A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Região Norte possui 15.023.331 habitantes, 7% da população total do país. Sua densidade demográfica é a mais baixa entre todas as regiões geográficas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Região Norte possui 15.023.331 habitantes, 7% da população total do país. Sua densidade demográfica é a mais baixa entre todas as regiões geográficas,"— Transcrição da apresentação:

1 A Região Norte possui habitantes, 7% da população total do país. Sua densidade demográfica é a mais baixa entre todas as regiões geográficas, com 3,77 habitantes por km2. A maior parte da população da região Norte (57,8%) é urbana, sendo Manaus, capital do estado do Amazonas, sua maior metrópole.

2 Sua área está localizada entre o maciço das Guianas ao norte, o planalto Central ao sul, a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico a noroeste. De clima equatorial, é banhada pelos grandes rios das bacias Amazônica e do Tocantins. Seu relevo tem três patamares de altitude - igapós, várzeas e baixos platôs ou terra firme - definidos pelo volume de água dos rios, em função das chuvas.

3 A Região Norte possui habitantes, 7% da população total do país. Sua densidade demográfica é a mais baixa entre todas as regiões geográficas, com 3,77 habitantes por km2. A maior parte da população da região Norte (57,8%) é urbana, sendo Manaus, capital do estado do Amazonas, sua maior metrópole.

4 A economia da região Norte baseia-se no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeiras e castanha-do-pará; no extrativismo mineral de ouro, diamantes, cassiterita e estanho; e na exploração de minérios em grande escala, principalmente o ferro na serra dos Carajás, estado do Pará, e o manganês na serra do Navio, estado do Amapá

5 A Região Norte possui habitantes, 7% da população total do país. Sua densidade demográfica é a mais baixa entre todas as regiões geográficas, com 3,77 habitantes por km2. A maior parte da população da região Norte (57,8%) é urbana, sendo Manaus, capital do estado do Amazonas, sua maior metrópole.

6

7

8 MASSACRE DE EL DORADO DOS CARAJÁS 16ANOS DE IMPUNIDADE E VERGONHA

9 8 de abril de Um dos massacres mais marcantes da história do Brasil aconteceu há 15 anos em Eldorado dos Carajás, no Pará. O saldo da operação da polícia levou à morte 19 trabalhadores rurais sem-terra, deixou outros 69 mutilados e uma centena de feridos. Para isso foram envolvidos 155 policiais militares armados. Em marcha para Belém, no dia do Massacre os sem-terra bloqueavam a Rodovia PA-150 para forçar a desapropriação da área da fazenda Macaxeira, de 35 mil hectares ocupada por 1500 família havia 11 dias.

10 O coronel Mário Collares Pantoja, mandou os policiais para o local a fim de conter a ação do MST e o dia 17 de abril de 1996 acabou entrando para a história como uma das ações policiais mais violentas. Dois meses após o massacre, uma ação coletiva teve início na Justiça. Esse processo é considerado o maior da história criminal brasileira em número de réus, no total são 155 policiais. Em 2002, saiu a decisão da Justiça: dos 155 acusados, 142 foram absolvidos, 11 acabaram sendo retirados do processo e apenas dois condenados. Os condenados, depois de conturbados julgamentos foram o coronel Pantoja, que pegou 228 anos de prisão, e o major José Maria Pereira de Oliveira, que foi condenado à 158. Ambos aguardam julgamento de recurso em liberdade. São 15 anos de impunidade.

11

12 UFA, UMAS IMAGENS PARA AMENIZAR

13

14

15

16 USINA BELO MONTE O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte surgiu há mais de trinta anos, ainda no período de ditadura militar. O projeto foi engavetado em 1989, sob pressões de grupos indígenas liderados pelo cacique Raoni e o cantor Sting, ex-vocalista da banda The Police. A hidrelétrica de Belo Monte possuirá uma capacidade para abastecer mais de 26 milhões de habitantes, desalojando mais de 20 mil pessoas. Estima-se que a hidrelétrica de Belo Monte produzirá MW de energia em épocas de cheias, que compreendem a quatro meses ao ano, e MW nas épocas de baixa. A obra gerará sérias consequências: - Inundação constante dos igarapés de Altamira, no lugar da inundação sazonal; - Redução da vazão da água e bloqueio do transporte fluvial até o Rio Bacajá; - Remanejamento de famílias locais; - Alteração do regime do rio relacionado aos meios bióticos e socioeconômicos.projeto

17

18

19


Carregar ppt "A Região Norte possui 15.023.331 habitantes, 7% da população total do país. Sua densidade demográfica é a mais baixa entre todas as regiões geográficas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google