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Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:

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1 Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:

2 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos ???? Sumário Módulo III: Ferramentas de Gestão Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão Outros sistemas de gestão Sistemas de Gestão de Organizações Sistemas de Gestão de Problemas Sistemas de Gestão de Documentação Gestão de Rede e Gestão de Sistemas

3 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Plataformas de Gestão

4 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Negócio Serviço Sistemas de Gestão de Organizações Classificação das Ferramentas de Gestão Rede Elementos de rede

5 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistemas de Gestão de Problemas

6 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas Estrutura do Sistema de Gestão de Problemas (SGP) Base de Dados de Problemas Entrada Saída Acção Processamento Filtragem Diagnóstico Base de Dados de Conheci- mento Notificação de Problema Informação do Problema TTS Sistema Inteligente Acção a realizar Fluxo de Trabalho Filtragem e correlação Notificações Problemas (BD) Estatísticas Avaliação de QoS Causa da falta Reposição de serviço

7 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas Estrutura de Informação de Problema Data Tipo de acção Resultado... Data Tipo de acção Resultado... Causa da falha Falha reparada Identificador Estado Dados do Utilizador Dados dos componentes e serviço Data de ocorrência ou de registo Dados da falta Dados da organização Informação de Problema Data Responsável Explicação... Data Responsável Explicação... Lista de Responsabilidades Lista de Acções

8 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas Integração no ambiente de operação Sistema de Gestão de Problemas Correlação de Eventos Plataforma de Gestão de Rede Plataforma de Gestão de Sistema Administração de Informação Outros directórios (Ex: X.500) Rede e Sistema de Documentação …. Cliente Inteligente Servidor Inteligente Help-Desk Ferramentas de Gestão Utilizador Operador

9 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas - ITU-T X.790 Relatos de Problemas (RPs) Acompa- nhamento Criação Como se acompanha ? REs(estado do problema) Actualização do RP por alteração de estado Histórico de RPs Gestão Como se repara ? Identificar contactos Escalonar RPs Alterar a execução (suspender/reactivar) Pedir info.novos RPs Controlar tempo Estatística Porque se cria? Falha Resolução de RPs Manutenção Quem detecta ? Agente (Aplicação) Gestor (Aplicação) Pessoal (Fornecedor) Resolução Fecho Como se finaliza ? Gestor detecta resolução Fecha / não fecha o RP Fecho de RP: histórico Quem acompanha ? Fornecedor

10 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas-ITU Actividade de Reparação Actividade de Reparação Contacto Definição de Formato de RP com problemas Contacto Função de Relato de Eventos RP de Fornecedor de Serviço Actividade de Reparação Actividade de Reparação Log Histórico de Problema Histórico de Problema Formato de RP M-Get RP de Telecomunicação Informação de Gestão de Problema M-Get Controlo de Gestão de Problema M-Get / M-Set M-Create / M-Delete Pessoal de Contacto M-Get Informação de Actividade de Reparação M-Get Pessoal de Contacto M-Get Informação de Actividade de Reparação M-Get Recolha de Histórico de RP M-GET M-Event-Report Notificações de Histórico de Problema

11 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas - TM-Forum Relatos de Problemas (RPs) Acompa- nhamento Criação Como se acompanha ? Informação ao Cliente Actualização do RP por alteração de estado Histórico de RPs Gestão Como se gere ? Escalonar RPs - Forn/Cli Alterar a execução-Forn. Pedir info.novos RPs Pedir tempo - Cli Autorizar reparações-Cli Porque se cria? Falha Resolução de RPs Manutenção Quem detecta ? Cliente Fornecedor Resolução Fecho Como se finaliza ? Cliente pede fecho Fornecedor resolução Fecha / não fecha o RP - Cli Fecho de RP: histórico NMF-501 NMF-601 Quem acompanha ? Cliente

12 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas-TM-Forum Modelo de objectos Nota: SGPC - Sistema de Gestão de Problemas de Cliente (Customer Trouble Ticketing) SGPC-Cliente SGPC-Fornecedor Contas Serviço Níveis de Serviço Contratados RP de Telecomunicações (RPT) RP de Fornecedor de Serviço (RTF) RP m:n 1:k 1:x 1:y 1:x Classes e RelaçõesInterfaces RPT de Cliente Invocação: SGPC-Cliente Operação: SGPC-Fornecedor Acção: Criação/acompanhamento de um RPT. Notificação de RPT: Invocação: SGPC-Fornecedor Operação: SGPC-Cliente Acção: Informação ao Cliente sobre eventos relativos a RPTs. Notificação de RPF: Invocação: SGPC-Fornecedor Operação: SGPC-Cliente Acção: Informação ao Cliente sobre eventos relativos a RPFs

13 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Problemas-TM-Forum Modelo dinâmico Nota: AVA - Alteração do Valor do Atributo Cria RP Notifica criação Recebe estado de RP Get/Mod atributos de RP Pede criação de RP Retorna ID de RP Pede estado de RP Retorna estado de RP Query/Mod RP Retorna atributos de RP Notifica AVA Notifica modificação Modifica atributo(s) Notifica AVA Not. Actualiza. estado Modifica estado atr(s). Verifica Modifica atributo(s) Notifica fecho Notifica apaga Criação Acompa- nhamento Gestão Resolução/ Fecho SGPC-Cliente SGPC-Fornecedor RPT

14 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Documentação

15 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Documentação Conceitos fundamentais Objectivo: Suportar a administração, armazenamento e visualização de informação que descreve a infraestrutura de um Sistema Distribuído, com significado a longo prazo. Requisitos: Disponibilidade permanente da informação actualizada Flexibilidade nas transferências de Informação de Gestão. Consistência de dados Independência do Modelo de Dados. Características: Armazenamento em diferentes formas, distribuído e redundante. Acesso por interfaces normalizadas. Actualização automática Gestão de Workflows Bases de Dados, Sistemas de CAD Informação sobre… Sistemas e componentes Sistemas de cablagem e ligações Inventário Procedimentos Estrutura da organização Aspectos geográficos Directórios Aspectos relacionados com a Gestão de Serviço

16 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Documentação Exemplo Nome Dispositivo … Localização 1 ª Pessoa Contacto 2 ª Pessoa Contacto ID Instituto Referência Workflow Responsável Comentário Estado dispositivo Nível abstracção Nome Porto Físico Nome Interno Porto... ID Componente ID Linha ID Instituto Nome Instituto Responsável Pessoa Contacto Nome Area ID Edifício Morada Contacto ID Pessoa Nome Lista Telefones ID Porto Lógico Nome Dispositivo Nome Porto Físico Protocolo Endereço ID Sala Area localização Sala Nº Telefone/Fax ID Segmento Interface ID Componente ID Segmento Porto físico …. 1:M 1:1 1:n n:1 1:n 1:k 1:1 1:m n:1 n:m Segmento de Interface Porto Físico Porto Lógico Tabela de Area Tabela de Salas Tabela de InstitutosTabela de Pessoas Componentes

17 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Documentação Introdução dos Sistemas de Gestão de Documentação Condições organizacionais Definição de responsáveis Definição de procedimentos de introdução e de alteração de informação. Definição de documentação obrigatória sobre alterações de configuração Incorporação da documentação na Gestão do WorkFlow Integração com Bases de Dados Utilização de BD já existente alteração para o Sistema de Documentação. Consistência na sobreposição das BDs gestão de dados replicados Produtos com soluções para transferência automática de dados com outros sistemas.

18 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Sistema de Gestão de Documentação Conclusões Gestão Integrada Uma só ferramenta ou ferramentas que pareçam uma só Satisfação dos requisitos dos diferentes Operadores Gestão de Aplicações Modelo de Gestão de Aplicações Aberto: ex: Tivoli Interfaces normalizadas: ex: Enterprise JavaBeans Arquitecturas Gateways entre Arquitecturas de Gestão Modelo de Informação Integrado: ex: CIM Meios de Integração Gestão de Organizações Gestão de Problemas / Gestão Documentação Gestão de Problemas Integração de Alarmes, Eventos e Reclamações de Clientes Gestão de Eventos Diversidade de conteúdos e formato Gestão de Documentação Integração no Modelo de Dados

19 TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos Resumo Sistemas de Gestão de Organizações Gestão de Aplicações Integração de Arquitecturas Gestão de Eventos Sistemas de Gestão de Problemas Estrutura do Sistema de Gestão de Problema Estrutura do Problema Integração no ambiente de operação Sistemas de Gestão de Documentação Conceitos fundamentais Exemplo Introdução numa estrutura organizativa Conclusões


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