A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microeconomia Aula 8 MSc. Karine R. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microeconomia Aula 8 MSc. Karine R. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Microeconomia Aula 8 MSc. Karine R. de Souza

2 Custos de Produção: Custos a Curto Prazo
Custo Fixo Total (CFT): mantém-se fixa, quando a produção varia. Ex.: Aluguéis, depreciação, etc. Custo Variável Total (CVT): varia com a produção, ou seja, depende da quantidade produzida. Ex.: gastos c/ folha de pagamento, despesas com matérias-primas, etc. Custo Total (CT): soma do custo variável total com o custo fixo total.

3 CTMe = CVMe + CFMe Custos de Produção: Custos a Curto Prazo
Custo Fixo Médio (CFMe): Custo Variável Médio (CVMe): Custo Médio (CMe ou CTMe): CTMe = CVMe + CFMe

4 Custos de Produção: Custos a Curto Prazo
Como o custo total é a soma dos custos fixos e variáveis, a curva de custo total médio terá a forma de U Isto porque o custo fixo médio diminui e o custo variável médio aumenta à medida que aumenta a quantidade produzida Dois efeitos opostos: a distribuição do custo fixo e o efeito do aumento do custo variável OBS: Os custos marginais não são influenciados pelos custos fixos (invariáveis a curto prazo).

5 Custos de Produção ISEL ECONOMIA – Análise de custos 5

6 Custos de Produção: Custos a Curto Prazo
Custo Marginal: diferentemente dos custos médios, os custos marginais referem-se às variações de custo, quando se altera a produção, ou seja, é o custo de se produzir uma unidade extra de produto. OBS: Os custos marginais não são influenciados pelos custos fixos (invariáveis a curto prazo).

7 Exercicios O custo de produção é definido como sendo de curto prazo, quando: O período de produção é menor que um ano; Pelo menos um fator é fixo; Todos os fatores são variáveis Todos os fatores são limitados 2) Marque a opção correta: Varia com a produção, ou seja, depende da quantidade produzida. Custo de oportunidade Custo fixo Custo marginal Custo variável


Carregar ppt "Microeconomia Aula 8 MSc. Karine R. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google