ou contratados são mais indicados em casos de estoque que se movimentam o ano inteiro.Depósitos públicos são mais usados em estação de pico de movimento. Em outras situações, depósitos centrais tendem a ser próprios e depósitos regionais ou depósitos em localizações especiais tendem a ser públicos. Em ambos os casos, depósitos contratados também podem ser utilizados. ( p.334, Bowersox, Closs).

8 Numas operação de cross-dock, não existe estoque de produto. O depósito ou terminal recebe produtos dos vários fabricantes para atender a diversos clientes. A medida que os produtos são recebidos, são separados por cliente, se já etiquetados, ou destinados aos clientes,caso não estejam etiquetados. Os produtos são, então, literalmente movimentados de uma plataforma a outra, para serem carregados em veículos que os levarão aos clientes. Os veículos são liberados a medida que são carregados com o sortimento de produtos, de vários fabricantes, desejados por cada cliente. As vantagens de cross – dock decorrem do transporte de cargas completas, dos fabricantes para o depósito e do depósito para os varejistas; da redução de manuseio, pois os produtos não são estocados; e do uso mais eficiente da área de carregamento,já que os veículos recebem cargas completas, o que torna mais eficiente a utilização das plataformas. Cross -Dock

9 Alcançando eficiências no transporte Existe dois tipos de compradores de serviços de transporte: os compradores de transação e os comradores de relação. O primeiro adota o enfoque armss length e negociam de forma individual cada acordo, para obter o serviço desejado ao menor custo. Focam o curo prazo, e são bons negociadores. Por outro lado, os compradores de relação concentram-se em formar relações duradouras, de longo prazo, com suas empresas de transporte. Procuram identificar um conjunto de oportunifades que agregam valor e beneficiem ambas as partes. O que distingue os compradores de serviços de transporte é sua capacidade grencial, visto que, os mais inexperientes negociam preços e descontos, estão poucos preocupados com os movimentos de fretes e fluxos logístico, enquanto que os mais experientes analisam seus movimentos de transporte e beneficiam-se de eficiencias de escalas e admistrativas, trabalhando com grupo de empresas de trasnsporte reduzido.


Carregar ppt "Grupo 19Z – U08 Arthur Ilo Silvana Wesley. Logística de distribuição Trata da relação entre clientes, empresas e fornecedores. A relação que descreve."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google