A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Meio ambiente- Aula 15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Meio ambiente- Aula 15."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Meio ambiente- Aula 15

2 O conhecimento biológico nunca é completo quando o organismo é estudado isoladamente. Ernest Haeckel (1866)

3 Ecologia O termo eco deriva do grego oikos que significa lugar onde se vive, casa, ambiente, e logos é estudo, ciência, tratado. Ecologia seria o estudo dos seres vivos em sua casa, no seu ambiente, ou ainda, a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o meio ambiente.

4 Para a ciência ecológica, o meio ambiente é o conjunto de: condições físicas : luz, temperatura, pressão, etc, condições químicas : salinidade, oxigênio dissolvido, etc condições biológicas : relações com outros seres vivos que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e possibilidades. MEIO AMBIENTE

5 O meio ambiente está sempre mudando e evoluindo. O clima, os seres vivos e as próprias atividades humanas modificam o ambiente e são influenciadas por essas modificações, gerando novas alterações. MEIO AMBIENTE

6 Alguns seres vivos são incapazes de adquirir os recursos que necessitam e se extinguem. Outros desenvolvem constantemente melhores formas de adaptação aos problemas do ambiente mutante. Diz-se que estes evoluíram. MEIO AMBIENTE Cutina Gavinhas

7 O meio ambiente é seletivo na medida em que certas características dão aos seus possuidores certa vantagem na sobrevivência e procriação. Diz-se que os indivíduos melhor adaptados ao ambiente mutante foram selecionados, por meio da seleção natural. MEIO AMBIENTE Resistência a antibióticos ou a inseticidas

8 Seleção natural Darwin mostrou que a seleção natural tende a modificar as características dos indivíduos ao longo das gerações, podendo gerar o aparecimento de novas espécies.

9 A partir desta teoria, pode-se estudar sob o aspecto evolutivo, todo o parentesco entre os seres vivos da Terra, o que culminou em uma árvore genealógica da vida. Seleção natural

10 O que é o Desequilíbrio Ecológico O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.

11 Causas A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas. Desequilíbrio Ecológico

12 Exemplo e consequências cobras sapos insetos Extinção de espécies ratos residências

13 Habitat e nicho ecológico Quando estudamos as relações ecológicas entre as espécies biológicas, é comum, confundir ou mesmo associar o Habitat de uma determinada espécie ao Nicho Ecológico que a mesma ocupa. Portanto, o termo Habitat refere-se ao lugar que um organismo ocupa no ecossistema, e o nicho ecológico à descrição do seu modo de vida.

14 Através de uma analogia simples temos: O habitat representa o endereço de um organismo no ecossistema. O nicho ecológico corresponde ao papel que o organismo desempenha dentro desse ecossistema. Quando dizemos que o Tamanduá Bandeira é um animal típico do cerrado, referimos ao seu habitat, porém quando dizemos que essa espécie é grande predador de formigas, referimos ao nicho ecológico desse animal. Habitat e nicho ecológico

15 Níveis de organização GENES - CÉLULAS - TECIDO - ÓRGÃO - APARELHO - ORGANISMO - POPULAÇÃO - COMUNIDADE - ECOSSISTEMA - BIOSFERA

16

17 A ecologia estuda fundamentalmente os quatro últimos níveis desta sequência. 1) População: conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área; 2) Comunidade: conjunto de populações que interagem de forma organizada, vivendo numa mesma área; 3) Ecossistemas: conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte; 4) Biosfera: sistema que inclui todos os organismos vivos da Terra, interagindo com o ambiente físico, como um todo. Níveis de organização


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Meio ambiente- Aula 15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google