A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUESTÃO DO LUGAR. Lugar- categoria de análise geográfica, discutido a partir de uma escala (local) Na escola positivista – descrições ligadas a localização,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUESTÃO DO LUGAR. Lugar- categoria de análise geográfica, discutido a partir de uma escala (local) Na escola positivista – descrições ligadas a localização,"— Transcrição da apresentação:

1 A QUESTÃO DO LUGAR

2 Lugar- categoria de análise geográfica, discutido a partir de uma escala (local) Na escola positivista – descrições ligadas a localização, particularidade, comunidades homogêneas culturalmente, análise a partir dessa escala e na maior parte das vezes sem articulação escalar.

3 Expansão da cidade de S. Paulo Fonte: AZEVEDO, Aroldo. São Paulo: da vila quinhentista à metrópole regional, Boletim Paulista de Geografia, n. 39, São Paulo: AGB, 1961.

4 Visão colonizadora- a descrição se faz sob a ótica do colonizador que tanto numa escola possibilista como determinista o fazem a partir de comparação entre sociedades e desenvolvimento técnico, criando hierarquias espaciais e generalizações.

5 Categoria posta em xeque frente na contemporaneidade frente: a aceleração, a fragmentação espacial, a supressão do espaço pelo tempo x supressão do tempo, a ideia de homem global.

6 Aceleração -

7 A fragmentação

8 Compressão Espaço-tempo Elemento dinamizador- avanço tecnológico atual Tendência- estudo de lugar visto como reacionarismo/nacionalismo

9 Compressão Espaço-tempo

10 Sob linhas materialistas atuais outro sentido de lugar que questiona as visões eurocentristas da noção de compressão espaçotempo

11 Contexto econômico, social, de gênero e histórico, de diferenciação espacial. R1I R1I

12 Enquanto outra possibilidade temos a ideia de lugar como compreendido a partir da teia de relações, de encontros, que exigem a compreensão das relações escalares (FGTS).

13 Produção /reprodução do capital Papel da ciência Técnica Cultura Lugar : identidade única???

14 Lugar e não Lugar(Augé)

15 Identidade processual- contextualizada- Importância do indivíduo- classe Produção/reprodução do espaço 0 0

16 Guerra de Lugares??? Privilégio do enfoque Implicações /03/ rio-grande-do-sul-quer-ser- socio-de-montadora-de-caminhoes-da- china.shtml /03/ rio-grande-do-sul-quer-ser- socio-de-montadora-de-caminhoes-da- china.shtml Papel Estado

17

18

19

20

21

22


Carregar ppt "A QUESTÃO DO LUGAR. Lugar- categoria de análise geográfica, discutido a partir de uma escala (local) Na escola positivista – descrições ligadas a localização,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google