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A utilização de modelos na assimilação dos conceitos de ciências

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Apresentação em tema: "A utilização de modelos na assimilação dos conceitos de ciências"— Transcrição da apresentação:

1 A utilização de modelos na assimilação dos conceitos de ciências
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-12 A utilização de modelos na assimilação dos conceitos de ciências

2 Os modelos do ensino de Ciências
Aulas expositivas Ainda são muito frequentes no ensino fundamental. São pautadas na transmissão de informações Memorização do conteúdo, Apresenta listagem de termos e conceitos para serem decorados

3 O uso de modelos Modelos são as principais ferramentas usadas pelos cientistas para produzir conhecimento e um dos principais produtos da ciência. Gilbert & Boulter (1994) definem modelo como uma representação de uma ideia, um objeto, um evento, um processo ou um sistema; os modelos constituem uma parte fundamental das narrativas de educação em Ciências

4 simulações, entre outras.
Modelos Os modelos de ensino mais comuns são: analogias, desenhos, maquetes (concreto), esquemas, simulações, entre outras. Analogia - objeto analógico pode ser comparado com o objeto real A molécula de DNA é como uma dupla hélice, em que as bases nitrogenadas estão pareadas.”

5 Modelos Funcional: quando o objeto analógico pode ser comparado ao objeto real no seu funcionamento. “O xilema e o floema funcionam como as veias e as artérias, transportando os nutrientes por toda a planta.

6 Modelos Conceitual ou congelada: quando os termos já são utilizados há anos, não trazendo nenhuma surpresa ao leitor.

7 Modelos Antrópica: quando a frase transmite uma ideia de racionalidade, egocentrismo, atribuindo aos objetos ou fenômenos características dos seres humanos. Anticorpos=soldados

8 Modelos Zootrópica: quando a frase transmite uma ideia de morfologia ou comportamento, atribuindo aos animais. Exemplo: Na medula a substância cinzenta ocupa o centro do órgão, compondo uma figura semelhante a uma borboleta de asas abertas.

9 Modelos Fitotrópica: quando a frase transmite uma ideia de morfologia ou comportamento, atribuindo aos vegetais. Exemplo: O conjunto formado por brônquios e bronquíolos também é conhecido como árvore respiratória, pois se ramifica assim como os ramos de uma árvore.

10 Desenhos Quando elaboramos desenhos pictóricos, estamos acessando nossos modelos mentais por meio de seus análogos.

11 Maquetes A percepção dos espaços é tátil. O homem tem a necessidade de tocar nos objetos para melhor apreendê-los. A visão responde por 75% da percepção humana. Os outros 25% decorrem de outros estímulos sensoriais como o olfato, a memória e o tato.

12 Maquetes A maquete de estudo é uma espécie de croquis tridimensional que pode ser realizada rapidamente com materiais de ocasião como papelão, cola, arame, sabão em pedra entre outros.

13 Criação de modelos em sala de aula Material sugerido:bola de isopor (15 cm de diâmetro), tinta para tecido ou guache (cor bege ou pêssego), gel para cabelo, massa para modelar colorida, caneta hidrocor, palito de dente, tesoura, cola.

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