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A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.

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1 A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando a necessidade de aplicação dos conhecimentos nas empresas – problemas reais e atuais – contexto nacional e regional A aulas terão uma dinâmica que incentiva a participação Aulas expositivas intercaladas com atividades (exercícios, filmes, etc.) Bibliografia básica: BALLOU, R.H. (1992). Logística Empresarial: Transportes – Administração de Materiais – Distribuição Física. São Paulo, Editora Atlas. FLEURY, P.F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. F. org. (2000). Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. São Paulo, Coleção COPPEAD, Editora Atlas. Bibliografia complementar: NOVAES, A.G. (2001). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro, Editora Campus.

2 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA
O que é Logística? ATIVIDADE EM GRUPO 1 Em grupos de 3 alunos escrever uma definição breve (até 5 linhas) para Logística Em seguida, as definições serão compartilhadas para chegarmos a uma definição comum da classe DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA Missão Definição Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor Produto certo, no local certo, no momento adequado e ao preço justo Novaes (2001)

3 A logística controla o fluxo e armazenagem de produtos ao longo da cadeia de suprimentos
Relação entre Cadeia de Suprimentos Típica e Áreas da Logística Empresarial Fornecedores de Matéria-prima Indústria Principal Varejistas Consumidor Final Fabricantes de Componentes Atacadistas e Distribuidores Logística de Suprimentos Apoio à Manufatura Logística de Distribuição

4 A logística procura responder as questões relativas à otimização do fluxo e armazenamento de produtos Exemplo de Cadeia de Suprimentos Linha Branca e Varejo .com Fornecedor de Matéria-prima Química Fabricante de Componentes Eletrônicos Varejo .com Informações Fabricante de Componentes Plásticos Indústria Eletro-eletrônica (Linha Branca) Centro de Distribuição Consumidor Final Exemplo de Questões da Logística Que tipo de veículos utilizar? Como monitorar o deslocamento dos veículos? Qual a melhor alternativa de transporte (prazo x custo)? Como integrar diferentes modais de transporte? Como selecionar o melhor prestador de serviços para o transporte? Quais componentes devem ser estocados? Qual o nível de estoque necessário? Que embalagem utilizar para otimizar o transporte? Qual a melhor localização do CD? Qual o dimensionamento adequado? Qual a melhor configuração interna? Que ferramentas utilizar para automação? Que tipo de veículos utilizar? Quantos veículos são necessários? Qual a melhor rota para entrega? Qual o prazo para entrega? Esse prazo atende ao nível de serviço esperado? Componentes do Sistema Logístico Transporte Estoque Armazenagem Pedidos / Transporte

5 A área de logística concentra grandes desafios e oportunidades de trabalho.
Os custos logísticos representam, na média, 19% dos custos de uma empresa industrial típica (Fleury et al 2000) Estima-se que os custos com atividades logísticas correspondem a 17% do PIB brasileiro – somente os custos de transporte correspondem a 10% do PIB Brasileiro (Fleury et al, 2000) A matriz de transportes no Brasil é extremamente dependente do modal rodoviário – 61% da carga transportada em ton/km – em outros países o modal rodoviário não ultrapassa 30% A produtividade de portos e ferrovias ainda é muito baixa em relação a benchmarks internacionais O desenvolvimento da área logística é recente no Brasil Pressões competitivas, a ampliação do comércio internacional e o desenvolvimento de novos canais via Internet exigem novas soluções logísticas Margem 8% Custos Logísticos 19% Custos de marketing 20% Custo de produção 53% ATUALMENTE FALTAM PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA IMPLEMENTAR NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS NA ÁREA


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