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Fundamentos Socioantropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: As desigualdades sociais e culturais na sociedade contemporânea e no Brasil
Conteúdo: - Desigualdades sociais

4 DESIGUALDADES SOCIAIS

5 Composição: Samuel Rosa E Chico Oh! Pacato Cidadão!
Skank Composição: Samuel Rosa E Chico Oh! Pacato Cidadão! Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não C’est fini la utopia Mas a guerra todo dia Dia a dia, não... E tracei a vida inteira Planos tão incríveis Tramo a luz do sol Apoiado em poesia E em tecnologia Agora à luz do sol... Pacato Cidadão! É o Pacato da Civilização É o Pacato da Civilização...

6 Qualquer coisa que se queira É o Pacato da Civilização...
Pra que tanta TV Tanto tempo pra perder Qualquer coisa que se queira Saber querer Tudo bem, dissipação De vez em quando é “bão” Misturar o brasileiro Aaaaai! Com alemão Pacato Cidadão! É o Pacato da Civilização... Oh! Pacato Cidadão! Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não C’est fini la utopia Mas a guerra todo dia

7 Qualquer coisa que se suje
Dia a dia, não... E tracei a vida inteira Planos tão incríveis Tramo a luz do sol Apoiado em poesia E em tecnologia Agora à luz do sol... Pra que tanta sujeira Nas ruas e nos rios Qualquer coisa que se suje Tem que limpar Se você não gosta dele Diga logo a verdade Sem perder a cabeça Sem perder a amizade...

8 É o Pacato da civilização É o Pacato da civilização...
Pacato Cidadão! É o Pacato da civilização É o Pacato da civilização... Oh! Pacato Cidadão! Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não C’est fini la utopia Mas a guerra todo dia Dia a dia, não... E tracei a vida inteira Planos tão incríveis Tramo a luz do sol Apoiado em poesia E em tecnologia Agora à luz do sol...

9 É o Pacato da Civilização É o Pacato da Civilização...(2x) É o Pacato
Consertar o rádio E o casamento é Corre a felicidade No asfalto cinzento Se abolir a escravidão Do caboclo brasileiro Numa mão educação Na outra dinheiro... Pacato Cidadão! É o Pacato da Civilização É o Pacato da Civilização...(2x) É o Pacato Da Civilização! Da Civilização!

10 “Mais uma vez os homens, desafi ados pela dramaticidade da
hora atual, se propõem a si mesmos como problema. Descobrem que pouco sabem de si, de seu “posto no cosmos”, e se inquietam por saber mais. Estará, aliás, no reconhecimento do seu pouco saber de si uma das razões desta procura. Ao se instalarem na quase, senão trágica descoberta do seu pouco saber de si, se fazem problema a eles mesmos. Indagam. Respondem, e suas respostas os levam a novas perguntas.” (Paulo Freire:1987)

11 Desigualdades sociais Humanização Práxis educacional
“O “medo da liberdade”, de que se fazem objeto os oprimidos, medo da liberdade que tanto pode conduzi-los a pretender ser opressores também, quanto pode mantê-los atados ao status de oprimidos, é outro aspecto que merece igualmente nossa refl exão.” (Freire: 1987)

12 O “pacato cidadão” da música do grupo Skank é esse homem oprimido de Freire, é esse sobre o qual a sociedade discrimina e converte no alienado social. E é para esse homem que nós educadores devemos trabalhar criticamente, retirando-o da acomodação social, deste mundo só deles, para a superação do reconhecimento do ato de libertar-se.

13 PCN Conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro
Valorizar as diversas culturas Reconhecer as qualidades da própria cultura Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação Repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais

14 Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças. Cabe ao Estado, através das Políticas Públicas, criar subsídios de combate às desigualdades sociais e culturais.

15 “Num mundo que tende cada vez mais à globalização no plano econômico, da qual é ainda desconhecido o conjunto de efeitos sociais, é importante perceber o incessante processo de reposição das diferenças e o ressurgimento de etnicidades. De um lado, esse processo ensina que o fato de as culturas viverem dinâmicas que resultam em sua modificação constante não quer dizer que o sentido da mudança seja único, e conduza fatalmente ao modelo de desenvolvimento dominante. De outro, apresenta com clareza a necessidade da construção de valores e novas práticas de relação social que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais, e a superação da relação de dominação e exclusão – ao mesmo tempo em que se constitui a solidariedade.” (PCN: 1997)

16 PARA REFLETIR ...


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