A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 7 -Interação com o Mundo Natural Profª Lucia Amim Os problemas ambientais do século XXI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 7 -Interação com o Mundo Natural Profª Lucia Amim Os problemas ambientais do século XXI."— Transcrição da apresentação:

1 Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 7 -Interação com o Mundo Natural Profª Lucia Amim Os problemas ambientais do século XXI

2 O que fizemos com o nosso planeta e o que faremos daqui para frente? Ao mesmo tempo em que a humanidade vira o milênio usufruindo de suas novas conquistas, vários são os desafios e problemas a serem enfrentados, principalmente no que diz respeito à conservação do meio ambiente e à consequente melhoria da qualidade de vida..

3 Biodiversidade O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

4 Biodiversidade A destruição e a perda da biodiversidade foi um dos maiores problemas ambientais detectados no século XX e constitui-se em um dos grandes desafios do próximo milênio.

5 A Convenção da Diversidade Biológica (CDB), instituída na Rio 92, vem coordenando e orientando os procedimentos em vários países para a conservação da biodiversidade, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.

6 Biodiversidade O Brasil tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade devido às suas riquezas naturais. Nos principais biomas brasileiros, como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, ocorre uma grande variedade de ecossistemas, o que concorre para a grande incidência de diversidade biológica.

7 Os números da biodiversidade (e de sua degradação) no Brasil O Brasil abriga cerca de 10 a 20% do número de espécies conhecidas pela ciência, sendo o país com a maior biodiversidade do mundo. Diversas plantas de importância econômica mundial são originárias do Brasil, destacando-se o abacaxi, o amendoim, a castanha do pará, a mandioca, o caju e a carnaúba.

8 A Amazônia, a maior floresta tropical úmida do mundo, já perdeu uma área de 532 mil km 2, o equivalente ao território da França. Entre 1990 e 1995, a Mata Atlântica sofreu uma devastação de cerca de 500 mil hectares, o que equivale a 390 campos de futebol. Hoje, 208 espécies de animais encontram-se ameaçadas de extinção no Brasil. O Ibama prevê a inclusão de 10 novas espécies nos próximos anos.

9 O Brasil abriga o maior número de primatas (55 espécies), anfíbios (516 espécies) e animais vertebrados (3.010 espécies) do mundo. Também tem a mais diversa flora do planeta, número superior a 55 mil espécies descritas, o que corresponde a 22% do total mundial. Possui também 3 mil espécies de peixes de água doce, totalizando três vezes mais que qualquer outro país do mundo.

10 O Brasil é um dos países que possui espécies que são exclusivamente brasileiras, não ocorrendo em nenhum outro lugar. São 68 espécies de mamíferos, 191 de aves, 172 de répteis e 294 de anfíbios.

11 A Biotecnologia representa o conjunto de métodos aplicáveis às atividades que associam a complexidade dos organismos e seus derivados, conciliadas às constantes inovações tecnológicas. Normalmente não percebemos a sutil implantação biotecnológica, ou ao menos damos a devida importância. Biotecnologia - O avanço da biotecnologia.

12 Biotecnologia teve o seu início com os processos fermentativos. Foi somente em 1876 que Louis Pasteur, provou que a causa das fermentações era devido à ação de seres minúsculos, os microrganismos. Em 1897, Eduard Buchner, demonstrou ser possível a conversão de açúcar em álcool, utilizando células de levedura maceradas, ou seja, na ausência de organismos vivos. Biotecnologia - O avanço da biotecnologia.

13 Em Gregor Mendel- Fez os primeiros experimentos que deram início à Genética. Os experimentos de Mendel auxiliaram o homem a aprender mais sobre Genética, Hereditariedade e Biotecnologia. Genética

14 Concluiu, então, que a cor amarela dominava a cor verde. Chamou o caráter cor amarela da semente de dominante e o verde de recessivo. Leis de Mendel Genitores F1 F2

15

16 A mudança do clima foi reconhecida como uma preocupação comum da humanidade na Rio 92, com a assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A convenção propõe uma estratégia global para proteger o sistema climático para gerações presentes e futuras. As discussões sobre a mudança climática global giram em torno do assunto emissões de gases de efeito estufa, sendo o CO 2 o principal. Clima

17 Mudança da temperatura global Nos últimos 50 anos, os Alpes na Europa perderam 50% de sua cobertura de gelo. A temperatura média da Terra é hoje 4°C acima do que era na última idade do gelo, cerca de 13 mil anos atrás. A temperatura média atual é 1/2 grau superior à da década de 1860, um aumento enorme para um período de apenas 130 anos. Se o ritmo atual de emissões continuar, a concentração de dióxido de carbono duplicará até o final do século. O resultado será um aumento médio da temperatura da Terra em cerca de 1°C.

18 Desenvolvimento Sustentável O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da ONU sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade do século passado.

19 Esse conceito, procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações. Desenvolvimento Sustentável

20 O mundo moderno, o mundo tecnológico, cada vez mais, se vê ameaçado pelas alterações decorrentes dos avanços produzidos pelo homem, o que vem tornando-se sério problema para as gerações futuras. Desenvolvimento Sustentável

21 Recursos Hídricos Há quem diga que se a humanidade enfrentar uma III Guerra Mundial, seu estopim principal será a água, já considerada por muitos atualmente, como o ouro do terceiro milênio. Tanta valorização é explicada por uma triste estimativa: a água não é um recurso inesgotável e será certamente um bem escasso no futuro.

22 No Brasil, um país privilegiado, que possui uma das mais extensas redes hidrográficas do mundo, o assunto água está em alta com as discussões em torno na Política Nacional de Recursos Hídricos e na Agência Nacional da Água - ANA, cujos objetivos são gerenciar a gestão dos recursos hídricos nacionais. Recursos Hídricos Vídeo : Mudanças do clima, Mudanças de vida – Greenpeace- 5:43min Vídeo: A ilha das flores 10:00 min


Carregar ppt "Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 7 -Interação com o Mundo Natural Profª Lucia Amim Os problemas ambientais do século XXI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google