A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

2 Propriedades Coligativas
São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido ao se adicionar um soluto não volátil. Quando comparamos, em análise química, um líquido puro e uma solução desse líquido como solvente, a presença de soluto provoca mudanças.

3 Propriedades Coligativas
As propriedades coligativas dependem unicamente do número de entidades dispersas de soluto e não da natureza do mesmo. NÃO DEPENDEM DA Natureza da molécula! Ex.: Massa molecular Geometria da molécula

4 Situações Cotidianas O uso de aditivos, como o etilenoglicol, à água do radiador de carros evita que ela entre em ebulição, no caso de um superaquecimento do motor.

5 Situações Cotidianas Nos países em que o inverno é rigoroso, esse mesmo aditivo tem o efeito de evitar o congelamento da água do radiador.

6 Situações Cotidianas Em países onde no inverno a neve é frequente, o cloreto de cálcio ou cloreto de sódio espalhados nas rodovias para abaixar o ponto de congelamento da água.

7 Situações Cotidianas Em verduras cruas com sal, as células perdem água mais rapidamente, murchando em pouco tempo.

8 Formação de icebergs a partir da água do mar, ocorre congelamento somente da água. Icebergs são constituídos de água pura. A água do mar permanece líquida mesmo abaixo de 0ºC. Situações Cotidianas

9 É comum o uso do gelo em mictórios masculinos de bares
É comum o uso do gelo em mictórios masculinos de bares. O gelo diminui a temperatura da urina e desta forma, reduz a volatilidade das substâncias que exalam cheiro desagradável, ou seja diminui a pressão de vapor. Situações Cotidianas

10 Se adiciona sal a uma mistura de água e gelo para gelar mais rápido certas bebidas.
Situações Cotidianas

11 Propriedades Coligativas
TONOSCOPIA - Diminui a pressão de vapor. EBULIOSCOPIA - Aumenta o ponto de ebulição. CRIOSCOPIA - Diminui o ponto de congelamento. OSMOSCOPIA - Aumenta a pressão osmótica.

12 PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR
Todos sabem que um franco aberto, a evaporação ocorre continuamente até o líquido desapareça. Nesse processo, as ligações intermoleculares se rompem e o líquido passa para o estado vapor.

13 Num sistema fechado: o líquido tende a evaporar e o vapor tende a se condensar até que atinjam um equilíbrio. Quando a Vevaporação = Vcondensação dizemos que a pressão exercida pelos vapores saturantes do líquido atingiram a Pressão Máxima de Vapor.

14 Pressão máxima de vapor (P): é a pressão exercida pelo vapor quando existe um equilíbrio entre as fases líquida e de vapor em uma dada temperatura. Líquidos diferentes, em uma dada temperatura, apresentam diferentes pressões máximas de vapor.

15

16 PRESSÃO DE VAPOR E TEMPERATURA DE EBULIÇÃO
* Um líquido entra em ebulição quando a sua pressão de vapor se iguala a pressão externa (atmosférica).

17 Resumindo Em locais de maior altitude Menor pressão atmosférica
Teremos uma maior pressão de vapor MENOR SERÁ O PONTO DE EBULIÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA

18 TONOSCOPIA Diminuição da pressão de vapor de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Líquido Puro tem uma pressão de vapor (P0). Líquido na solução tem pressão de vapor P2 (menor). Pela adição de um soluto essa pressão de vapor tende a diminuir.

19 TONOSCOPIA

20 Diminuição da Pressão de Vapor

21 Fatores que influenciam a Pressão Máxima de Vapor
Temperatura: A pressão de vapor aumenta como aumento da temperatura. Natureza do Soluto: Cada líquido apresenta uma pressão de vapor característica numa mesma temperatura.

22

23 Quanto maior o número de partículas → Menor a pressão de vapor

24 Quanto maior o número de partículas → Menor a pressão de vapor

25 Pressão de Vapor Pressão de vapor Tebulição volatilidade

26 Onde a pressão é menor 1atm, a evaporação é mais rápida.
Pressão de vapor de um líquido puro: cresce com o aumento da temperatura. Onde a pressão é menor 1atm, a evaporação é mais rápida. Se sobre a superfície do líquido não existe nenhuma pressão (vácuo), a evaporação ocorre de forma violenta e rápida. Onde a pressão é maior que 1atm, e evaporação é mais lenta. Quanto menor a pressão do vapor do líquido, maior o ponto de ebulição do mesmo. Quanto maior a pressão do vapor do liquido, menor o ponto de ebulição do mesmo.

27 EBULIOSCOPIA Elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Um líquido entra em ebulição (ferve) quando a pressão de vapor é igual pressão atmosférica.

28 Exemplo prático de EBULIOSCOPIA
A água do mar (mistura de água+Sal) ferve a uma temperatura maior que a água pura ebulição É como se as partículas do soluto "segurassem" as partículas do solvente, dificultando sua passagem ao estado gasoso.

29 No nível do mar Água ferve à 100 ºC
Pressão Atmosférica = 760 mmHg = 1 atm Água ferve à 100 ºC Onde a pressão for menor, a temperatura de ebulição será menor. Ex: [La Paz (Bolívia) 90ºc] Onde a pressão for maior que 1 atm, a temperatura de ebulição será maior. Ex: [panela de pressão 120 ºC]

30 CRIOSCOPIA Abaixamento do ponto de congelamento de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil. Com a adição de soluto, a pressão de vapor diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.

31 CRIOSCOPIA Exemplo prático de CRIOSCOPIA
A água do mar (mistura de água+Sal) CONGELA a uma temperatura MENOR que a água pura

32 CRIOSCOPIA x EBULIOSCOPIA

33 PONTO TRIPLO É uma temperatura e uma pressão nas quais as fases sólida, líquida e gasosa coexistem.

34

35 Em toda mudança de estado existe um equilíbrio entre as fases envolvidas. A diferentes pressões, essas mudanças de fases ocorrem em diferentes temperaturas. Os três estados físicos podem coexistir em equilíbrio, em certas condições de pressão e temperatura, chamado ponto triplo. Ponto triplo pressão 4,579mmHg e Temperatura 0,0098°C

36 Ponto Triplo A Figura ilustra o ponto triplo. Gelo (iceberg) coexistindo com o líquido no qual flutua, e com a fase gasosa (ar e vapor de água).

37 OSMOSCOPIA Fenômeno da disseminação espontânea entre um líquido em outro e vice-versa. A difusão de um líquido para outro através de membranas semipermeáveis recebe o nome de OSMOSE

38 Osmose A PRESSÃO DE VAPOR DA ÁGUA PURA (P0) É MAIOR QUE A DA ÁGUA NA SOLUÇÃO (P). A ÁGUA SE DESLOCA DE UMA REGIÃO MENOS CONCETRADA PARA UMA REGIÃO MAIS CONCENTRADA.

39 Osmose

40 Hemácias e Bacalhau

41 PRESSÃO OSMÓTICA A mínima pressão externa que deve ser aplicada à solução quando separada do seu solvente puro para impedir a osmose. Pressão osmótica depende da concentração da solução.

42 Equação de Van´t Hoff A equação da pressão osmótica é igual à equação dos gases perfeitos.

43 Osmose Reversa Ocorre quando se aplica uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo-se a tendência natural. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os íons dos sais nela dissolvidos. A pressão a ser aplicada equivale a uma pressão maior do que a pressão osmótica característica da solução.

44 Osmose Reversa

45 Dessalinizadores

46 BIBLIOGRAFIA SARDELLA, Antônio. QUÍMICA. Série Novo Ensino Médio. Edição compacta. Volume único. Ática. São Paulo – SP, 2003. Acesso em 13/06/09 acesso em 13/06/09.

47 Efeitos coligativos Parte quantitativa

48 LEI DE RAOULT A pressão de vapor de um líquido (p2) como solvente numa solução é igual ao produto da pressão de vapor desse líquido puro (p0) pela fração molar do solvente.

49 Depois de algumas Deduções de Fórmulas
Para soluções aquosas Kt = 0,018 EFEITO TONOSCÓPICO

50 LEI DE RAOULT (ebulioscopia)
A elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil, é diretamente proporcional à molalidade da solução. R = constante de gases T = temperatura em Kelvin Lv = calor latente de vaporização

51 LEI DE RAOULT (crioscopia)
O abaixamento da temperatura de congelação de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil, é diretamente proporcional à molalidade da solução. R = constante de gases T = temperatura absoluta de congelação do solvente puro Lv = calor latente de fusão do solvente puro


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google