Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNina Mar Alterado mais de 10 anos atrás
1
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002
2
(I) NÚCLEOS CONCEITUAIS DE EXTENSÃO & CONSEQUÊNCIA Atividade Acadêmica: Indissociabilidade EPEXT Tipo de Conhecimento: Multidisciplinaridade Compromisso com Sociedade: Socialização da produção
3
(I) EXTENSÃO & PRODUÇÃO ACADÊMICA Demandas da sociedade & transformação social Melhorar a Qualidade: implementar conteúdos & métodos Democratizar acesso: aumentar a oferta Socializar o conhecimento: disseminar a produção
4
PROCESSOS ACADÊMICOS DISTRIBUTIVOS Envolvem: - Maior n o de pessoas - Maior diversidade de procedimentos - Maior distância física - Mais tempo
5
POTENCIALIDADE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO
6
Conceito-base: professores e alunos em Tempo - Espaço diferentes Meios (tutoria): assíncronos (impresso / fax / CD-ROM) x sincrônicos (telefone) Com internet - Educação on line (EOL) ou em rede: sincrônico ou não
7
PRESENTE HISTÓRICO (EAD) & FUTURO PROMISSOR (EOL) Material Impresso Rádio & TV Multimídia (com vídeo, disquete e CDRom) Em rede de computadores: inter/intranet
8
(II) NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO - EAD & EOL LINEAR: Universalidade do material impresso e dos procedimentos off line (estudo individual, consultas especiais, avaliação presencial); EM REDE: uso de rede de computadores: * produção e oferta de materiais hiperlinked (estudos, cursos & pesquisas) * tutoria, discussões, debates & avaliações
9
(III) TIPOS DE CURSOS EDUCAÇÃO REGULAR: - Ensino Fundamental & Ensino Médio - Ensino Superior: Graduação Pós-Graduação: lato sensu(especialização) stricto sensu (mestrado e doutorado) EDUCAÇÃO CONTINUADA: EXTENSÃO - Novas demandas sociaisEDUCAÇÃO CONTINUADA: EXTENSÃO - Novas demandas sociais
10
(IV) SITUAÇÃO INTERNACIONAL Internacionalização da Educação Oferta de Serviços (OMC= Desregulamentação)
11
(V) SITUAÇÃO NO BRASIL TRÊS DESTINOS: ? empobrecer ou enriquecer e/ou independentizar-se ?
12
BRASIL PRODUZIR CONHECIMENTO Independência ? USAR TECNOLOGIAS Dependência (País de Serviços & Revendas ) ?
13
SITUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES Competências pontuais (produção centralizada) Necessidades disseminadas (ofertas distribuídas) Demandas Monumentais (grandes volumes) Operações de longa duração (muito tempo)
14
POTENCIALIZAR A CAPACIDADE NACIONAL Aumentar a Capacidade de Produção, Oferta & Distribuição
15
(VI) CONSÓRCIOS BRASILEIROS PÚBLICO-ESTATAIS: UniRede (70 IPES) CEDERJ (5 IPES) UNIVIR-CO (7 IPES) AMAZONIA NET (5 IPES) OBS: NE ainda não se organizou como consórcio
16
COMUNITÁRIAS: Confessionais: Católicas (7) Municipais: SC (15) OBS:em organização a Estadual do RGS (8)
17
MISTAS UNIVIR-MG (15) PROJETOS VEREDAS (19)
18
CORPORATIVAS BB SENADO FEDERAL ELETRONORTE CAIXA ECONÔMICA BRADESCO Mc DONALDs
19
CONSÓRCIOS DE IES PRIVADAS UNIVIR-RJ (2) UVB (9)
20
Avanços Necessários: identidade, parcerias e estratégias cooperativas CLAREZA DE PAPÉIS/NICHOS: ensino x pesquisa x extensão público x privado setores acadêmicos x produtivos Estratégias conjuntas Parcerias efetivas: papel dos Fóruns Produção tecnológica nacional
21
Deve-se potencializar: RNP e RNP 2
22
MAIORES DESAFIOS Não são Tecnológicos São de conteúdos: Produção de Cursos Distribuição: Capilaridade Organização: Consórcios Gestão complexa: Descentralização, Autonomia e Comunicação COOPERAÇÃO
23
www.unirede.br UniRede: consórcio de 70 IPES PRINCIPAIS OBJETIVOS: Oferecer cursos a distância nos níveis de graduação, pós-graduação, extensão e educação continuada Democratizar o acesso à educação de qualidade
24
CONCLUSÃO: EXT-EAD ? SS ocialização da produção acadêmica; I ndissociabilidade, expressa na articulação do ensino e pesquisa; M ultidisciplinarmente, atuando na integração das diversas áreas do conhecimento; extendendo a extensãoCom tecnologias contemporâneas, extendendo a extensão pela EAD-EOL
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.