A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA ROSSO CIN 5329 AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE ALEPH FLORIANÓPOLIS 2007

2 HISTÓRIA DO ALEPH A versão inicial do ALEPH foi desenvolvida há mais de 20 anos na Universidade Hebraica de Jerusalém – Israel, e se tornou o primeiro sistema de automação de bibliotecas no país. Desde então, o produto tem passado por várias gerações e continua a ser desenvolvido para ir de encontro às necessidades das bibliotecas, centros de informação e bibliotecários do mundo inteiro.

3 REPRESENTANTE OFICIAL NO BRASIL DETÉM OS DIREITOS AUTORAIS PARA COMERCIALIZAÇÃO Grupo Ex Libris é um pioneiro mundial na área de soluções de software para bibliotecas e centros de informação. O desenvolvimento do sistema ALEPH da empresa se iniciou em 1980, quando um grupo de bibliotecas, analistas de sistema e programadores aceitaram o desafio de criar um sistema automatizado de biblioteca que fosse eficiente, de fácil uso e multilíngue.

4 É compatível com os diversos padrões que garantem a inter- operacionalidade com outros sistemas: MARC 21, MAB, Z39.50, Dublin Core, SIP2, NCIP, TCP/IP, SQL, XML, HTML, EDIFACT parar EDI, EANCOM, ISO ILL, OpenURL e OAI-PMH.

5 Um conjunto completo de características permite que o cliente da biblioteca execute uma série de tarefas com a facilidade: Ver empréstimos atuais e renovar materiais, de acordo com políticas da circulação da biblioteca Solicitar materiais usando funções tais como reserva, entrega domiciliar de documentos e empréstimo entre bibliotecas Definir o idioma da interface e o formato de exibição dos registros Ver o histórico de empréstimos

6 Multilingüe e multi-escrita - A total compatibilidade com o padrão Unicode possibilita a entrada de dados multidirecional e em diversas escritas. Os usuários podem utilizar o sistema em seu idioma preferido, e as bibliotecas podem adicionar novas opções de idioma em suas interfaces.

7 Ferramentas de busca oferecem aos clientes da biblioteca uma variedade de opções de busca, desde formulários simplificados até formas avançadas de busca. Sua biblioteca pode optar por utilizar os índices fornecidos na instalação padrão do ALEPH 500, contudo o sistema fornece a liberdade para adicionar ou remover pontos de acesso na medida das necessidades de sua instituição.

8 Sobre a catalogação: Valida dados por registro, campos ou sub-campos; Suporta mudanças globais da base de dados por campo, sub- campo ou palavra específica; Relatórios listam registros que devem ser revisados quando erros de catalogação são detectados; Cria e mantém as ligações com os registros de autoridade de maneira automática; Gera relatórios para controlar a integração da base de autoridades com seus e de registros bibliográficos; Programas fazem cargas em lote de registros, usando critérios sofisticados para detectar duplicidades e realizar mesclagem de registros; Permite que bases de autoridades locais e remotas sejam pesquisadas dentro do Módulo de Catalogação.

9 Monitor do ALEPH Permite que as bibliotecas tenham um completo controle operacional e uma monitoração pró-ativa de todos os componentes do ALEPH 500. Garante uma fácil verificação da operação e da performance do sistema, além de auxiliar na sua manutenção preventiva. Caso um incidente seja previsto pelo monitor, alertas em tempo real (via ou SMS) são enviados para a equipe da biblioteca para que as medidas de prevenção/correção sejam tomadas de maneira rápida e eficiente pela biblioteca. Desenvolvido especialmente para não-especialistas em análise de sistemas, o Monitor do ALEPH permite que os administradores do sistema, mesmo sem experiência em tecnologia, analisem e resolvam os problemas encontrados no ALEPH 500, na base de dados Oracle ou no Sistema operacional.

10 Para entender melhor: Apresentar o site Mostrar site ULBRA Clientes no Brasil SC: Tribunal Regional Eleitoral


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google