A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA."— Transcrição da apresentação:

1 REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA

2 Área total: 577.214 km² Densidade demográfica (2000): 43,46 hab/km² Maiores cidades (Habitantes/2009): Curitiba (1.851.215); Porto Alegre (1.436.123); Londrina-PR (510.707); Joinville- SC (497.331); Caxias do Sul-RS (410.166); Florianópolis (408.161); Pelotas-RS (345.181); Maringá-PR (335.511); Foz do Iguaçu-PR (325.137); Canoas-RS (332.056); Ponta Grossa-PR (314.681); Blumenau-SC (299.416)

3 RELEVO HIDROGRAFIA

4 VEGETAÇÃO CLIMAS

5 ECONOMIA Situada na fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, principais parceiros do Brasil no continente, a Região Sul vê sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial - o 2° do país, após a Região Sudeste. Tal fato acontece a partir da 2ª metade dos anos 90, com oferta de incentivos fiscais a empresas estrangeiras. Os resultados mais significativos são observados nas regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para onde se dirigem montadoras de veículos, que modificam o perfil econômico desses estados. Eles recebem diversas indústrias ligadas ao setor de autopeças e novas vagas no mercado de trabalho são abertas. A região possui ainda grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipú, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai - a maior do continente e uma das três maiores do mundo.

6 A mecanização da agricultura e também da agroindústria, favorecem a expulsão de famílias do campo para a cidade. A consequência desse êxodo rural é a formação de bolsões de miséria nas principais cidades da região. A agropecuária continua a desempenhar importante papel na economia da região. O uso de técnicas modernas, propicia boa produtividade às culturas de trigo, milho, arroz, feijão e tabaco, e os estados do Sul são os maiores produtores no país de soja, mel, alho, maçã e cebola. A vegetação rasteira típica da região contribui para a criação de rebanhos bovinos, principalmente nos pampas gaúchos. A criação de aves e suínos também é significativa, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná - onde também é expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho. Algumas das maiores indústrias brasileiras de alimentos estão nessa região. Há também a produção do melhor vinho brasileiro e importantes indústrias de malhas e roupas, além de Santa Catarina abrigar um grande número de hotéis e pousadas.

7 INDICADORES Os três estados do sul - além do Distrito Federal -, são quem reúnem os melhores indicadores nacionais em educação, saúde e qualidade de vida (nesse último item, inclui-se também o estado de São Paulo). Apesar dos três estados estarem entre os dez maiores arrecadadores de impostos do país, recebem menos verbas federais que os estados do Nordeste - mais carentes. Na tentativa de equilibrar as contas, catarinenses e paranaenses lançam mão de programas de privatização de companhias de energia, água e bancos estaduais.

8

9


Carregar ppt "REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google