Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Eva Alterado mais de 10 anos atrás
1
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Email: teresa.vazao@tagus.ist.utl.pt Tel: 214233242
2
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos ???? Sumário Módulo IV: Gestão de Níveis de Serviço Operação estruturada dos sistemas em rede Níveis de serviço e gestão de níveis de serviço Gestão de novos serviços O modelo de referência do TM-Forum
3
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Problema fundamental
4
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Problema fundamental Ciclo de vida Gestão empresarial Operação
5
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Gestão de Redes, funções e processos Rede Negócio Serviço Rede Elementos de rede Processos Funções Áreas de dados
6
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Gestão de redes, funções e processos Network Planning Development Network provisioning Network Inventory Management Network Maintenance & Restoration Network Data Management Network Planning / Engineering Provisioning Alarm Surveillance Trouble Adm. Containment & Recovery Performance Analysis RAS Assurance Instalation Status & Control Testing Fault Correction Security Adm Performance Manag. Ctrl Usage Measurement Fault Localization Detection Performance Monitoring Planning Policy & Rules Topologies Network Configuration Usage Physical Inventory Problems Measurement & Performance Processos Funções Área de Dados Perf. Quality Assurance
7
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio FunçõesFunções: Desenvolvimento e implementação de procedimentos Estabelecimento de acordos com os fornecedores Desenvolvimento de novas redes, novas arquitecturas Determinação das capacidades da rede baseada na sua tecnologia e arquitectura Planeamento de alteração de capacidades Emissão de ordens para os fornecedores Planeamento a configuração lógica e física da rede Informação geradaInformação gerada Definição de regras de compra, instalação e manutenção Definição de objectivos de desempenho, configurações e restrições/requisitos de encaminhamento Planeamento da capacidade da rede Planeamento da configuração lógica da rede Definição de planos de desenvolvimento Processo: Network Planning/ Development
8
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Network Planning Development Network provisioning Network Inventory Management Network Maintenance & Restoration Network Data Management Network Planning / Engineering Provisioning Alarm Surveillance Trouble Adm. Containment & Recovery Performance Analysis RAS Assurance Installation State & Control Testing Fault Correction Security Adm Performance Manag. Ctrl Usage Measurement Fault Localization Detection Performance Monitoring Planning Policy & Rules Topologies Network Configuration Usage Physical Inventory Problems Measurement & Performance Processos Funções Área de Dados Processo: Network Planning/ Development Perf. Quality Assurance Status & Control
9
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Planning/ Development Network Planning Development
10
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Planning/ Development Desenvolver e implementar procedimentos Definir acordos com os fornecedores Desenvolver novas redes e arquitecturas Planear a capacidade da rede Planear a alteração da capacidade da rede Emitir ordens para os fornecedores Planear a configuração lógica da rede Network Planning & Development Service Configuration Net. Data Mngmt Serv. Plann & Develop. Net. Provisioning Net. Mainten. & Restoration Net. Inventory Mngmt Fornecedor Net. Data Mngmt Net. Inventory Mngmt Net. Mainten. & Restoration Net. Provisioning Service Configuration Serv. Plann & Develop. Pedido de adição de capacidade Ordem de adição de capacidade Pedido de novos serviços Planeamento de Capacidades Pedido de cap. Pedido de cap. c/ ordem de execução Nova tecnologia de rede Ordem de compra Objectivos de desempenho Ordem de trabalho Regras de policiamento e manutenção Requisitos de configuração
11
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Provisioning FunçõesFunções: Reconfiguração da rede Administração de redes lógicas Atribuição de identificadores Teste operacional da rede Informação geradaInformação gerada Instalação da configuração lógica da rede Definição dos identificadores de rede e dos serviços suportados
12
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Provisioning Network Planning Development Network provisioning Network Inventory Management Network Maintenance & Restoration Network Data Management Network Planning / Engineering Provisioning Alarm Surveillance Trouble Adm. Containment & Recovery Performance Analysis RAS Assurance Installation State & Control Testing Fault Correction Security Adm Performance Manag. Ctrl Usage Measurement Fault Localization Detection Performance Monitoring Planning Policy & Rules Topologies Network Configuration Usage Physical Inventory Problems Measurement & Performance Processos Funções Área de Dados Perf. Quality Assurance Status & Control Installation
13
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Provisioning Network Provisioning
14
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Provisioning Re-configuração da rede Administração da topologia lógica da rede Gestão das ligações Teste operacional da rede Network Provisioning Service Configuration Net. Planning & Develop. Net. Mainten. & Restoration Net. Inventory Mngmt Element Mngmt Net. Data Mngmt Net. Data Mngmt Net. Planning & Develop. Service Configuration Pedido de fornecimento de novo serviço Configuração de rede OK Pedido de conf. Notificação de alt. Confirm. comando Resultado de teste Início/fim utiliz. Comando config. Comando de teste Ordem de trabalho Inicio/fim de monitorização Pedido de cap. Element Mngmt Pedido de cap. c/ ordem de execução
15
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Inventory Management FunçõesFunções: Instalação e administração de redes físicas Execução de acções na rede Gestão de reparações Gestão de inventário (consistente com a rede actual) Informação geradaInformação gerada Informação sobre a rede física Manutenção de horários Informação de inventário Informação de reparação
16
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Network Planning Development Network provisioning Network Inventory Management Network Maintenance & Restoration Network Data Management Network Planning / Engineering Provisioning Alarm Surveillance Trouble Adm. Containment & Recovery Performance Analysis RAS Assurance State & Control Testing Fault Correction Security Adm Performance Manag. Ctrl Usage Measurement Fault Localization Detection Performance Monitoring Planning Policy & Rules Topologies Network Configuration Usage Physical Inventory Problems Measurement & Performance Processos Funções Área de Dados Processo: Network Inventory Management Status & Control Perf. Quality Assurance Installation
17
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Inventory Instalar e administrar a rede física Realizar acções sobre a rede física Gerir o processo de reparações Manter o inventário consistente com a rede Network Inventory Service Configuration Net. Mainten. & Restoration Net. Planning & Develop. Net. Provisioing Fornecedor Net. Data Mngmt Net. Planning & Develop. Net. Provisioing Net. Mainten. & Restoration Pedido de adição /alteração ou terminação de serviço OT: Inicio, fim, cancelar OT Notificação de alteração Notificação, ordem de subst. Início/fim de monitorização Pedido de cap. OT completa Capacidade de Rede disponível Horario de manutenção / Pronto ou completo Element Mngmt Fornecedor Reparação disponível Teste e calibração Problemas de eq. / Falhas
18
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Maintenance & Restoration FunçõesFunções: Análise de problemas Manutenção de recuperação da qualidade da rede Manutenção dum histórico sobre os problemas da rede e de desempenho Informação geradaInformação gerada Histórico sobre os problemas da rede e de desempenho e sobre os teste realizados
19
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Network Planning Development Network provisioning Network Inventory Management Network Maintenance & Restoration Network Data Management Network Planning / Engineering Provisioning Alarm Surveillance Trouble Adm. Containment & Recovery Performance Analysis RAS Assurance State & Control Testing Fault Correction Security Adm Performance Manag. Ctrl Usage Measurement Fault Localization Detection Performance Monitoring Planning Policy & Rules Topologies Network Configuration Usage Physical Inventory Problems Measurement & Performance Processos Funções Área de Dados Processo: Network Maintenance & Restoration Status & Control Perf. Quality Assurance Installation
20
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Maintenance & Restoration Análise e teste de problemas Manutenção e recuperação da qualidade de rede Manutenção de histórico sobre os problemas da rede e de desempenho Network Maintenance & Restoration Service Problem Res. Net. Planning & Develop. Net. Data Mngmt Net. Inventory Mngmt Element Mngmt Net. Inventory Mngmt Net. Provisioning Net. Planning & Develop. Customer QoS Mngmt Serv. Quality Mngmt SLAs afectados / problemas Notificação de resolução Manutenção planeada Problema de serviço Pedido de teste Tendências de problemas Degradação de desempenho Notificação de falta/evento Pedido de re-conf. Pedido de cap. Service Problem Res. Horario de manutenção / Pronto ou completo Regras de policiamento e manutenção OT: Inicio, fim, cancelar
21
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Data Management FunçõesFunções: Colecção, correlação e formatação de dados e eventos Determinação dos parâmetros de desempenho em termos de capacidade, utilização e tráfego Fornecimento de indicadores de degradação de desempenho Implementação de funções de controlo de tráfego Informação geradaInformação gerada Dados de desempenho e utilização Histórico de desempenho e análise de tráfego
22
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Network Planning Development Network provisioning Network Inventory Management Network Maintenance & Restoration Network Data Management Network Planning / Engineering Provisioning Alarm Surveillance Trouble Adm. Containment & Recovery Performance Analysis RAS Assurance Installation State & Control Testing Fault Correction Security Adm Performance Manag. Ctrl Usage Measurement Fault Localization Detection Performance Monitoring Planning Policy & Rules Topologies Network Configuration Usage Physical Inventory Problems Measurement & Performance Processos Funções Área de Dados Processo: Network Data Management Status & Control Perf. Quality Assurance
23
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Processo: Network Data Management Análise e teste de problemas Manutenção e recuperação da qualidade de rede Manutenção de histórico sobre os problemas da rede e de desempenho Network Maintenance & Restoration Rating & Discount. Net. Planning & Develop. Net. Provisioning Net. Inventory Mngmt Element Mngmt Net. Provisioning Net. Planning & Develop. Net. Mainten. & Restoration Customer QoS Mngmt Serv. Quality Mngmt Informação de utilização Dados de desempenho e de configuração Problema de serviço Pedido de teste Tendências de desempenho/ Utilização da rede Dados de desempenho Pedido de cap.. Serv. Quality Mngmt Inicio/fim de monitorização Alterações de rede Inicio/fim de monitorização Degradação de desempenho Objectivos de desempenho
24
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Análise do modelo Fornecedor do serviçoFornecedor do serviço: Minimização do impacto da introdução de novas tecnologias Redução dos custos dos componentes que são dependentes da tecnologia, uma vez que os fabricantes sugerir inovações Desenvolvimento de aplicações genéricas nos níveis mais elevados Solução de gestão mais estruturada e flexível Fornecedor de soluções/produtosFornecedor de soluções/produtos Aumento do valor dos produtos através do aumento das funcionalidades oferecidas Aumento da eficiência da integração de soluções/produtos de diferentes fabricantes
25
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Ciclo de vida de Costumer Care Sales Ordering Problem Mngmt Performance Reporting Invoicing/ Collections Service Change Termination
26
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Ciclo de vida de serviço Service Identification & Definition Service Logistics & Deployment Service Operation & Monitoring Service evolution/ Withdrawal Service Planning & Develop.
27
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio Ciclo de vida de gestão de rede Net. Planning & Develop. Net. Provisioning Network Inventory Mngmt Net. Restoration & Maintenance Network Data Management
28
TMV - 2003 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Ferramentas de Gestão e processos de negócio A visão global – a interacção dos ciclos de vida Service Config. Problem Resol. Service Quality Mngmt Pre-service Service request In service Service withdrawal Rating Discount Sales Problem Handling Perform. Reporting Invoice/ Collections Network Planning & Develop. Network Provisioning Network Inventory Network Maintenance & Restoration Network Data Mngmt Ordering
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.