A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 27/09/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 27/09/2012."— Transcrição da apresentação:

1 1 POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 27/09/2012

2 Objetivo Apresentar reflexões acerca das diferentes concepções de moralidade do brasileiro. 2

3 Reflexões acerca das morais brasileiras Pesquisas de âmbito nacional feitas pelo IBOPE registraram que 64% dos entrevistados consideravam que, no Brasil, quando uma pessoa tem a oportunidade de conseguir uma vantagem fazendo algo errado, e sabe ter poucas chances de ser descoberta, ela age ilegalmente.

4 Reflexões acerca das morais brasileiras Fonte:

5 A DUPLA MORAL BRASILEIRA MORAL DA INTEGRIDADE - tradicional, convencional e apreendida nos grupos sociais primários como a família, as escolas e a igreja. Apresenta o perfil dos indivíduos éticos, de caráter, dignos de confiança, cumpridores de suas obrigações morais e defensores de seus valores.

6 A DUPLA MORAL BRASILEIRA MORAL DO OPORTUNISMO - prevalência de interesses pessoais ou grupais (jeitinho brasileiro) sobre as leis, normas e regras da sociedade em geral. O indivíduo considera que acima de qualquer determinação está o seu desejo em uma situação particular, a transformação do desejo em direito. O indivíduo que a pratica freqüentemente busca a responsabilidade de seu ato em outro indivíduo.

7 E você???? da moral da integridade e da conduta socialmente correta ou da moral do oportunismo que burla normas, leis, determinações, ordens para que um desejo seja atendido. Se olhe no espelho e diga de que lado está?

8 Atividade Complementar PARA REFLEXÃO

9 9 A AMBIVALÊNCIA EMPRESARIAL Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 27/09/2012

10 Objetivos Entender o que é o conceito de ambivalência empresarial. Entender o porquê dos desafios que a ambivalência empresarial traz para o administrador. 10

11 Ambivalência Empresarial 11 sobreposição de escolhas que coloca essas empresas em situações de decisões delicadas lógica do lucro (compromisso de rentabilidade) lógica da responsabilidade social (compromisso moral)

12 Ambivalência Empresarial 12 O quanto é difícil identificar o ganho financeiro que as empresas têm ao praticar atitudes éticas? Essa dificuldade realmente existe ou é resultado de gestores que não possuem capacitação, experiência e conhecimento para isso? Será que existem interesses pessoais que dificultam essa identificação, esse cálculo de rentabilidade?

13 13 §Preocupação com atitudes éticas que afetem os stakeholders (públicos de interesse); §Promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os direitos humanos e de cidadania; §Respeito ao meio ambiente e sutentabilidade; §Envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento. O DESAFIO DAS EMPRESAS

14 14 O DESAFIO DAS EMPRESAS Stakeholders consumidores acionistas comunidade funcionários governo fornecedores concorrentes meio ambiente EMPRESA Respeito aos princípios e valores éticos Qualidade das relações com geração de valor para todos EMPRESA Respeito aos princípios e valores éticos Qualidade das relações com geração de valor para todos QUALIDADE TRANSPARÊNCIA ÉTICA

15 15 1. Empresas combatem a concorrência evidenciando suas atitudes socialmente irresponsáveis. 2. As leis de proteção à sociedade estão cada vez mais fiscalizando e punindo as más práticas éticas das empresas. 3. A mídia tem destacado as práticas éticas das empresas. 4. Os clientes proliferam as informações (boas ou ruins) a respeito de uma empresa na sociedade em uma velocidade altíssima com o advento da internet e dos sites de redes sociais. 5. Há muitos investidores que usam as empresas de forma descartável, exigindo a todo custo a sua lucratividade e livrando-se dela assim que essa sua lucratividade não for significativa. 6. A instabilidade cada vez mais notada em diversos países do mundo faz com que os investidores fiquem mais exigentes em relação ao retorno de seus investimentos. Exemplos desse desafio

16 Atividade Complementar 16 Busque exemplos de empresas que estão, ao menos, tentando conciliar metas de lucratividade com metas de responsabilidade social. Faça uma análise crítica de suas ações sob o aspecto da ética.


Carregar ppt "1 POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira Ética Profissional em Administração Aula - 27/09/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google